Compreendo a apreensão do Jumento. Será difícil encontrar quem não tenha ainda uma posição definida sobre o aborto e a despenalização. A partir de agora, e receio que durante a campanha, a aposta vá incidir na desinformação, nas imagens hardcore, no extremismo, nos argumentos catastrofistas, na confusão e em último caso da desmotivação. É obvio que o resultado dependerá de quem mais gente conseguir mobilizar, ou, em último recurso, de quem mais gente afastar das urnas. É um perigo real para o qual temos que estar preparados e contra o qual é imperioso lutar. A partir de agora, além de algumas dúvidas que ainda subsistam, a palavra de ordem será VOTEM, VOTEM, VOTEM!

Comentários

Anónimo disse…
Admito que decidi que não quero saber mais deste assunto e tento sempre "saltar" as noticias que falam sobre a campanha da despenalização do aborto.

Estou cansada!
Talvez a palavra correcta é FAR-TA, farta de tamanha falta de civismo, falta de respeito e tantas outras coisas que se tornam rasteiras quando escritas.
Estas campanhas do 'sim', do 'não' e do 'nim' só vêm demosntrar que estão todos num ringue à procura de novos e afectivos golpes.
Fartei-me deste carpir diário.

Parece que nunca mais chega a 11 de Fevereiro!
Lá estarei a votar e como diz a Cristina, VOTEM, VOTEM, VOTEM!
Parrot disse…
Votem ou não votem, a despenalização, vai para a frente, seja ou não o referendo vinculativo, mas com pena minha. Ainda existe dúvidas?
Do meu ponto de vista continuamos a não falar do fundamental....alguns agradecem e outros não querem. Opiniões fundamentadas e sérias existem poucas, quer para um quer para outro lado.....ainda hoje ouvi uma, de uma alta "Estrela" da nossa política:
"Nos países mais desenvolvidos, onde não existem leis tão repressivas contra o aborto, existem menores taxas de aborto"
Brilhante conclusão....agora percebo porque andam tantos "abortos" á solta....é para chatear. :)
Que se vote, e se esse voto for um SIM, que seja em consciência e não por modas ou opiniões publicadas. Poderia votar SIM, até porque compreendo certas razões, mas vou votar NÃO, porque tenho convicções e razões que falam mais alto. :)
Depois…tempo vai-se encarregar de contradizer ou validar argumentos, até os económicos……. :)
Beijos
Anónimo disse…
Não vou muito por aí, Cristina.
Acho que a campanha do não não vai sair da dica do Prof. Marcelo até ao fim: a referendo está a despenalização, mas o que o PS quer é a liberalização!
No lugar deles era o que eu faria! Repara que, por um lado, colocam as pessoas em dúvida quanto ao alcance do referendo e, por outro, desferem um rude golpe na credibilidade do PS. Conseguiram partidarizar o referendo.
Beijinho
Cristina disse…
dalloway

é isso que me parece! mas é inevitável que voltemos a discutir, claro! o que quero dizer é que a prioridade tem de ser votem! porque já ninguem está indeciso, acho eu. estão é afastados por detestarem o assunto. e quando ouver falar nele, ainda por cima,o que ouvem não ajuda nada a motivar.

beijinho
Cristina disse…
parrot

a questão que parece não se entender é: a quantidade de abortos NÃO DEPENDE DA LEGALIZAÇÃO,só depende das alternativas que a mulher puder encontrar. quer o aborto seja legal ou não seja, quem acha que deve abortar, FÁ-LO!! todos as medidas dissuasoras têm que existir em qualquer quadro legal. a diferença é que sendo despenalizado, será feito em outras condições e com outro controlo em termos de encaminhamento. tão simples quanto isso.

parece que isto é dificil de entender....

beijinhos
Cristina disse…
carlos

não acho que vá prejudicar o PS, pelo contrario. a não ser que ganhe o não. e mesmo assim...

beijinhos
Anónimo disse…
Votem, votem e sejam livres!
Anónimo disse…
O grande perigo é até 11 de Fev. se desmobilizarem. Mas hoje gostei das declarações do Bispo de Viseu. Lúcido e sensato. Será que a Igreja o vai excomungar?
sim e de preferência SIM.



Beijo-te Cris.



militante.



(gosto de ti. muito)
Anónimo disse…
Eu, que não tenho dúvidas sobre a questão, que ía votar sim no dia 11,telefonaram-me do hospital para ser operada na próxima segunda-feira e, como é cirurgia compliacada, não vou poder ir votar. Votem por mim!
Anónimo disse…
Parece-me haver grande folclore e muita desinformação por aí, o que evidentemente terá como resultado afastar as pessoas das urnas...

Beijinho
Zb disse…
voto voto, sim, vou votar
isso é o menos
e espero que nunca alguém precise de recorrer à despenalização, isso é que seria bom

beijinhos
Anónimo disse…
Infelizmente este referendo não debate o essencial e, para já, a discussão não apenas de uma luta de galo em busca do lugar mais alto do poleiro.
carlos a.a. said...

Peço-lhe desculpa, mas quem partidarizou o referendo foi exactamente o PS pela voz da Dra. Estrela que assim o disse taxativamente.

Maria said...

Vai para o Céu, esteja descansada, assim como Paula Teixeira da Cruz. Agora aqueles que estão a engolir estes sapos vivos o melhor que lhes pode acontecer é irem para umas urgências onde haja médicos disponíveis.
Anónimo disse…
Vim só para dizer "Bom Dia"!
Até logo. :-)
Anónimo disse…
Não me admiro que ainda haja indecisos sobre o que vão votar no referendo.
A informação que é divulgada é tão politica, o objectivo mais parece partidário do que uma questão social.
A lei que hoje existe sobre o aborto, não a considero obsoleta para ser alterada, o problema é pessoal e social. Estamos a tentar curar um doente logo com cirurgia sem primeiro passar pela prevenção e o tratamento em si. Contudo o que se diz sobre o aborto o referendo seja Sim ou seja Não, não vai resolver nada.
O aborto é uma questão “quase” cultural, individual e hipócrita. É um problema social e económico. Por isso deixa tanta gente indignada dá forma como o querem resolver.
Aqui fica uma chalaça.
“ - Sr. Dentista tire-me o dente que incomoda imenso…
- Não posso, já tem infecção.
- Mas tem de poder, incomoda-me demais.
- Quando foi que veio a consulta?
- Ah! A consulta de rotina? Já não me lembro quando foi a ultima, acho que foi a muitos anos. É que não tenho tempo para nada, nem para a higiene oral…”
Cristina, desculpa a invasão com todo este texto, mas indigna-me que se faça politica com um problema tão sério como o Aborto, contudo isto, não quero dizer que sou contra mas também não gosto da solução. E tudo o que se possa dizer para esclarecer

Beijinhos
MariaTuché disse…
Eu vou votar disso tenho certeza!

Pelo menos vai-se fazer o referendo e depois veremos o resultado. Está na consciência de cada cidadão decidir se se muda alguma coisa, ou continuamos no deixa a andar...

Beijossssssss
Madeira Inside disse…
Olá Cristina!!
Nem mais, o importante é votar!!
Mas o meu receio é que as mentes retrógradas não sabem o que fazem!!! A ver vamos!!
Acho que o NÃO tira-nos o direito de ser livres!!
Eu voto SIM!!!!

Beijinhos
:)))))
Anónimo disse…
Linda Cris

Muda de assuntinho, tá?
Claro que só fazes o que te der na ganinha. Mas eu gosto de vir aqui à tua casa....Snif!
até sempre lindona ( até depois de 11 de Fev, de certo)
beijocas
maloud disse…
Excelente entrevista no JN http://jn.sapo.pt/2007/01/25/nacional/a_deve_paga_uma_questao_sacrificio.html Só o título foi pessimamente escolhido.
E claro que mais uma vez votarei SIM
Beijinho
Gi disse…
A Gi de cima não sou eu :O) não te baralhes :-) .
Não vou falar mais deste assunto, é-me muito difícil acreditar que ainda hajam indecisos. Tomara chegue o dia 11 para se acabar com tudo isto. Que campanha tão feia.


Quando puderes vê um mail que te enviei e estabelece paralelismos entre o ontem e o hoje. A diferença não é muita. Passaram-se os anos evoluiu tanta coisa mas as mentalidades mudaram pouco.

Tenho pena das mulheres que usam Burka, mas como costumo dizer tenho mais pena dos que ainda têm burkas no pensamento.

E para quem não dizia mais nada, já disse muito
beijos ó tu
Parrot disse…
Cris,

Pois eu acho que neste momento o que se procura é "atar" os que não têm opinião....e existe muitos, por isso não estranha certos argumentos....de cada lado.
Quando à quantidade de abortos....SIM DEPENDE DA LEGALIZAÇÃO, pelo menos segundo dizem por aí estudos que tenho lido e que dizem que o aborto, em relação aos nascimentos aumenta: Espanha (48% de aumento), Reino Unido (22%), França (26%), Dinamarca, (26%) e mesmo na Suécia (34%), apontada como sendo um modelo.

Algumas fontes:
Eurostat referidos in Famiglia Cristiana nº 28/2002; Institut National d´Ètudes Démographiques in Population et Société, nº 407; ipfe.org; ec.europa.eu ; ….

Quanto á liberdade, claro que entendo e que até aceito, desde que esta aumente na mesma proporção da responsabilidade.
Mas como é uma questão de consiência, cada qual siga a sua, e quando assim é, nada a apontar...o mau são aqueles que não têm opinião, ou melhor, têm a opinião de outros...

Beijos
Cristina disse…
maria

era mais que certo se ele dissesse que ía votar sim. mas não ele disse se...se...se.se..

;)
Cristina disse…
Y

é reciproco :)) beijocas Princesa;)
Cristina disse…
e-Ko

ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!! posso botar dois botos??

:DD beijinhos
Cristina disse…
zb

pois isso é que era o ideal. mas ninguem é muita gente :)))

isso é impossivel, não ha metodos perfeitos.

beijinhos
Cristina disse…
h.r.

e o que achas que falta debater?? podemos tentar,....

beijinhos
Cristina disse…
nikon

até logo miudo! beijinho
Cristina disse…
gi

esteja à vontade. repare que o aborto NUNCA é uma solução, é um recurso para quem não encontra solução melhor. FAZ-Se. far-se-á sempre onde haja mulheres a engravidar. não é por acaso que a maioria dos partidarios do sim são mulheres. porque eles, minha amiga, muitas vezes "nem o cheiram", falando "bem e depressa" :/

beijinhos
Cristina disse…
tuché

e o deixa andar, dá créditos a tanta gente....nomeadamente às associações que dizem que fazem tanta coisa para proteção de quem engravida...afinal não ha numeros para contrariar, não é??

beijos
Cristina disse…
natalie

o importante é votar, nem mais!

beijinhos
Cristina disse…
halisse

bem me apetece mudar de assunto, mas não ha como contornar algumas duvidas ou afirmações que vão surgindo.

beijinhos
Cristina disse…
maloud

já reparei nela, e claro que ja postei. obrigada, que bom vê-la por cá de novo!

beijinho
Cristina disse…
GI

eu sei, não ha baralhação...:D

não vi o mail..., será que não chegou??

beijinho
Cristina disse…
Parrot

não, não depende. quem decide abortar, não o decide pela facilidade, decide por outras razões. o aumento que se dará pela facilidade ja se deu com o citotec-um metodo eficaz, facil de usar e que se faz em casa. mais facil que isto....nem imagines que abortar num hospital vai ser mais facil que usar o citotec. nunca, em tempo algum. a diferença está nas outras, as que usam outros metodos.

e se me perguntares se o citotec devia ser proibido, digo-te que sim, sem duvida e por coerencia de razões. todas menos a facilidade.
Anónimo disse…
Cara Cris,
Uma questão apenas: o que queremos afinal referendar? A despenalização ou a liberalização do aborto? É que são duas coisas completamente diferentes!
Cristina disse…
h.r.

um acto que é de decisão colectiva, nunca é livre. livre é agora quando uma mulher vai a uma farmácia comprar citotec, ou vai a uma clinica, ou a uma parteira e ninguem lhe pergunta nada. por exemplo, ninguem lhe pergunta quantos já fez, que metodos de contracepção usa, se ja foi à consulta de planeamento, se não quer ir a uma entrevista com a assistente social ou com a psicologa para tentar arranjar outra solução...entendes?

a partir do momento em que as coisas sejam feitas com controlo, a liberdade é menor.

respondi?
Anónimo disse…
Menos livre mas mais ponderado e responsável? Ou nem por isso?
Cristina disse…
h.r.

se não acreditasse nisso, não votaria sim!

beijinhos
Anónimo disse…
Também votaria sim Cris. Porque é importante acabar com as incoerências e, acima de tudo, proporcionar à mulher uma melhor assistência: médica e psicológica. Afinal de contas, esta é uma decisão que, de uma forma ou de outra, deixa marcas para a vida.

Mensagens populares