«Num discurso realizado na semana passada, Fidel Castro disse que muitas das mazelas do país são culpa do que descreveu de 'novos ricos' de Cuba, principalmente intermediários e donos de restaurante que se valeram das pequenas aberturas que o Estado permitiu na economia.»
Eles parecem ser o alvo de outra medida anunciada, um surpreendente aumento de até três vezes para grandes consumidores de eletricidade.
Ver artigo aqui

Quando em 1997 estive em Cuba, houve várias coisas que me impressionaram. Uma delas, foi a perseguição obcessiva a qualquer forma de iniciativa privada que podesse representar algum poder económico e consequente acesso a outras formas de influência. Qualquer negócio por mais insignificante que fosse era obrigatoriamene controlado, tributado e, obviamente,desincentivado pelo governo. Mas, apesar de todos os esforços,parece que alguns conseguiram atingir o estatuto, segundo Fidel, de "novos ricos", seja isso o que for, num país como Cuba. O Presidente, "vem agora lançar uma campanha contra os que complementam o orçamento por meios ilícitos".

Estas medidas, são acompanhadas de um significativo aumento de salário (em 23 anos) dos funcionários públicos.
Muito bem, Fidel nunca foi distraído.

Comentários

Caracolinha disse…
Fidel, sempre igual a sí próprio ... eh pá, cada vez que me falam dele só me lembro daquela topada que ele deu quando ia a descer do palanque depois de mais um discurso de 40 horas ... e do terno que se seguiu à topada e dele ter ficado esparramado !!!!

Eh pá, de chorar a rir ...

Eu, pelo que já sabes em relação aos aviões, nunca lá fui ... mas esteve lá um amigo meu que aundo me regressou me contou exactamente tudo aquilo que tu tão bem descreves ...

Beijoquinha Cubana :)
wind disse…
Este homem é um possesso. Pelo que me contaram o povo até gosta dele. beijos
Ulisses Martins disse…
Já não falta muito, para que as vontades divinas, libertem a ilha do ditador. Resta saber, se depois, será o povo o seu dono, ou se o seu futuro não será bem esse.
Squeezy disse…
O Fidel é uma pessoa que me intriga. Isto pk apesar de tudo o que a comunicação social e os EUA dizem dele, o povo gosta dele. E ele mantem-se lá na poltrona.

Mas numa coisa eu o admiro, ao menos ele tem "big balls" para fazer frente á América
Cristina disse…
caracolinha
é um´país que vale a pena conhecer enquanto o Fidel estiver no poder..

há coisas que só vendo:(

beijocas
Cristina disse…
wind

não sei se o povo gosta, todos aqueles com quem falei, nenhum gostava . sentei-me varias vezes nos jardins a conversar com os velhotes e também com malta nova.

idolatram o CHE GUEVARA , mas o Fidel...não!


beijocas
Cristina disse…
ummartins

não tenho a certeza de que melhore muuuito, é capaz de ficar um com a mesma filosofia...
mas tens razão, não pode ser para sempre aquele regime:(

beijinhos
Cristina disse…
squeezy

o povo está cada vez mais farto dele...ou pelo menos em 94, não encontrei ninguem que gostasse da forma como gere o país. é demais, nem sei como é que eles aguentam, sinceramente:(

beijocas
Anónimo disse…
Será que a culpa é só do Fidel?
Será que tem sido fácil governar Cuba contra tudo o que sabemos?
O Che, se fosse vivo, estaria com o Fidel Castro?
O Che é idolatrado porque morreu novo, enquanto o Fidel ficou a aguentar o barco?
Que tal ouvir o "outro lado" :
http://www.unb.br/ceam/nescuba/textos.html
Já agora: os cubanos que eu conheci e conheço gostam do Fidel. Parece que o mesmo não acontece, sistematicamente, com aqueles que contactam com os turistas. Porque será?
Cristina disse…
Alien

não deve ser fácil não....mas há coisas que não têm desculpa em circunstância nenhuma!! a falta de liberdade, a proibição de saír de saír do país, a proibição de acesso a informação do exterior (internet e antenas parabólicas), a proibição de coisas tão simples como vender refrescos, ou artesanato aos turistas...é que se arranjares alguma fonte de rendimento tornas-te uma ameaça perigosa!!!:(
a proibição do acesso dos cubanos às praias em que estão os turistas

isso tem a ver com o bloqueio americano alien???

os cubanos com quem falei, prguntavam-me muitas vezes se era comunista...quando dizia que não, respondiam-me que se fosse, fazia bem ir viver 6 mases em cuba como cubana e nao como turista, para saber o que era ...

e uma grande parte da informação vem de lá e dos que estão cá saídos com os estratagemas mais mirabolantes...há necessidade???
sabes que alguns, me disseram que ficaram admiradíssimos por o Mundo fora de Cuba não ser a selva violenta e cruel que as televisões descrevem lá, estavam à espera de no minimo serem roubados, violados, esfaqueados, logo no primeiro dia...há necessidade destas mentirolas???

ai, alien, mesmo com todos os condicionamentos aquele povo podia viver melhor...não me esqueço das expressões de desilusão e resignação, de quem está condenado ao inferno e não tem como fugir :(

beijo
Anónimo disse…
Eu diria que o mundo "fora de Cuba" é a selva violenta e cruel que as televisões mostram CÁ... não que Cuba seja um paraíso: basta ler os artigos que se encontram no URL que indiquei para ver o que pensam os "de lá". Mas pensam-no com lucidez e capacidade de análise e autocrítica minimamente sérias e historicamente justificadas, não na base do fait-divers e da "comparação" do que é, por natureza, incomparável.
O que eu quero dizer é que, ao remetermos todos os defeitos para Cuba ou Fidel, estamos no fundo a assumirmo-nos, e às sociedades em que estamos inseridos, como os "bons exemplos". Pois não somos, não. Somos uns tristes exemplos do que não deve ser uma sociedade solidária e justa. Cuba também não é? Pois não, e daí? Será que o Fidel vai pagar a factura por todos nós, e pelos que, de facto, governam um mundo cada vez mais cheio de assimetrias e injustiças, quando as condições são, por ironia, cada vez maiores para que o contrário ocorresse?
Será agora mais importante apontar o dedo ao Fidel e esquecer os que nos andam a tramar a nós? Não será isso mesmo que eles querem? "Tantas perguntas, tantas respostas." :)
Cristina disse…
Alien, alien....

estamos a falar de Cuba...não do Mundo cá fora :)os nossos erros não justificam os deles..

ainda não li os artigos, fui lá e vi um sobre a gravidez na adolescencia:(, como me lembrei do que me contava um colega cubano sobre a forma como lidam com esse assunto, não me apeteceu...

apesar de tudo, o nosso mundo violento tem uma coisa maravilhosa, é que quando não estás bem...podes mudar-te!! parece palermice, mas é uma diferença fundamental, na minha opinião:)

quando nos encontrarmos, conto-te alguns pormenores interessantes, ou melhor arrepiantes sobre os diagnósticos clínicos/políticos..

beijos
Pêndulo disse…
Que tem Cuba para oferecer e expoortar além do turismo ?
Olhemos em volta, Haiti ou República Dominicana dos ressorts vedados para turista estrangeiro. São todos ricos ? Todos felizes e exultantes ?
Não desculpemos a ditadura mas pensemos um pouco.
E essa admiração por tantos anos de Fidel é cómica vinda de um povo que teve uma ditadura durante 48 anos e acenava com bandeirinhas à passagem do sr. Presidente do Conselho , como se dizia na altura.
Cristina disse…
P

quem é que tem tanta admiração por tantos anos de Fidel??

e queres pensar em.....?

:)
Pêndulo disse…
Riquita said...

squeezy

o povo está cada vez mais farto dele...ou pelo menos em 94, não encontrei ninguem que gostasse da forma como gere o país. é demais, nem sei como é que eles aguentam, sinceramente:(
Cristina disse…
P
definitivamente, não estamos na mesma onda...

boas, até amanhã:)
Anónimo disse…
best regards, nice info » » »

Mensagens populares