O Analista de Bagé

Certas cidades não conseguem se livrar da reputação injusta que, por alguma razão, possuem. Algumas das pessoas mais sensíveis e menos grossas que eu conheço vêm de Bagé, assim como algumas das menos afetadas são de Pelotas. Mas não adianta. Estas histórias do psicanalista de Bagé são provavelmente apócrifas (como diria o próprio analista de Bagé, histório apócrifa é mentira bem-educada), mas, pensando bem, ele não poderia vir de outro lugar. Pues, diz que o divã no consultório do analista de Bagé é forrado com um pelego. Ele recebe os pacientes de bombacha e pé no chão.
- Buenas. Vá entrando e se abanque, índio velho.
- O senhor quer que eu deite logo no divã?
- Bom, se o amigo quiser dançar uma marca antes, esteja a gosto. Mas eu prefiro ver o vivente estendido e charlando que nem china da fronteira, pra não perder tempo nem dinheiro.
- Certo, certo. Eu...
- Aceita um mate?
- Um quê? Ah, não. Obrigado.
- Pos desembucha.
- Antes, eu queria saber. O senhor é freudiano?
- Sou e sustento. Mais ortodoxo que reclame de xarope.
- Certo. Bem. Acho que o meu problema é com minha mãe.
- Outro...
- Outro?
- Complexo de Édipo. Da mais que pereba em moleque.
- E o senhor acha...
- Eu acho uma pouca vergonha.
- Mas...
- Vai te metê na zona e deixa a velha em paz, tchê!

Contam que outra vez um casal pediu para consultar, juntos, o analista de Bagé. Ele, a princípio, não achou muito ortodoxo.
- Quem gosta de aglomeramento é mosca em bicheira...
Mas acabou concordando.
- Se abanquem, se abanquem no más. Mas que parelha buenacha, tchê. Qual é o causo?
- Bem – disse o homem – é que nós tivemos um desentendimento...
- Mas tu também é um bagual. Tu não sabe que em mulher e cavalo novo não se mete a espora?
- Eu não meti a espora. Não é, meu bem?
- Não fala comigo!
- Mas essa aí tá mais nervosa que gato em dia de faxina.
- Ela tem um problema de carência afetiva...
- Eu não sou de muita frescura. Lá de onde eu venho, carência afetiva é falta de homem.
- Nós estamos justamente atravessando uma crise de relacionamento porque ela tem procurado experiências extraconjugais e...
- Epa. Opa. Quer dizer que a negra velha é que nem luva de maquinista? Tão folgada que qualquer um bota a mão?
- Nós somos pessoas modernas. Ela está tentando encontrar o verdadeiro eu, entende?
- Ela tá procurando o verdadeiro tu nos outros?
- O verdadeiro eu, não. O verdadeiro eu dela.
- Mas isto tá ficando mais enrolado que lingüiça de venda. Te deita no pelego.
- Eu?
- Ela! Tu espera na salinha.

Luis Fernando Verissimo

Comentários

Anónimo disse…
Genial,amiga!
B.
Cristina disse…
Luci
também achei, ri-me às gargalhadas :)))))

beijos
Vagabundo disse…
eheheheh... tá digno!!!!

E grande Lady que por aqui canta!!!!

BFS
Bj Vagabundo
wind disse…
Adoro Veríssimo e este texto está delicioso:) bjs
armando s. sousa disse…
Não sei muito bem como cheguei aqui, mas há muitos coisas que gosto, logo por esta senhora que está a cantar, o original Janis Joplin, apesar da Bette Midler ter desempenhado o papel excepcionalmente bem no filme "the rose".
Mais abaixo o Bob Dylan também é muito do meu interesse. Acabei de ler Crónicas-volume I da sua autoria e ele explica quando lhe veio há ideia de utilizar o nome Bob Dylan. Deveras interessante estas crónicas do senhor Zimmerman.
Um abraço voltarei.
José Pires F. disse…
Excelentes histórias, este homem tem um espírito fantástico.
Cristina disse…
Vagabundo

musica boa e texto com humor...

fica bem numa sexta à noite, né??

beijinhos, BFDS
Cristina disse…
wind

beijocas, bom fim de semana :)))
José Pires F. disse…
Ehehe!
Já vi que hoje estão em casa.
Cristina disse…
Armando
como chegaste é irrelevante, é bom que tenhas vindo e que tenhas gostado:)

eu gosto imenso desta versão da Bette Midler, muito pelo filme também , que adorei;)

beijinhos volta mais vezes:)
Cristina disse…
Piresf

estou quase sempre, no outro dia também, mas tu és impaciente homem:)))

beijinhos, Boa noite!
José Pires F. disse…
Impaciente? Eu? Meia-hora à espera.
José Pires F. disse…
Brincadeira, não ligues.
José Pires F. disse…
Este texto está de facto excelente, a linguagem utilizada é de morrer a rir.
Cristina disse…
Piresf

tás boooom???

é pá, deu-me um ataque de riso quando li isto que não imaginas...daqueles de não parar..

não me canso de mostrar textos dele :)))

uma das qualidades que mais admiro em alguem, é o sentido de humor, resolve tanta coisa...:))
José Pires F. disse…
Sem dúvida alguma, talvez por isso em todos os inquéritos feitos a mulheres, todas elas invariavelmente, colocam como qualidade essencial num homem o sentido de humor.
José Pires F. disse…
Uma história destas merece uma outra também de nível, esta é do Rui Barbosa, se não conheceres lê que te vais divertir, enquanto isso aproveito para me despedir.
Até amanhã.

A história é assim:

Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar a casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar os seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:

- Oh, bicéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.

E o ladrão, confuso, pergunta:
- Doutor, eu levo ou deixo os patos?
Cristina disse…
Piresf

então e os homens??? não valorizam tanto??

looool, que anadota....

isto, um gajo com estudos é outra coisa:)))

beijocas
Caracolinha disse…
Mulher !!!!

eu ia indo atrás do riso quando li esta pérola ... realmente, quando se sabe fazer uma abordagem com humor inteligente pode brincar-se até com uma coisa tão séria como a psicanálise ... mas olha que, a brincar, a brincar, o analista de Bagé diz aqui umas quantas verdades... adorei esta «... é que nem luva de maquinista? Tão folgada que qualquer um bota a mão...» .... xiça, esta não lembra nem ao menino jesus !!!!

E tu, claro, ao teu melhor estilo, sempre a brindares-nos com estas pérolas !!!!

Gosto deste Verissimo, gosto ;)

Beijoquinha psicanalítica :))
Cristina disse…
caracolinha

loooooool, é o que eu dizia, o humor permite tudo...
e este homem é demais, leio estas coisas e não resisto a trazê-las:)))
"Ela tá procurando o verdadeiro tu nos outros?" :))))))))))))))))

beijo ;)
Anónimo disse…
Excelente! :)

Muito boa também a anedota do Rui Barbosa, que me fez lembrar um romance do Jorge Amado onde ele conta que o ilustre jurista e político tinha fama de cobrar, e bem, os conselhos que dava, sem perdoar nadinha. Por isso, um certo dia um cliente, ao cruzar-se com ele na rua, cumprimentou: "Bom dia, professor". E logo a seguir, pensando melhor, acrescentou: "Estou desejando, não estou perguntando!"
Cristina disse…
alien

looooool, as histórias são como as cerejas...


obrigada

beijinhos
Anónimo disse…
What a great site » »

Mensagens populares