os dez livros que mudaram o mundo






Dez livros que mudaram o mundo
A Câmara Municipal de Oeiras na biblioteca central do município, realizou durante um ano dez conferências, cada uma dedicada a um livro que tenha mudado o mundo. Saíu há pouco tempo este 'livro sobre livros' e que supostamente fala de (correspondendo às conferências):

Stephen Hawking - Breve História do Tempo
Sigmund Freud - A Interpretação dos Sonhos
Karl Marx e Friedrich Engels - Manifesto do Partido Comunista
Homero - Odisseia
Bíblia
Alcorão
Platão - A República
Adam Smith - A Riqueza das Nações
Charles Darwin - A Origem das Espécies
António Damásio - O Erro de Descartes

Aí estão 10 conferências a que eu gostava de ter assistido!
Mas pior que tudo isto é que, desgraça das desgraças, miséria das misérias não li nenhum deles.

Vou-me consolar com a Victória Beckam que assume que 'nunca leu um livro na vida'!
Comparando, levo grande vantagem....só nisso claro....snif....snif....

Comentários

Indivíduo disse…
Riquita, se te consola também não li na sua totalidade nenhum dos 10 livros, se bem que a lista é discutível...

Em relação a Vitória Beckam, é caso para dizer que ler livros compensa, olhem para o exemplo dela, não leu nenhum livro,e casou-se com um asno(Davis Beckam) que nem uns cabelos sabe governar uanto mais uam vida e uma fortuna, quando tiver filhos, será esse o exemplo a dar para os estimular a leitura de anais e compêndios;
Cristina disse…
norm
3-0
se tivesse paciência leria a odisseia, a biblia, o alcorão e o erro de decartes. mas não tenho:(
no entanto adoraria, mais que lê-los, ouvir falar sobre o que motivou os seua autores, a sua importância no contexto em que foram escritos e as repercussões que tiveram na sociedade! espero que as sessões tenham sido boas :)
Cristina disse…
gentleman
não sou tão radical!
a qualidade de vida não é universal, é uma questão de prioridades e de opções. como sabes aquilo que para uns é fundamental, para outros não tem interesse nenhum. para mim e para ti, ter mais cultura seria uma mais valia mas para eles provavelmente não é e vivem bem com isso, provavelmente melhor que nós (isto é que nos lixa).

eu, entendo que cada um deve fazer o possível por ter na vida aquilo que o possa fazer mais feliz, seja o que for, desde que não interfira com a felicidade dos outros :)
beijos
Unknown disse…
nao tenho pachorra nem para a biblia nem para op alcorão, mas ji li grande parte da biblia (convém saber donde nasceu toda a estrutura social que conhecemos);

a interpretação dos sonhos é uma chacha, o gajo tinha mamado cocaína suficiente para matar um cavalo quando pensou no livro..

o manifesto do partido comunista foi lido quando tinha a mania que era um puto irreverente ler li, mas não pesquei nada (mas tinha a mania que sabia!!)

a odisseia foi o meu mano que me obrigou a ler...tá tudo dito.

breve história do tempo foi aviada em inglês, se em português já e dificil...ficas-se a saber que universo é finito na sua infinitez... quando chegouteoria das cordas e das supercordas, morri cerebralmente.

o erro de descartes faz-me ficar sem saber se devo acreditar em deus se devo nega-lo... somos assim tão biológicos?? ou não??

os outros esperam, parados numa estante duma biblioteca publica qualquer, que não os tenho em casa.
Cristina disse…
silvana
não sei se mereço essa apreciação, mas muito obrigada (ó pra mim toda vaidosa...)
Cristina disse…
bandinho
a biblia e o alcorão sempre me despertaram curiosidade, mas nunca tive coragem.
os outros, foram seguramente importantes quando foram escritos, era isso que eu gostava de ouvir (ou eventualmente ler).
beijos
Al disse…
pois é, a vida é assim. Uns gostam de ler, outros não. Onde é que está a razão? Provavelmente naqueles que são mais felizes, de uma ou outra maneira. Eu gosto de ler (muito), mas tenho amigos que não. Conheço mesmo quem faça questão de se alhear a tudo. E daí?
Cristina disse…
al
pois, o importante é cada um estar bem com o que faz com a sua vida...
um abraço
Anónimo disse…
Mas ler nunca fez mal a ninguém, antes pelo contrário... olha se eu não lesse a contracapa! :)
Anónimo disse…
Ok, mais à séria, não os li todos, para minha pena, mas talvez ainda vá a tempo. São realmente livros muito importantes, mas é sempre complicado escolher 10 (ou 20, ou 30...). Mas é muito útil, para de vez em quando nos lembrar o que nos falta fazer.
Uma pessoa que nunca leu um livro na vida até pode ser feliz... mas não sabe o que perdeu, logo poderia ser mais feliz se tivesse lido qualquer coisa. É, creio, uma questão de qualidade de vida. Ouvir Mozart, por exempo, enriquece-nos. Mas não nos dá dinheiro, aí é que está o problema... e sempre requer mais tempo e atenção que ouvir as músicas do José Malhoa (também por exemplo). Claro que cada um sabe de si e da sua felicidade, mas não é justo que muitas pessoas não tenham acesso a alguns dos seus mais belos caminhos.
Cristina disse…
allien
sabes, eu nessas coisas tenho sempre muitas dúvidas...
à luz da nossa civilização, há coisas que são mais ou menos consensuais como estas, quem conhece é mais feliz, mas quem conhece o quê? a qualidade é universal, mas o gosto e a prioridade são pessoais...
claro que só podemos escolher em consciência se conhecermos tudo, mas e depois se não podemos ter o que escolhemos?
ah, é muito complicado e haveria muito que dizer e discutir sobre este assunto, mas basicamente o que quero dizer é que nunca me escandalizaram as opções de ninguém para sua satisfação pessoal.
eu,gostaria de ler muito mais, de viajar muito mais, de conhecer tudo, mas também é verdade que momentos como este me podem saber por isso tudo!!
beijos
nana disse…
A lista qapresentada é a base do intelecto ocidental( com um piscar de olho ao Oriente,ao incluir o Alcorão.. Ainda que não seja consensual, ou completa.
Falta Camões
Pessoa, Vergílio Ferreira, Sarmago
Falta Vinicius e Drummond
Shakespeare, Gil Vicente
Rousseau, Exupéry
Joyce
e outros "mágicos de palavras",
Poetas, em prosa ou verso
Mais do que a lista de livros que mudaram o mundo, prefiro a lista dos livros que mudaram o meu!
(Assim tipo Gray para ti, não?)!
he!he!
Treinar o raciocício, perceber as correntes ideológicas, filosóficas e científicas é um objecto primário da educação.
Mas como viveriamos se não tivessemos Poesia e Ficção.
"Pelo sonho é que vamos" dizia Sebastião da Gama
O mundo é demasiado feio, please, ensinem (Nos) a sonhar, e viajar para nenhures, essa bela terra a que alguns chamam com mais pompa Neverland...
Sabes a história do homem com fome à beira de um rio? Não lhe deves dar peixe, mas ensiná-lo a pescar.
Com a Literatura vamos um passo adiante: são as palavras que nos convencem de que daremos conta do recado!, que dão à alma vontade de aprender.A pescar ou outra coisa qualquer!!!
chuac
Anónimo disse…
Riquita,
São interessantes,estas escolhas,mas só li Freud,Homero (parcialmente),Platão e Damásio,'andando' o Alcorão lá por casa a aguardar boa-vontade!
Quando à tal senhora que nunca leu um livro,e à semelhança do que dizia o gentleman,quero acreditar que o seu comentário é pu
ramente irónico!
(Aqui entre nós,que é que se fará com um tipo que gosta de senhoras que nunca leram livros??É assustador...)
Bom dia a todos
Cristina disse…
nana
boa! e diz-me, leste com gosto ou seja entusiasmaram-te ou foi mais naquela base de tenho-que -chegar-ao-fim-disto?
(só para saber se me atrevo...loool)

quanto à menina, compensações não lhe devem faltar para essa falha.
e o menino....achas que ele sabe que existem livros? :)
Caracolinha disse…
Só te posso falar dos dois que li e que vivamente te aconselho ... A interpretação dos Sonhos do Freud e Erro de descartes do Damásio .... em relação aos outros faço minhas as palavras da grande Alcina Lameiras ... não negue à partida uma ciência que desconhece ... eh eh eh eh

Beijonho Livreiro ~:o)
Caracolinha disse…
Só te posso falar dos dois que li e que vivamente te aconselho ... A interpretação dos Sonhos do Freud e Erro de descartes do Damásio .... em relação aos outros faço minhas as palavras da grande Alcina Lameiras ... não negue à partida uma ciência que desconhece ... eh eh eh eh

Beijonho Livreiro ~:o)
Anónimo disse…
Nana,
Este comentário adicional vai para ti: emocionalmente, estou inteiramente de acordo contigo. Mas creio que a ideia era listar livros que tivessem tido importância ideológica, e por isso também política, ou científica, com reflexos mais ou menos directos e essenciais na mutação das sociedades. Se é assim, não vejo bem o que está lá a fazer a Odisseia, nem a Breve História do Tempo, nem (por agora) o Erro de Descartes. Mas então e A teoria da Relatividade de Einstein? O Capital, de Karl Marx? A teoria da Renda, de David Ricardo? As obras de Montesquieu, Voltaire e, sobretudo, Rousseau (que também referiste)? Kant? Hegel? Nietzsche? Lenine? Isto para não falar da Arte de bem cavalgar toda a sela, do Senhor Rei Dom Duarte:) (interlúdio pretensamente divertido).
Tudo isto é um bocado subjectivo. Para mim, tanto os citados, como os que incluí, como, noutro plano bem mais próximo de nós, todos os que indicaste. E mais os Cem anos de solidão, em representação da literatura latino-americana. E o Jorge Amado, e o Cortázar, e o Neruda, que diabo! E o Llosa, os espanhóis Vasquez Montalbán, Cela, Lorca, Alberti, Celaya, Rosalia de Castro, António Machado... E Allen Gisnberg, Edgar Poe, Lautréamont, Rimbaud, Baudelaire, Whitman, Dostoyevski, Pushkin, e tantos, tantos, felizmente. Todos, e muitos outros, de uma maneira ou outra nos tocam, nos mudam, nos ensinam. Por isso é que me custam tanto a engolir as Victorias Beckham deste mundo...
Anónimo disse…
Best regards from NY! » » »
Anónimo disse…
Keep up the good work » »
Anónimo disse…
o que eu estava procurando, obrigado

Mensagens populares