Rakhat Aliyev, actual presidente da Federação de Futebol do Cazaquistão, milionário, está à procura de um «clube europeu estável» para investir.


Quem é ele?..Aliyev é genro do presidente cazaque, Nursultan Nazarbay e exerce actualmente o cargo de Embaixador do Cazaquistão na Áustria depois de ter sido ministro dos negócios estrangeiros do país até ao início de 2007 ; muitos recordarão que o responsável das relações externas do governo cazaque se envolveu numa polémica com Borat, criado por Sacha Baron Cohen, aquando do lançamento do filme homónimo e chegou a convidar o actor para visitar o Cazaquistão e assim comprovar que o exposto no filme não corresponde à realidade...Em 2001 Aliyev foi acusado de estar no centro de uma conspiração para retirar o sogro do poder. A situação terá motivado o seu "exílio" político na Áustria onde exerceu o cargo de Embaixador até 2005, altura em que voltou ao Cazaquistão para se tornar no ministro dos negócios estrangeiros. Mas em 2006 surgiram rumores de que estaria implicado no assassinato do líder do principal partido da oposição, Altynbek Sarsenbayev. Já em 2007 foi associado a um novo escândalo envolvendo desta feita o Grupo de Média Nurbank, que estará alegadamente sob o seu controle. Foi então exonerado do cargo de ministro e retomou a posição de Embaixador na Áustria. Agora a Federação assume-se como a "menina dos olhos" de Aliyev e o investimento da fortuna pessoal no estrangeiro é definido com os desígnios maiores de promover o futebol do país. [via Relvado]
___
Fónix!, Eu cá até acho que o personagem se encaixa lindamente no Mundo do futebol português....nomeadamente no Benfas, no lugar do Veiga...não podíamos ter o nosso Gulbenkian da Bola?

Comentários

Mensagens populares