até que a morte os separe...



Ronaldo de Assís Moreira, 'Ronaldinho', jurou hoje a constituição espanhola (não sabemos se é obrigado a cantar o hino..) e assinou a acta que cerfifica a sua nova condição de cidadão espanhol.A avaliar pelos comentadores da imprensa on line espanhola, apesar dos créditos que eventualmente a Espanha possa daí obter, a verdade é que a grande maioria deles consideram a nacionalização uma fraude dado que o fazem não pelo país, mas apenas para chegarem ao estatuto de "cidadão comunitário". Alguns comentários do El Pais são bastante elucidativos da generalidade das opiniões:
-NO ES ESPAÑOL!!! SU ABUELO NO SE PUSO A PEGAR TIROS EN EL 36 Y LAS PASO PUTAS CON LOS BOMBARDEOS, SUS PADRES NO TUVIERON QUE CURRAR DE JOVENES PARA SALIR ADELANTE Y EL NO SABE QUIEN COÑO ES ESPINETE, LA COMETA BLANCA, VERANO AZUL....SER ESPAÑOL ES DISFRUTAR LO QUE OTROS CON MAS COJONES QUE NOSOTROS, NUESTROS ANCENSTROS HAN CONSTRUIDO O NOS HAN HEREDADO DE BUENA O MALA MANERA LO QUE HOY DISFRUTAMOS!!!! SON NUESTRA SANGRE!!NI DE COÑA ESE TIO ES ESPAÑOL
-Ahora que pague impuestos como español, ¡¡Hacienda lo sabe!!
-No no eres español, solo tienes un papel que dice q eres español, no nacistes aqui, no has vivido ninguna crisis aqui ni nada , me parece mal q a un tio por el simple de ir a un sitio y decir quiero ser español se le de ese privilegio, me da asco vamos.
-Habría que seguir considerándolo como extracomunitario que es lo que es. Cuando no juegue en el Barsa no se va a acordar de España nada más que para venir a recuadar
-En éste país se regalan nacionalidades al comprar un repollo. El español nace, no se hace.
-Es una vergüenza que ZP conceda la nacionalidad a este señor porque es del Barça.Pero si nisiquiera habla bien el castellano y no es de nuestra raza.
-Mi marido lleva casi 6 años en España, cotizando y pagando impuestos. Y todavia no le han dado la nacionalidad, y va para largo. En fin "poderoso caballero es don dinero"
.

Ronaldinho é um génio do futebol com marca inconfundível do Brasil. Do Brasil de Pelé, de Zico, de Sócrates, de Garrincha, de Romário, de Ronaldo.
Um País que ama e vibra como ninguém com as suas estrelas. Logo, agora é a minha vez de perguntar, como se sentem os brasileiros quando alguém como Ronaldinho Gaúcho jura a constituição espanhola?
É com vocês mesirmãos..

Comentários

Anónimo disse…
Companheira cristina
Eu, josef mario, devo dizer que "jurar" não significa nada. Eu, mesmo, josef mario, juro amor eterno às minhas esposas sempre que me caso. Até agora isto já ocorreu 37 vezes.
Muito obrigado.
Cristina disse…
josef!

eu sei que vós sois todos uns mentirosos, mas, escusava de escarrapachar o facto na nossa cara assim sem anestesia nem nada, que diabo!

além disso, acho que está a fugir à questão... :)))
MariaTuché disse…
Pois!!

Tudo é uma questão de interesses.

Por cá se passou o mesmo com o Deco.

Só não entendo uma coisinha nestas Leis, tenho um cunhado Brasileiro que vive, trabalha e paga impostos em Portugal vai para 20 anos, tem uma filha com a minha irmã e todos os anos lá tem que ir ele revalidar a residência, ora eu pergunto, será que não teria ele direito a ser cidadão europeu pelos anos de residência LEGAL, e depois vemos um jogador de futebol a ter esse direito só para servir a Selecção Portuguesa de Futebol, nada tenho contra o Deco mas sempre me causou alguma confusão esta história toda.

Beijossss
Anónimo disse…
Ronaldinho não é caso único no universo das nacionalizações.
Acho que se deveria perguntar ao próprio por que motivo(s) tomou, ou aceitou, essa atitude.
Unknown disse…
Ó Cris, aqui em Espanha o hino não tem letra... e nos últimos meses vai por aqui uma discussão entres os conservadores, e os mais liberais, para que se escreva, ou não, uma letra para que a selecção deles cante com orgulho... de fachada, mas isso não interessa nada...

Ainda hoje falei num caso de uma equipa de juvenis do FC Barcelona numa final no Allagarve que pediu à organização portuguesa para que tocasse o hino português em vez do castelhano na altura em que se alinharam as equipas para se apresentarem a público... e isso fez dano aqui em Espanha... pelo menos o El Mundo e o El Pais não se calaram com isto... e o pessoal de Barcelona voltou a repetir que preferia ser 'tuguês' do que espanhol!...

Enfin, mal sabem eles... só estão bem, onde não estão... já dizia o Variações!
Cristina disse…
tuché pertinente essa questão. tal e qual como os espanhóis se queixam em relação aos outros imigrantes. mas o poder dos clubes é incrível..

beijinhos miuda!
Cristina disse…
reporter

claro que não é único. e os motivos dele a gente imagina, não é? assim tem direitos legais e pode circular pela europa...
Cristina disse…
desi!
por isso mesmo...na base do lálálá,deve ser mais fácil de cantar! lol

mas também é verdade que nada se compara a um "heróis do mar, nobre povo!". o espírito tem de ser outro..

:))
Anónimo disse…
oi,tb acho que jurar a constitição espanhola como fez o ronalinho pode parecer hipocrisia ,mas temos que levar em consideração os milhões de euros que está em jogo,quem sabe se a gente estivesse no lugar dele não fariámos o mesmo,muito bom seu blog,te visitarei muitas veses, será que rola uma troca de links valeu!!!

www.baudosdownloads.blogspot.com
Manel disse…
Ora aqui está um bom negócio entre países.
Um país passará a vender oua comprar cidadãos, uns caros, outros a preço de saldo, e outros até pagando ao país que precise de carcanhol.
Um boa solução para muitos problemas.
Icreate disse…
Não precisamos de ir muito longe para perceber o porque nas duplas nacionalidades.
Deco já é internacional portugues. Derlei e Pepe assim o tencionam, porque os selecionadores brasileiros não os querem.
o Ronaldinho tem lugar em qualquer clube do mundo. mas não podemos esquecer que em itália, por exemplo, o limite de jogadores extra-comunitarios por equipa é de apenas 1. e se ele tenciona ir para lá é preciso que o clube ou nao tenha já um extra-comunitario ou entao ele (Ronaldinho) seja considerado comunitario.

moral da história, jogadores de futebol só adoptam outra nacionalidade por interesse de carreira.

jocas
Unknown disse…
Lá isso ooncordo contigo Cris... especialemente a última parte, 'contra os bifes marcar, marcar!'
Anónimo disse…
Bem...Ronaldinho não pode servir mais a qualquer outra seleção por enquanto, visto que já jogou por nossa seleção "N" vezes...mas quer saber moça Cristina....Ele vem devendo futebol há muito tempo para nossa seleção de futebol.... é só mais um que passa por ela como Zico, e outros tantos que só foram coadjuvantes....entendeu?...não é e nunca será do patamar de Leonidas, Didi, Gerson, Zito, Friedenheich, Gilmar dos Santos Neves, GARRINCHA, Julhinho, Rivelino,Djalma Santos, Jairzinho, Tostão, Romario, Reinaldo do Atletico,Renato Gaúcho,Bebeto, Nilton Santos ...membros da Galeria de ouro dos 05 vezes Campeões do MUNDO! Voces portugueses não podem entender pois nunca foram e jamais serão Campeões do Mundo(creio!)....é coisa da elite...e Ronaldinho não tem o caracter ,a condição, a "gana"(conheçe o termo?) de ser um "inesquecivel"!
Voces Europeus que fiquem com ele!
Cristina disse…
nelson
quem sabe faríamos né? afinal, as vantagens são muitas. muito mais portas se abrem..
muito obrigada pela visita :))

beijos
Cristina disse…
manel

nem mais! se não parecesse mal, nem duvides que era um bom negócio para ambas as partes :))

beijo
Cristina disse…
mané

"Voces Europeus que fiquem com ele!" ???

ué, para um jogador com as credenciais do Ronaldinho....digamos que a coisa bateu mais fundo do que poderia parecer. estarei errada?

;) beijos
Anónimo disse…
o RONALDINHO GAÚCHO NÃO PARECE QUERER SER ALGUÉM QUE mereça ser lembrado e idolatrado aqui pelo Brasil...joga com displicência, e não honra nossa camisa amarela!
Voces não entenderiam...são portugueses...a flama verde amarela é só para brasileiros..e desculpem-me...não dá para explicar....não se atenham aos jornalistas...eles só falam a lingua do profissional e da mídia....Boa noite!

Mensagens populares