Está a começar a festa...

Dei comigo, nos últimos dias, nada que não fosse previsível, ou praticamente certo, a procurar contactos do banco alimentar, para entregar às pessoas cujo rendimento já não chega à comida. Trabalho moroso é, inútil. A pesquisa mostra dezenas de links que nos dão indicação de como doar alimentos. Espantosamente, não vi um único site, ou link, ou seja que porra for, que me diga claramente onde é que uma criatura pode recorrer em caso de necessidade.
Onde se dirige?
Com Quem fala?
De que forma se organiza a entrega de alimentos?
De que tipo de informação precisa de se munir?
Nada.
Mas se quiser levar, está lá tudo.
Portanto, tenho uma senhora à minha frente cuja alimentação é, basicamente, pão. Fiz os ajustes possíveis no tratamento (que a assistente social da zona não comparticipa porque a família tem o estonteante rendimento de 700 euros para todas as despesas) e disse-lhe que o Banco Alimentar a ajudaria.
- o que é que eu tenho que fazer, com quem falo, Dra?
- não sei.....com vontade de acrescentar:foda-se!

Comentários

Nilson Barcelli disse…
Pois... eu também não sei, mas esses serviços deveriam estar mais visíveis para toda a gente...
Já procuraste na net?
Querida amiga Cristina, tem um bom fim de semana.
Beijo.
Nilson Barcelli disse…
Já depois do meu comentário, fui pesquisar:

Contactos:

Morada: Estação Alcântara Terra, Armazém 1 Avenida de Ceuta 1300-125 LISBOA

Telefone: 213 649 655
Fax: 213 622 442

Email: balisboa@bancoalimentar.pt

Horário de Funcionamento:
9h/13h - 14h30/18h
Anónimo disse…
Quero crer que o BA não disponibiliza bens alimentares directamente às famílias.
Terá que recorrer à Junta de Freguesia para, então, ser encaminhada para alguma IPSS onde, finalmente, lhe será entregue o pacote de bens supostamente adequado às suas necessidades.
E a Cáritas? http://www.caritas.pt/site/nacional/
Já agora, a senhora terá que se fazer acompanhar da declaração de IRS, valor da pensão, contas de água, luz, gás...
Anónimo disse…
A Comunidade Vida e Paz tem quatro equipas diárias a percorrer a cidade de Lisboa. Além dos sem-abrigo, tb acorrem a elas pessoas que vivem em casa.

Sede:
Rua Domingos Bomtempo, Nº 7
1700-142 Lisboa
Telf: 21 846 01 65 / 843 97 93
Fax: 21 849 53 10
Tlm: 91 234 02 22
Email: geral@alvalade.cvidaepaz.pt

Carlos Figueiredo
mata borrão disse…
O BA de facto não distribui alimentos directamente. Distribui às entidades associadas, IPSS's essencialmente, que localmente diagnosticam as necessidades e acompanham todo o processo que é contínuo, das pessoas ou agregados familiares com estas necessidades: alimentatares e não só(normalmente é mais que isso...). Assim em caso de necessidade a pessoa deve dirigir-se à sua Junta de Freguesia para saber quais são as IPSS's que fazem esse trabalho. Foi ao que chegámos...

Mensagens populares