Belos e saudáveis


Imaginem a cena.
Um dia destes vêm-se ao espelho e ficam em choque. Afinal aqueles 2 ou 3 kilinhos que ganharam no Inverno, são muito mais que isso,transformaram-se num 'pneu' horrível, numa barriga proeminente ou num rabo parecido com um pudim flan.
Entram em pânico e inscrevem-se no primeiro ginásio que encontram dispostos a recuperar a beleza perdida.
Óptimo,é uma legítima aspiração, todos merecem ser lindos altos e espadaúdos além de as mulheres agradecerem (acho eu).
Mas, o calor está aí e as praias convidativas e tudo leva o seu tempo e agora como é que eu faço isto rapidamente?
Entretanto vão ouvindo aqui e ali que há umas vitaminas, mais umas coisas espectaculares que fazem efeito rapidamente e tal.
É quanto basta para.
De entre as largas centenas de 'complementos' fantásticos e de fácil (embora ilegal) acesso realço um grupo de faz parte da cultura de grande parte dos ginásios, quer na área estética quer competitiva - os esteróides anabolizantes.
Estes, são androgénios sintéticos que aumentam a sintese de proteínas e consequentemente a massa muscular, a força e o rendimento.
O uso de esteróides com esta finalidade,não tem fundamento clínico e está associado a efeitos secundários fisicos e psiquiátricos graves. São eles o risco de doença coronária, hipertensão arterial, neoplasia hepática, alterações hormonais com atrofia testicular, impotência, quadros psicóticos, agressividade ou depressão por abstinência.Entre outros.
E falo deste assunto porque em vários estudos efectuados, quando se perguntava como tinham tido conhecimento destes complementos, as pessoas se referiam frequentemente a amigos, colegas, monitores ou conhecidos do ginásio.
O culto do corpo fez proliferar uma verdadeira indústria sendo homens e mulheres alvo de grande campanha, que nada tem a ver com a essência da actividade física e a sua relação com uma vida saudável. Bonitos sim, mas saudáveis.


Comentários

Hipatia disse…
Eu admito, pronto: antes quero o gajo com um pneu do que com "doença coronária, hipertensão arterial, neoplasia hepática, alterações hormonais com atrofia testicular, impotência, quadros psicóticos, agressividade ou depressão por abstinência."

eheheh
Cristina disse…
lol hipátia
melhor mesmo era saudável e sem pneus
Piotr Kropotkine disse…
vócezes mulheres são mesmo paradoxais....
Piotr Kropotkine disse…
um gajo saudável e sem pneus.... pá.... demandais o impossível... quer dizer.... se não o conceito de saude não incluir nenhuma função cerebral talvez seja possível....

um gajo saudável por definição tem pneu!
Piotr Kropotkine disse…
a maior vitória das mulheres foi por os gajos todos paranoicos com o body... a pós modernidade teve destas coisas

da unhaca (artefacto essencial do homem moderno... com consequências na higiene auricular e no olfacto....) para o home pós moderno e derridiano mais abichanado e androgeno (o Giorgio Armani delira...) cheio de embalagens de cremes de dia a consultar o rosto de seis em seis minutos à procura de pontos negros
Cristina disse…
ó piotr, finalmente! agora abichanado!então havia de ser um exclusivo dos homens por as mulheres paranóicas com o corpo?
pois eu gosto de homens vaidosos sim senhoras,e bem cuidados e tudo e tudo.nós tb temos direito ou não?
Piotr Kropotkine disse…
mas quem sou eu para interferir nos direitos de vendetta das mulheres e na sua firme liderança do Processo Revolucionário Em Curso de Transformação dos Homes em Objectos Decorativos e Acéfalus....
Cristina disse…
decorativos sim, quanto mais melhor mas acéfalos porquê?ora esta...voltamos ao de sempre beleza e neuronios funcionantes são incompativeis??? :(((
Cristina disse…
mário
acho os ginásios muito úteis,mas a campanha que se faz para o uso de toda a espécie de banha da cobra é incrível.há muito menino a usar esteróides como rebuçados, é uma pena. e os resultados tb os vejo uns anos depois.
um beijo
Cristina disse…
eu acredito!(como aquele anuncio)
Piotr Kropotkine disse…
ó Riquita eu acho tudo possível. Podemos somar tudo. Mas também acho que neste mundo prenhe de Adonis há de facto um trade off com o Prometeu e sobra sempre demasiado espaço para o Narciso....
Piotr Kropotkine disse…
Por outro lado como frequentador irregular e indisciplinado dessa coisa dos ginásios... naqueles momentos de male bounding....as conversas dão para inferir que uma cross section importante daquela população faz exercício físico por razões mais estéticas do que de equilíbrio e de saude e que de facto estão dispostos a dar cabo do corpo e da caximónia pra terem um corpo semelhante ao dos modelos da Hugo Boss...

mas a cretinice não é uma característica saliente daquela população ...pelo contrário possui uma distribuição normal por todo o lado....
Anónimo disse…
Que sorte que tenho....
LOL

Sou magrita, saudável, esbelta, linda, mulher, etc e tal...

LOL, foi demais esta auto-estima, não foi?
DESCULPEM!!!!

Agora já o meu mais que tudo, completa-me:
Gordito, entre o saudável e o 'toma cuidado', não-esbelto, bonito (giro, lindo, engraçado), homem, etc e tal...

Desculpa Riquita, hoje passei-me.

Lol!!! ;)
Cristina disse…
piotr kro
eu não tenho mesmo nada contra o narcisismo, os homens portugueses ainda têm muito caminho pela frente não sei se já reparaste no que circula por aí, mas a coisa ainda não está equilibrada.
se me permites a provocação, em relação aos casados,principalmente, a filosofia ainda vai muito pelo pra-quem-é-bacalhau-basta, que é uma coisa que me irrita.(ai o que eu vou levar!)

também gosto dessa dos modelos Hugo Boss :))),desde que sem quimioterapias:)

é pá e vê lá se escreves de uma maneira mais acessível,que eu não tenho dicionários que cheguem..arreeee!
(riquita, a fugir..)
Cristina disse…
piort s/ kro
é isso mesmo, o melhor exercicio do mundo, o mais barato e acessível- ANDAR.
se toda a gente andasse pelo menos uma hora por dia, era o suficiente para se manter em forma
beijos
Cristina disse…
guevara
vieste para me fazer inveja tá visto! eu que faço dieta pr'aí há 20 anos, lol.
mas é isso, é importante nunca dar largas ao apetite (quando não se pode claro!), porque voltar para trás é muito mais dificil
passaste-te muito bem
um beijo
Piotr Kropotkine disse…
eheheheeh....

pá o bacalhau vai bem com batatinhas, ovo, grão, uns legumes ajudam, azeite de Moura, alho picado com salsa e um fio de azeite com poejos ou mesmo beldroegas, um tinto de Portalegre, um docinho com metade do açucar tradicional, rematando com um conhaque e um cohiba ou partagas....

uma bela caminhada a discutir a limitação do positivismo verificacionista

isto sim é que é saude...
Cristina disse…
tinto de portalegre, doce e cohibas? isso é que é conversa!
(porra, pela boca morre o peixe)
Piotr Kropotkine disse…
pois é... prazer que partilho de vez em quando com amigos que também exercem a meritória activade da sôtôra e que se esquecem do colesterol das doenças coronárias e do risco e de outras minudências na altura do repsato em regime de tertúlia...

Mensagens populares