exame de matemática II


Professores de Matemática consideram
Exame foi demasiado difícil

A Associação de Professores de Matemática (APM) considerou hoje que o enunciado do exame nacional do 9.º ano para a disciplina contribuiu para os maus resultados dos alunos, por ter um grau de abstracção elevado e por fazer exigências «dispensáveis».
(...)
«Pensamos que uma parte dos resultados se deve à prova em si, que exigia um grau de formalização elevado e tinha critérios de correcção demasiado restritivos, além de alguns aspectos que podem ser demasiado exigentes», disse à agência Lusa Manuela Pires, da direcção da associação.
(notícia Expresso online)

Que diabo! Então quem faz os exames não sabe o que é suposto os alunos do 9º ano saberem?
O que é que isto quer dizer? Que os alunos aprenderam o que deviam aprender mas foram vitimas dos colegas (professores) que fizeram as provas e que não sabiam o que estavam a fazer?? Meu Deus!

Comentários

Judas disse…
é a eterna duvida de qualquer examinador...

deve-se ser exigente.. podendo assim manter a pressão sobr os alunos, e obter um conjunto efectivamente bom... ou deve-se ser pouco exigente para evitar a desmotivação dos alunos, e a consequente demonização da cadeira e obvia "fuga"?

É sempre dificil conseguir obter um meio termo razoavel, especialmente visto que a larga maioria das vezes os exames são elaborados por pessoas que tendo um total conhecimento do programa a lecionar, estão verdadeiramente desfazados daquilo que na pratica é lecionado nas escolas...

o ideal... seria caminhar-se para o meio termo nas duas situações... mas não seria isso uma forma de nos contentarmos com o "medio" em vez de procurarmos o "melhor possivel"?
Alguém que entregue uma bússula e já agora um cérebro saudável, que permita que todos os nossos servidores públicos, possam desempenhar as suas tarefas profissionalmente e com bom-senso, sendo sempre independentes. Será pedir muito?
Bjx
Cristina disse…
judas
o mais fácil parece ter sido até aqui, nivelar por baixo, não havendo grandes exigencias tb não há grandes desastres,,,
Em relação ao que os programas contêm e o que é ensinado, daria para outra discussão em termos de motivação, por exemplo: porque é que nas escolas privadas o programa é sempre dado até ao fim?
Eu tenho uma ideia, porque a escola é directamente responsabilizada pelo sucesso dos alunos! (pelos consumidores claro, faz toda a diferença)
porque não faz o ministerio o mesmo tipo de controlo para as publicas?
é um assunto complexo e esta é uma visão de quem está por fora, claro
um beijo :)
Cristina disse…
mário
esse parece ser um mal de que padece a maior parte das pessoas que têm poder de decisão :(
Cristina disse…
joão, olá
não é pedir muito mas é uma missão impossível :))
Poor disse…
é uma triste realidade a nossa, sem dúvida!
minha querida, um beijinho, até ao regresso, eu vou espiar em terras vizinhas, a ver se eles andam melhor por lá!:D
Hipatia disse…
Temo a normalização pela mediania. Temo mais ainda quando, após assim normalizarem as coisas, se lembram de exigir o absurdo.

O grau de exigência deveria ser coerente e não apenas o aparato para a estatística - ainda por cima uma estatística tão má - como se fosse um estertor final.
Judas disse…
hmm... eu andei numa escola privada uns 3 anos... e se bem que na matematica a materia curricular a lecionar tenha sido toda dada, em cadeiras como a biologia ou historia, nunca tal foi conseguido...
Cristina disse…
andré
obrigada.
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amie
muito boas férias.eu ainda espero 1 mês :(
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judas
acredito, mas penso que na generalidade (pelas comparações que faço com outros pais) os programas são cumpridos- são as leis do mercado, não há aproveitamento não há alunos, fecha a escola! simples! :)
um beijo

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