O que se diz


Segundo a TSF online:
«Os bombeiros e técnicos chilenos que ajudaram no combate aos incêndios em Portugal consideram que se gasta demasiada água em vez de se investir no desbaste de vegetação como forma de combate às chamas.Esta conclusão consta de um relatório feito pelos bombeiros e técnicos chilenos que foi entregue ao presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, Manuel João Ribeiro, e ao ministro António Costa.«Há que trabalhar também com as ferramentas manuais e, desse modo, evita-se o reacendimento de incêndio. O objectivo é rodear um incêndio com uma área que não tem vegetação», explicou o director-geral da Corporação Nacional Florestal do Chile.»

No Joral de Notícias (citando o El Pais):
"Os incêndios florestais geram um debate nacional sobre as capacidades e o futuro do país", escreve o jornal, em antetítulo da peça em causa, a qual repete as críticas aos problemas de floresta mal gerida; a um território desordenado (há casas e fábricas envolvidas por matas, o que justifica a mobilização prioritária dos bombeiros); à insuficiência de meios; à incapacidade para ultrapassar o défice e fazer reformas estruturais na economia e na administração"

Que vergonha...

(só para acrescentar o artigo do El Pais, que vale a pena)

Comentários

Indivíduo disse…
Concordo, é uma vergonha!

Mas não começou a ser a partir do momento que foi noticiada na imprensa internacional, ja o era há muito antes!

Mas o que me custa não é esta situação que vivemos, o que me custa é o passar do anos e assitir sempre ao mesmo cenário, chiça que somos burros que nem uma porta, não aprendemos nem a força! e os que aprendem não têm vontade de o fazer, alguém põe mão neste país??
Squeezy disse…
tivemos de ter uma catástrofe grande pra aprendermos. Ou será k ainda não aprendemos?..vá lá alguem k já fala de algo k se refere mais á prevenção e não a como apagar o proximo fogo. é k eu só ouço falar de apagar os fogos k vão vir pro ano!! então e prevenir k eles aconreçãm!!!!!!!!!!!!

já vi k por aqui se passou mta coisa na minha ausencia :)
chalimao disse…
Pois é mas assim não é grande o "negócio" dos aviões....
E pegar numa enchada dá muito trabalho e faz calos!! Limpar as matas custa muito.E tb a estarem limpas lá se ia o "negócio". Toda esta situação está muito mal gerida, mas emfim é o que temos. Pode ser que com todas estas criticas que vêem de fora para o ano a coisa seja diferente, que tenham vergonha e façam qualquer coisa!E que os heróis e ao mesmo tempo vítimas dos Bombeiros tenham descanso!!!!
Beijo
Cristina disse…
gentleman

cá para nós, os governantes assumem que este é um problema que têm que enfrentar durante uns tempos no verão e que os cães ladram e a caravana passa e tal,isto de apostar na prevenção gasta-se dinheiro e não dá muitos votos e é melhor cortar umas fitas que vêm aí mais eleições.
é muito triste constatar que, de facto, ninguém se preocupa com projectos de desenvolvimento a sério, prevenindo a destruição.
Cristina disse…
squeezy

não aprendemos não, há negociatas mais importantes.

já viste que chegaram cá uns gajos do chile e em meia duzia de frases deram a entender uma data de falhas, mas ninguém vai ligar nenhuma tenho a certeza, porque os nossos 'é que sabem'!
Anónimo disse…
Estou a lembrar-me do Verão passado... e do anterior ... e do anterior...
O negócio da madeira, o negócio dos aviões e helicópteros pagos à base de "horas extraordinárias", os municípios que não limpam nem obrigam a limpar, as pessoas que só se lembram de Santa Bárbara quando troveja... e etc., e etc..
Estou a lembrar-me de que há uns anitos atrás tínhamos o melhor corpo especializado de combate ao fogo, reconhecido internacionalmente. Terão ido para o Chile?
Cristina disse…
allien
infelizmente, a bandalheira cada vez é maior, é 'apagar fogos', contando que esteja tudo apagado até às eleições :))
Margarida disse…
Esta situação dos fogos é tão vergonhosa como tantas outras, a diferença é que esta "seifa" vidas e os bens de quem trabalhou vidas e gerações inteiras para ter algo.
Por vezes tenho vergonha de aqui viver. É certo que a responsbilidade é de todos, mas não serão os senhores responsaveis pelos destinos do país, os primeiros a serem responsabilizados?
Um dia destes a ver um noticiario assiti a uma coisa que dificilmente se verá em Portugal: 2 senhoras (julgo que deputadas) espanholas, elaboraram um estudo sobre a seca, o imapacto actual e futuro e que medidas se devem tomar. O discurso paraeceu-me sério, estruturado...com pés e cabeça.
Só pensei: "que pena em Portugal ninguém fazer nada assim"

Gosto muito do seu blog. Parabéns
Guida
Cristina disse…
margarida
pois é ninguém parece ter interesse em fazer um trabalho sério! lamentavel :(

um abraço, volta sempre.
Anónimo disse…
Excellent, love it! » »

Mensagens populares