INEM


Instituto Nacional de Emergência Médica

«É o organismo coordenador das actividades de emergência médica a executar pelas diversas entidades intervenientes no Sistema e cuja actuação se desenvolve segundo um esquema de organização regional. Assegura o funcionamento de um sistema integrado de emergência médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correcta prestação de cuidados de saúde.
Compete ao INEM promover e assegurar a articulação das acções no âmbito da emergência médica e, em estreita colaboração com o SNBPC, elaborar os Planos de Emergência no respectivo sector para um caso de catástrofe, integrando-se na acção coordenada por aquele serviço, orientando a actuação dos intervenientes em acções de saúde.»


Tenho ouvido com estupefacção as noticias sobre a recusa de algumas corporações de bombeiros em aceitar a orientação do INEM no atendimento de chamadas de urgência. Ora, o Inem tem pessoal altamente treinado e formado na triagem das situações de urgência. Mais importante, tem acesso a TODOS os recursos disponíveis incluindo viaturas dos bombeiros, da polícia, meios aéreos, etc, sendo da sua responsabilidade a indicação de qual o mais adequado e mais rápido em cada situação. Parece-me consensual que, a melhor maneira de optimizar os recursos é a coordenação eficaz e centralizada, para bem dos doentes. Ou alguma coisa me escapa, ou se trata de uma 'birra' que prejudica claramente as pessoas a quem este serviço se destina. Não é verdade que o facto de as chamadas serem encaminhadas para a central atrase o atendimento, a resposta é rápida e só não será mais se não houver viaturas disponíveis na altura. Os organismos de tutela nem sequer deviam permitir este tipo de atitude, quando está em causa a prestação de cuidados.

Comentários

Caracolinha disse…
Exactamente minha querida amiga, quando ouvi, também de boca aberta, esta notícia, pensei exactamente a mesma coisa que tu ... uma birra ridícula, daquelas que nunca deveriam ser permitidas porque acima de tudo está o direito daqueles que precisam, em primeira análise, de falar com alguém que saiba realmente o que é preciso e possa orientar adequadamente cada caso, se necesário for, para as próprias coorporações de bombeiros.

Acho muito mais sensata esta solução, o seu a seu dono, ninguém está a passar a ninguém um atestado de incompetência agora, cada macaco no seu galho ...

Beijos Solidários Opiniosos ~:o)
Cristina disse…
caracolinha
esta situação para mim é incompreensível.
nem percebo como é que os bombeiros têm autonomia para tomar estas decisões.
um beijo
O Politicopata disse…
Heeee....heee....Você já não é a minha amiga malandreca....Agora é a minha "carneirinha" (ou carneirona) e não há cá beijos, nem apalpões nem beliscões e essas coisas! Entrei em ruptura com a Riquita! A seguir aquele artigo apetece-me oferecer-lhe um rolo de papel higiénico RENOVA (preto) para você limpar o teclado...
E minha querida (private joke, mesmo private): A informação ESTÁ CÁ FORA!!!!!!! Compreende??? se não escreva para o mail que eu explico!

Não, não me despeço
estou zangado consigo, que me anda a "lixar" esta "coisa" toda...
Cristina disse…
politicopata

acho que se está a exceder nas suas intervenções neste blog. tudo tem um limite!

com muita pena minha, se se mantiverem este tipo de comentários a roçar a ordinarice ver-me-ei obrigada a encerrá-los com a devida explicação aos restantes comentadores.

cumprimentos
riquita
O Politicopata disse…
Riquita: Vou-te responder uma última vez mais, embora não mereças resposta...
1- Desde que te conheço que te tratei por malandreca (fruto da natureza dos teus posts e "brincadeiras" -> aliás um bom exemplo é o do papel higiénico preto...
2- Publicitei-te no meu blog por isso, não como Contra Capa, mas como Blog da Riquita Malandreca (que é um termo jocoso...). Nunca te queixaste nem nunca foi motivo de qualquer tipo de "boca".
3- Chamei-te Carneirinha ou Carneirona, pelo artigo que escreveste sobre o PSD e esse sim com termos impróprios, a meu ver! Disse-te que escrevias seguindo a opinião da "carneirada" ou seja, daqueles que têm todos a mesma opinião porque foi dada pelo mesmo pastor... E na INCAPACIDADE de gerar ideias próprias resta seguir a opinião da CARNEIRADA!
5- Por fim despedi-me dizendo que não havia beijinhos, ou seja, brincando contigo!

O grave de tudo isto é que tendo em linha de conta o nº de mails que me mandaste, as conversas que tivemos via chat, os comentários diários no teu e meu blog, deixa comentário que acabaste de fazer no limiar da idiotice (E TENHO QUE O DIZER ASSIM PORQUE NÃO HÁ OUTRA MANEIRA)...
Já me explicaste também que tens medo, (por não seres assim tão anónima, e haver pessoas que são tuas colegas e amigas e vão ao teu blog), que alguém pense algo que não deve pensar sobre a "intimidade" com que dois amigos virtuais se podem falar, E ISSO SIM EXPLICA A FORMA VULGAR COM QUE RESOLVESTE DIRIGIR-TE A MIM, PUBLICAMENTE (ESTRANHO PARA QUEM ME ENVIA MAILS DIÁRIOS-> OS "NOC-NOCS"...).
Só demonstra portanto uma enorme falta de categoria os termos em que te dirigiste a mim, para supostamente "proteger" a tua imagem. -> e quem duvidar basta ler a tua resposta outra vez <-.

Para acabar só tenho, e por tudo isto, uma coisa a dizer:
-Já não tenho idade para me dar com pessoas que não têm sentido de humor! Passa bem!

PS-> Por aquilo que demonstraste ser, acho que vais rapidamente apagar a minha resposta...
Cristina disse…
politicopata
claro que não vou apagar a resposta e confesso que já esperava por ela.
cometi um erro,dei-lhe mais confiança do que merecia.
alimentou fantasias demais a meu respeito, tudo porque respondi aos seus mails, como faço e farei com TODAS as pessoas que se dirigem a mim(com um NOC-NOC) e apesar de se considerar inteligente não entendeu que ao aceitar falar consigo via chat(não as conversas, mas A CONVERSA) foi exatamente para lhe dizer que achava excessiva a sua postura e que não queria que as pessoas que me conhecem (amigos virtuais ou não, colegas)imaginassem pelo teor das respostas, coisas que não existem, se houvesse outra intenção não seria essa a minha postura.
e fico satisfeita que tenha respondido, ficamos assim a conhê-lo melhor aqui porque noutros blogs, o seu comportamento já é conhecido
como aqui
http://galeriadoshorrores.blogspot.com/2005/07/autrquicas-2005-o-cristo-de-lisboa.html
(ONDE É TRATADO POR POLITICOPATETA)

ou aqui
http://bichos-carpinteiros.blogspot.com/2005/06/simmas.html

ou aqui
http://xafarica.weblog.com.pt/arquivo/121013.html

digo-lhe ainda que a partir de agora todos os seus comentários serão apagados e isto porque tenho pouca paciência para casos patológicos ( só para não lhe chamar psicopata, em vez de politicopateta)

riquita
Anónimo disse…
Cool blog, interesting information... Keep it UP » »
Anónimo disse…
You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » » »
Anónimo disse…
Ora bem... Parece-me que não está totalmente informada da situação da qual fala... Se não, não diria as coisas que está a dizer... As corporações não se rejeitam a pedir triagem ao CODU, a questão não é essa, como bem deveria saber! O problema está em a ambulância ter de esperar para sair do quartel pela ligação de retorno do CODU, enquanto isso, os doentes esperam, tempo desnecessário, que poderá mesmo colocar em risco vidas... E não me digam que o tempo de espera é curto, porque não é bem assim... Exitem alturas em que demoram vários minutos... E para além disso os técnicos do CODU muitas vezes fazem uma triagem deficiente... Já que não atribuem número de ficha CODU a situações como AVC's...Apenas um exemplo de muitos... E como disse uma das comentadoras.. 'cada macaco no seu galho' corporações de bombeiros são comandadas pelo seu comandante... E o INEM pelos seus 'directores'... Não estamos num sistema de subordinação...
Cristina disse…
helena


se os tecnicos do CODU fazem triagens deficientes, e devo dizer-lhe que trabalho com alguns, que poderá dizer-se dos "tecnicos" dos bombeiros? qual é a sua formação especifica para o efeito?????

tenha paciencia! espero que, com as medidas em curso de encaminhamento de doentes NUNCA mais estas decisões fiquem ao criterio de quem nao tem qualificação para tal essa é a intenção. é por causa dessa autonomia para a qual nao têm competencia que os doentes andam de um lado para o outro...

ou então, tomem as decisões e assumam-nas sem pedir numeros de ficha CODU...mas a isso nao se atrevem nao é?? nem têm compoetecia para tal, e por outro lado, porque teriam que assumir tambem o encargo financeiro...

certo?

Mensagens populares