Bombeiros, esses heróis.
O Presidente da República, Jorge Sampaio, apelou no domingo às entidades patronais para que facilitem a dispensa dos trabalhadores que são bombeiros para combater o «terrível flagelo» dos fogos florestais. »(Expresso online).
Um apelo compreensível atendendo ao que se tem passado este Verão.
Obviamente, todos os recursos têm que estar disponíveis, mas há um problema de que não se tem falado, o Estado continua a usar bombeiros que são na sua maioria voluntários para apagar fogos, ou seja, sem encargos! Quem é que paga a estes homens? O patrão. Imaginemos empresas pequenas do centro do país, com vários bombeiros a trabalhar.
Como é possível manter esta situação?
Não deveria o Estado profissionalizar os bombeiros, evitando esta instabilidade e pedidos de dispensa, usando o voluntariado só em casos extremos e assumindo todos os encargos (usando o mesmo sistema da baixa)? É que assim continuam a ser os cidadãos a pagar este indispensável e nobre serviço.
Comentários
Concordo com a criação de um corpo solido e eficaz de bombeiros floerestrais, mas também concordaria com a utilização do exercito na ajuda ao combate ás chamas, mas isso ja é assunto para outro post.
Obrigado pela visita. Gostei do que li e vi e voltarei certamente, beijo;
Os bombeiros deste país desgovernado merecem o nosso elogio. São bravos homens que enfrentam as labaredas e protegem o que não é seu, enquanto os dirigentes vão dar tiros ou tirar fotografias!!!e mandando umas Smss, calculo!!!
Na estatística de fogos não há quem nos bata! A cauda da Europa está a arder!!É triste.Dão cabo de tudo!!!
gentlemen
obrigada por por vir até cá :)
às vezes a vontade só não chega. é preciso formação adequada e actualizada, organização e capacidade de actuação com meios adequados. e isso, consegue-se com profissionalismo.
é significativo verificar-mos que quase todos os bombeiros mortos, o foram por 'acidentes'no decorrer de operações. os incendios por circunscrever: será porque é inevitável, ou algo está a falhar??
compreende-se que um ou outro sejam mesmo difíceis, mas tantos??
dá que pensar!
um abraço
ainda bem que gostaste, estava com receio, mas fica à vontade para fazer outro quadro se preferires outras perguntas (mais sérias ou mais malucas)lol.
adivinhas, certamente a grande maioria não sei:))
Quando é que compramos Canadairs em vez de submarinos?
Bjs da Matilde
o pior é que todos têm feito o mesmo, ou seja "apagar fogos", e mal!
beijos
Pronto, já desabafei.
Beijinho revoltado ~:o)
;)
efe