Exames de matemática






«Mais de dois terços dos alunos que realizaram pela primeira vez o exame nacional de Matemática do 9º ano chumbaram na prova, revelou segunda-feira o Ministério da Educação. »
A história repete-se todos os anos. Não será já tempo de o Ministério da Educação dar a devida importância à forma como tem sido ensinada a matemática nas nossas escolas? A matemática é fascinante, mas é preciso entendê-la. E para a entender é preciso que seja bem ensinada.
Ora, sendo certo que os alunos têm QI normal, porque é que o Ministério ainda não fez um levantamento do modo como é ensinada esta disciplina?
Alguém me explica?
foto daqui

Comentários

Poor disse…
riqui, o mal não é só da matemática, é geral!Os alunos são cada vez menos, e menos interessados!O pior de tudo é que com estas notícias eles nem se envergonham, eles sabem lá o que são 70%!:D(piadinha)
Cristina disse…
amie
mas esse desinteresse tem que ter uma causa. Os jovens são naturalmente curiosos,ansiosos por saber coisas,todos sabemos que os melhores professores mobilizavam atenções, então que se passa? há também desinteresse de quem ensina??
Cerejinha disse…
Talvez porque ir à raiz do problema seja demasiado doloroso. Culpar uma parte, desculpando a outra (independentemente de ser aluno ou professor) é o caminho mais fácil e, apesar de tudo, menos polémico.
:-)
Anónimo disse…
Desculpa! Não te posso ajudar!

NEm ao ministério, nem aos alunos, nem ao país!
||
´_
jujudeblu disse…
Sabe, estou na faculdade e só agora, que estou quase me formando, estou começando a descobrir o quanto a matemática é interessante e útil para nós!
Nossa, eu na verdade, estou meio "apaixonada" pela matemática!
Coisa que antes nem um sentido tinha para mim...
Um abraço! Vi seu blog no site do blogger... Me visite, quando der!
Cristina disse…
juju
obrigada por ter vindo
eu também acho a matemática fascinante talvez porque tive uma professora de liceu muito boa,que nos mostrou essa beleza.chegava a comprar livros de exercicios para os tempos livres como se fossem palavras cruzadas :))
agora, também havia gente que não gostava nem se empenhava em saber, claro.
Cristina disse…
cerejinha
claro que se os problemas forem levantados, tem que se assumir a responsabilidade da solução! é melhor nem saber!
bem vinda a este 'cantinho' :)
------------------------------------
guevara
obrigada na mesma! :))
Unknown disse…
acho que o maior problema não é nem o plao curricular nem o modo como a matéria é apresentada... acho a matemática foi mistificada, os alunos entram todos os anos já a achar que não vão entender...

e o pior é que até nem fica mal dizer a voz alta "eu não percebo nada de matemática!!!"... ou "não sei nada de português!".

e agora fica a pergunta... como se combate isso?? eu não sei... mas gostava de saber!
Cláudia disse…
É difícil perceber de quem é a culpa desta situação. Talvez nem seja de ninguém... ou talvez seja de todos. Há quem diga que o mal é da sociedade, porque ser ignorante é o que está na moda, porque o que interessa é saber qual é melhor creme hidratante e pouca gente se preocupa com o que tem dentro da cabeça. Acho piada quando ouço pessoas dizer que "admiram quem estuda matemática, porque eles nunca seriam capazes". Isso é mentira... Só não aprende quem não quer ou quem tenha algum tipo de problema... afinal, a matemática é pura lógica! E todos somos capazes de estabelecer relações lógicas, em princípio... Uns demoram mais tempo, outros menos, mas com persistência todos chegam lá. Tanta falta de motivação chega a ser estúpida!
A propósito (ou nada a propósito :P), gostei do blog! Acho que vou passar por aqui mais vezes =)
Cristina disse…
ivan, cláudia e piotr

1º, bem vinda Cláudia. :))
2º se calhar estamos então a falar de um problema de educação! é que a formação é dada na escola, mas a educação começa em casa.
E isto coloca um problema a nós pais, será que estamos a educar as crianças de modo a que elas se interessem pelo saber? será que lhes conseguimos transmitir hábitos de leitura, de aprendizagem que lhes possam ser úteis na vida escolar?
é dificil, mas talvez tenhamos que que assumir tambêm essa culpa:))

ps- não tenho nada contra futilidades,fazem muito bem à alma, pelo menos à minha:)
Anónimo disse…
é melhor não dar muitas ideias, senão é formado um grupo de trabalho intergovernamental que juntamente com outros paiíses da UE e dos PALOP irá eleger, no prazo máximo de 2 anos, uma comissão constituída por professores de todas as disciplinas excepto matemática, para averiguar o que se passa e apresentarem o relatório com as conclusões até 2020...
Cristina disse…
lol castafiore, exagerada! :))
Cristina disse…
mário
se o prazo for 2020, posso considerar!
eu estive quase a ser, foi o 2º curso que coloquei nas hipóteses de escolha e se não tivesse entrado para medicina...
Tás a ver que é um assunto que me interessa, porque é que a malta não consegue aprender matemática??

Mensagens populares