oh, my blog!




Ontem, numa conversa sobre blogs, perguntaram-me duas coisas:
O que faz um bom blog?
O que é importante num blog?
Baseada nestes dois anos e tal de leitura de blogs, há várias coisas que na minha opinião tornam um blog atractivo, ou credível, ou agradável à vista, ou tudo junto, o que poderá corresponder provavelmente ao conceito de "bom blog".
.
A receita não é com certeza única nem inesperada, é composta por um conjunto de coisas que já conhecemos mas que é raro sistematizarmos. Pensando um pouco sobre o assunto, e porque um um blog se faz de quem o escreve para quem o lê, aqui ficam alguns dos itens que considero mais importantes:
A identificação do autor
Tem-se assistido nos últimos tempos a uma tendência para os autores assumirem a sua identificação. Penso que é importante quem lê saber quem está do outro lado e o que faz. Pode parecer irrelevante, mas como leitora é um factor de confiança saber quem escreve, que idade tem e o que faz; ajuda a contextualizar a informação ou a opinião que é dada em determinados assuntos e não só, ajuda a perceber o estilo de escrita, o tipo de humor, ou de crítica, etc.
Conteúdos
Se o Blog é composto apenas de textos exclusivos do autor, tudo depende obviamente dos temas, do interesse dos mesmos e da qualidade da escrita. Mas não só. Os textos não devem ser demasiado grandes, quero dizer: há blogs de cujos posts gosto muito mas raramente consigo ler um texto completo. A leitura de blogs é uma leitura rápida, "apressada", que inclui quase sempre vários blogs por dia e um blog com textos muito grandes ficará necessariamente para "quando houver tempo". Mas, é sempre uma opção do autor.
Se o Blog é essencialmente composto por comentário a textos ou notícias, parece-me importante que o autor dê sempre a sua opinião e não se limite a copiar o artigo, uma vez que isso estimula o debate. O artigo pode ser apresentado como texto ou só com link. As duas opções são válidas embora pessoalmente goste mais de ler no blog as partes relevantes do texto com o referido link. Porque é mais cómodo, evita ter que abrir um monte de páginas para perceber do que se fala.
Fotos. Há quem não goste, ou prefira escrever sem adicionar qualquer imagem. Pessoalmente, acho um blog que usa imagens bastante mais atractivo principalmente se forem bem escolhidas, claro. Muitas vezes, a imagem já é um comentário ao assunto, o que acrescenta outra forma de comunicação, mais expressiva e colorida. Uma imagem, pode ainda fazer um excelente post e ser um bom apoio para dias em que a vontade de escrever não é grande.
Música. Conheço algumas pessoas que não gostam de música nos blogs, porque distrai, porque o "barulho" é incómodo, etc. Aqui, depende; a escolha da música para um blog, tem que ser algo cuidada, tem que ser suficientemente discreta para não perturbar a leitura e suficientemente apelativa para funcionar como uma espécie de post. Ou seja, uma música que possa ser motivo suficiente para uma visita. Por exemplo, eu abro este e outros blogs algumas vezes só para ouvir a música. E claro que quem se sentir desconfortável com ela pode sempre desligar.
Videos. Podem ser excelentes posts, mas devem ser usados com muita moderação. Os vídeos em excesso têm, pelo menos em mim, um efeito oposto. Primeiro, porque os blogs ficam demasiado "pesados" e levam imenso tempo a abrir, o que desmotiva o leitor. Depois, porque fica a parecer o próprio YouTube. Evito.
Comentários.
São, na minha opinião, essenciais num blog. O diálogo que se estabelece com o leitor é um dos maiores aliados na construção da credibilidade e na cumplicidade que se vai construindo entre os vários intervenientes. Responder aos comentários é, além de uma questão de delicadeza, um contributo para o diálogo. Uma das coisas que acho fundamental num blog, é a presença do autor: é sentir que do outro lado está alguém que me recebe e retribui. Um blog é uma coisa dinâmica que inclui o destinatário e essa é uma das principais diferenças em relação à imprensa.
Layout
Apesar das óbvias diferenças de gosto, penso que este deve ser algo discreto. A cor de fundo mais clara em blogs sérios e mais escura para blogs de entretenimento, mas sempre com equilibrio de cores de modo a que, quem olhe cinco minutos, não "canse a vista" coisa que acontece, por exemplo, com textos grandes em fundo preto. Evitar o excesso de widgets, passatempos, gifs a piscar, setas de mouse com asas e coisas parecidas- fica a parecer um blog de adolescente...e publicidade! quanto mais discreta melhor.
Finalmente...paciência, tempo, simpatia e alguma imaginação.
.
Faltou algo?

Comentários

João Melo disse…
onde está a entrevista cristina?
Anónimo disse…
Venha ...
Que nestas coisas dos Blogs, gosto sempre de saber a sua opinião.

... Até já!

JMC
Anónimo disse…
Tens isso tudo!Esperta... ;P
Joana Lopes disse…
Conselho / opiniões muito interessantes.

Especialmente de acordo contra textos muito longos.

Também acho que devem ser «opinativos», como diz, mas não demasiadamente; deixar questões em aberto estimula a discussão.

já percebi que uma das coisas mais difíceis de gerir é o HUMOR - há muita falta dele na blogosfera.
Cristina disse…
beatriz

é natural que eu me tente aproximar daquilo que acho que é o ideal para um blog, ja que o fiz..estranho seria se eu achasse uma coisa e fizesse outra diferente, né?

o que não quer dizer que para os outros seja igual. e não é, há montes de blogs mais vistos que este.

bjinhos
Cristina disse…
Joana

só nos blogs??

eu gosto, adoro, rir-me. e uma das coisas que mais confusão me faz é ver pessoas que levam tudo a sério. ou que fazem de tudo um drama. cinzentonas. mas acho que isso não é só nos blogs amiga, a quantidade de pessoas sem sentido de humor é terrivel!

agora em relação aos textos, há blogs com textos incriveis, extremamente bem escritos, mas que teríamos que reservar um dia só para eles, o que era bom, mas impossivel. uma pena. os leitores de blogs, são, pela natureza dos mesmos leitores apressados.. por mim falo, cada vez com mesmo tempo.

beijos
Cerejinha disse…
Interessante :-)
Acho que tenho algumas destas coisas lá na minha cerejeira, mas confesso que por vezes é difícil gerir o que quero escrever, o que escrevo e o que espero que seja lido/comentado.

Não me identifico, é verdade. Directamente nunca o fiz, mas seguindo alguns links, quem quiser acaba por me encontrar.
Também não tenho música. Pois não. Mas isso deve-se ao facto de achar que os meus leitores não têm de "gramar" as minhas escolhas musicais.

Por último: este teu texto é assim a atirar para o grandote, não?:-P Aqui, mesmo os grandes, leio-os todos - exceptuando os de futebol(!), porque nem o tamanho me desprende da escrita.

Bolas, já me alonguei...:-P
Francis disse…
excelente análise, xôtora, por mim, está tudo dito.
e-ko disse…
ó pá, então o meu blog não presta! tá tudo dito. Nem sempre tenho sentido de humor, e depois há coisas que me fazem espumar do nariz como um touro... acumulo widgets e vídeos aquilo já parece um calálogo online... o fundo é escuro - mas por uma boa causa, para poupar energia... cof!cof!cof! - quando ponho as traduções do LMd os textos são enormes... a música... essa, então, para quem já atura o resto já nem é por aí...

agora a sério, os blogs é como a imprensa escrita temos coisas tipo público, tipo atlântica, tipo visão, tipo caras, tipo a bola... cada cor seu paladar!
MC disse…
Admiro a tua consistencia. Não concordo com tudo, como não poderia deixar de ser mas acho que está muito bem.
Admiro... está tudo dito!
Parabens.
Anónimo disse…
Afinal ... o que é um bom blogue?
É tão difícil responder a essa questão, como dizer o que é um mau blogue.
É tudo muito relativo.
Helder Robalo disse…
Concordo contigo Cristina.
A identificação de quem escreve é fulcral. Ajuda a perceber quem está do outro lado. embora haja que possa optar por um pseudónimo.
Quanto aos conteúdos... Demasiados vídeos são, de facto, cansativos. Tal como demasiadas fotografias. Tento precisamente evitar isso. E quando, como nestes últimos dias, abuso um pouco das fotos e vídeos, acabo quase sempre a passar uma temporada de quarentena. Para não cansar em demasia.
Textos longos. De facto, torna-se cansativo. Acontece-me, por vezes, um pouco isso com o CC. Se o tema não me for de algum modo "querido" não o leio. Passo à frente. Mesmo que esteja a perder um grande texto. Tal como deverá ter sucedido contigo quando te deparaste com um Pensamentos de fundo negro. Num e noutro caso o respeito. Ambos podemos perder coisas interessantes (sinceramente acredito que perco mais eu :p)

De resto... well, as usual, estiveste bem. Mais um texto, longo é certo, mas muito bem esgalhado =:o)

Kisses

(Atrevidota a tua moçoila :p)
LMF disse…
E o teu, de facto, já é de referência. Obrigado por partilhares com estes "caloiros" a tua experiência!
Carminda Pinho disse…
Não faltou nada Cristina.
Sempre simpática :)
Beijinho
mjf disse…
Li e reli e vou ler outra vez...
Tenho muito a aprender
Vou tirar uns apontamentos e na quarta- feira tiro duvidas ...
hihihihihi
Adorei
eu volto
Cristina disse…
e-ko

lol, é verdade, cada cor seu paladar:)) o teu blog é óptimo, os temas são excelentes, se me permites, demora é muito tempo a abrir, penso que é pela quantidade de videos. a música é fabulosa, também!

um beijo
Cristina disse…
cerejinha

sabes, o teu blog é um dos que visito ha mais tempo, não com a frequencia que gostava, mas é um dos mais antigos. sempre me fascinaram as imagens e a simplicidade dos textos.

quanto à musica é uma opção muito aceitavel, nao a ter. percebo perfeitamente que nao se goste!, tinha uma amiga que dizia que quando abria um blog com musica o fechava logo, nao suportava "berraria" lol. exagerada, mas percebo isso.

eu, se for uma musica que nao seja agressiva, gosto. e por aqui, é uma das coisas que os leitores expressam que gostam, portanto, fica ;)

beijinho
Cristina disse…
francis

obrigada, beijinho.
Cristina disse…
miguel

nahh, ha muita coisa por dizer ainda! diz o que nao concordas e como tu achas que deveria ser, ou como gostas mais. :)


beijinho
Cristina disse…
reporter

o que é, ja respondi uma parte. mas um blog que apenas cumpra essas regras, pode não ser um bom blog.

falta acrescentar "ambiente".
e "inovação" um blog que adiante assuntos, é sempre atractivo :)


o mau blog é simples: é o contrario disso tudo.
Cristina disse…
h.r.

:)))
pois, eu sei que alguns posts são longos e só alguns os vão ler, mas corro o risco precisamente porque se houver "alguns" a quem interessou, vale a pena.

a identificação. repara que, uma pessoa sob pseudónimo pode dar a restante informação e só o nome ser outro. aceitável. mas concordo, gosto mais do nome proprio, embora em certos blogs seja impossivel...:))

estava a qui a pensar num "bom blog": o 31 da armada.
não concordando com muitos deles, é um blog muito dinamico, com posts curtos, bem escrito e muito sentido de humor. gosto muito disso.


nao tem artigos que explorem temas, e isso tambem é uma mais valia, mas é um blog muito atractivo,que se lê todo. como se vê pela audiência em pouco tempo.

clao, que os blogs se completam uns aos outros, depois ha uma dinamica de grupo muito curiosa, por isso é que lemos varios independentemente de serem amigos ou não...

tema comprido..e nunca cumprido.


beijinho
Cristina disse…
lmf

obrigada eu pela tua visita :))

beijinhos
Cristina disse…
carminda
obrigada, um abração!
Cristina disse…
mjf

muito bem, temos que investir a serio nesse banho :))))

talvez eu passe por la no fds, estão la com o LC, nao estão?

jinhos
Raimundo Narciso disse…
Se soubesse tinha lido o post há mais tempo. Mas como era muito grande:))
Agora tenho de emendar tudo nos meus blogs, arre...!
Jinhs para a Cristina
LN disse…
Boa noite,... a do diálogo "tocou-me", que sendo leitora pelo Reader, não costumo comentar aqui. O "faltou algo?" dá-me a aberta para dizer que dei pela falta da opinião/comentário sobre os links... que em alguns assuntos, são complementares, preciosos. E, ainda assim, devem ser parcimoniosos.
Noite boa.
Cristina disse…
Raimundo

tudo? naahh, só uma coisinha ou outra :)))

beijinho
Cristina disse…
ln

os links são aflorados, embora ao de leve. sim, de facto são importantes e enriquescem o texto, as quando em grande quantidade tornam-se cansativos. é desagradável não entender sequer o assunto sem abrir mais 2 ou 3 páginas. por isso eu prefiro os excertos dos textos.

um beijo

Mensagens populares