Darwin


Durante mais de cem anos, a Biologia aceitou a idéia de Charles Darwin, de que a evolução das espécies se deu através de mutações e seleção natural e todos os novos avanços científicos – até a descoberta do código genético – se encaixaram com facilidade nos princípios de Darwin
As autoridades educacionais da área de Dover (EUA) exigem que os professores de Ciências digam aos alunos que a teoria da evolução é apenas mais uma, e não está comprovada. Argumentam que o desenvolvimento da vida é tão complexo que deve ter sido supervisionado por um poder superior.
Um tribunal nos Estados Unidos começou nesta segunda-feira o julgamento de uma ação movida por onze pais de alunos para evitar a inclusão, nas aulas de biologia, de uma alternativa à teoria da evolução – a do design inteligente.
Os pais alegam que esta teoria é religiosa e, portanto, não é científica. Por isso, a sua inclusão nas aulas de biologia nas escolas da área de Dover, no Estado americano da Pensilvânia, é inconstitucional pois contraria o princípio de separação de Igreja e Estado.
Notícia BBC

Depois de anos e anos de trabalho científico, de tratamento de dados que tornaram incontestadas as teorias da evolução de que até hoje vamos encontrando exemplos, a separação entre ciência, igreja e poder político parece sofrer agora um novo revés. ou é puro devaneio de comunidades isoladas?

Comentários

Anónimo disse…
Riquita

Atenção ao título do post. Tem um G a mais.

Bjos
Cristina disse…
looooooooooooooooool
boas jotace. no dia em que estiver tudo bem, faço outra festa!

beijocas ;)
Helder Mendes disse…
Não sei porquê tanto pudor por parte das comunidades religiosas dessas cidadezecas conservadoras norte-americanas. O Darwin até era um velhinho simpático e barbudo, bem ao jeito da imagética sobre Deus (vide a Capela Sistina). Não há maneira de juntarem ambos?
Anónimo disse…
Riquita

É extraordinário que isto aconteça num país que, ainda por cima, produziu um filme fabuloso, exactamente sobre este tema, também passado numa pequena localidade americana, e que ridicularizava esta situação.

Só me lembro que era com o Jack Lemmon e o George C. Scott (que eram os advogados das partes na disputa)

Vou à procura de saber do nome e depois digo.

Fala-se muito da administração Bush, e muito pouco da sua componente religiosa, alicerçada em igrejas fundamentalistas, a roçarem o fanatismo religioso mais retrógrado.
Cristina disse…
peter pan

pode-se e junta-se, aliás nas escolas católicas, há uma teoria muito própria nesse sentido..:)
beijinho
Cristina disse…
JC

O governo da sévia há tempos (não sei quanto) deu ordem para que fosse banido das escolas o ensino da teoria da evolução :( sob a lógica de que seriam ambas teorias dogmáticas :(

depois do protesto de cientistas, professores e oposição:), veio agora o vice-ministro anunciar a suspensão dessa ordem.
disse o ministro VIM AQUI PARA CONFIRMAR QUE CHARLES DARWIN AINDA ESTÁ VIVO, sendo que a ministra foi 'a negócios'
(noticia tb da BBC)
E ESTA? :)
Cristina disse…
JC

ps-sérvia

dogmaticas, a religiosa e a cientifica (???)

sorry:)
Anónimo disse…
Riquita

O filme chama-se "Inherit the wind", e é sobre um julgamento real sobre este tema, passado em 1925!!! Vale a pena ver.
Unknown disse…
bem, isso é tipicamente inerente à estupidez humana, e por muito que o desejássemos, não é exclusivo dos americanos!

Mas a mentalidade puritana e retrógrada deixa-me desorientado! Já que estamos em matéria de filmes, A vila, de N. Shyamalan é outro exemplo assustador.
Cristina disse…
desi
não vi mas sendo do realizador do 6º sentido..
de que fala? :)
Unknown disse…
riquita,
é muito interessante. e a imediatamente. na fnac encontra.
a história decorre numa sociedade puritana e retrógrada, tipicamente americana... e não digo mais, para n estragar a surpresa! ;O)
Unknown disse…
e a ver imediatamente!... ficou a faltar...
Unknown disse…
como comentário a um post qualquer num blog qualquer (sem desprimor, apenas não me lembro do nome), mencionei que os EUA estão a atravessar aquilo que para nós é a idade média.

vejamos:

2000-400=1600 anos de atraso

uma vez que eles estão-se a desenvolver 3 vezes mais rapido que os europeus após a queda do império romano... isso significa que estão com 533 anos de atraso em relação a nós.

estão quase quase a passar da idade média para o renascimento!!! o problema é que nesta fase a Inquisição domina!!!

cálculos baseados na teoria da evolução das espécies, by bandinho.

ps: se eles são homo sapiens, nós somos homo sapiens V 3.01 pro
Cristina disse…
JC
nem faço ideia!

gosto de cinema mas...brrr não digo, tenho vergonha :(
Indivíduo disse…
Independentemente da vericidade da teoria de Darwin, ou das teorias eclesiasticas, acho toda a discução por aprte da dita comunidade ridicula!

O que interessa a separação da igreja-esatado? acho sinceramente falta de tino, mais importante que esta questão pequena, é a cultura! coisa com a qual os americanso não se dao muito bem!

é sabido que nenhum acontecimento é inócuo e absoluto, e como tal, mesmo assumindo como certa uma teoria, temos que aceitar o facto de esta vir a ser suplantada por outra, aparte disso, mesmo acreditando na generalidade de uam teoria, devemso ser dinamicos e produtivos para a questionar, na sua parte ou no todo!
Cristina disse…
gentlemen
o que a teoria de darwin diz,no fundo, é que a evolução se faz sem influencia de Deus !!!! Ora em sociedades em que há grande influência da igreja ou de seitas religiosas, há sempre influência, além de que em muitos locais ainda é a partir da igreja que se faz o ensino. tem tudo a ver, portanto.

repara que a igreja até aceitar que a Terra se move à volta do sol, levou centenas de anos!! e provavelmente ainda há pessoas (lá dentro) que não estão muito de acordo!! :))

vai levar ainda muito tempo a separar águas:)
Cristina disse…
bandinho

nem tem a ver só com os EUA, viste o que deixei em cima ao JC?
em qualquer local onde a influencia se faça no poder político, há-de haver tentativa de influenciar:)

beijinho
Anónimo disse…
Riquita

Não me diga que também não vai ao cinema...

Já seríamos dois:)
Cristina disse…
JC

ai....que horror, pronto vou confessar, não gosto de ir ao cinema, não tenho pachourra para aturar cheiro de pipocas, conversas, telefones, etc.
so, compro dvds e vejo esparramada no sofazinho, a fumar um cigarrinho :) muito melhor! e o som é óptimo. não sou especializada na matéria, compro os filmes nomeados para os oscars ou que me aconselham ee vou vendo.
não vou muito além disso :(
Unknown disse…
HURRA!!! afinal não sou o único a não ir ao cinema!!!!

é que já começava a ficar f***** quando olhavam para mim como se fosse uma iguana das galápagos quando digo que detesto ir ao cinema! e é exactamente pelos mesmos motivos da riquita!!

num queres casar comigo?? acho que encontrei a minha alma gémea!!!

eheheheheheh
Cristina disse…
bandinho

somos umas vítimas da sociedade...casamos e vemos filmes o dia inteiro? pronto, é um motivo como outro qualquer...:)))))
sabes cozinhar?
Anónimo disse…
Riquita

Parece que está aqui a nascer a "Associação de Amizade Portugal-DVD":)))

O começo do fim, para mim, foi no princípio dos anos 80, no cinema Império, com um fulano que tinha levado um rádio pequenino para ir ouvindo um relato de futebol. Fim de excitação!!!
Cristina disse…
olá!!

nem mais, adoro comprar filmes e depois ficam aí prateleiras deles que nem sei por onde começar..

essa é de mais...lol e aguentou-se? sem lhe dar com um sapato na cabeça?

beijo

ps-mais bem disposto?:)
Anónimo disse…
Sim, sim, muito bem disposto:), mas eu estava mal disposto???

Ah, já sei...Talvez fosse um ex-qualquer-coisa, é possível:)))

Bjos
Cristina disse…
JC

mais discreto:)o que não condiz consigo.

o que posso fazer?
Anónimo disse…
Riquita

Engana-se, discreto é comigo mesmo, o que não quer dizer que não seja agressivo, como todos os tímidos. Atacam para se defenderem:)

ps- não pode fazer nada, claro, mas acho que não estou enganado...é muito óbvio.
Cristina disse…
JC

será 'lá fora', aqui garanto-lhe que não loool.
mas tem razão, essa é uma característica dos tímidos.
são mais corrosivos que os extrovertidos :)
não, não é nenhuma indireta :)
Cristina disse…
António

isso penso que é inquestionável:)

ainda que não concordes, não há nenhum problema looool.
beijos até amanhã :)
Anónimo disse…
Riquita

Há um exercíco que tento aperfeiçoar todos os dias, umas vezes com mais, outras com menos sucesso, e que não tem a ver com O que se diz, mas sim COMO se diz.
Cristina disse…
JC

como o compreendo!!!!
trabalhei esse 'tema' durante anos e ainda não consegui completamente:(

mas esforço-me, às vezes muito! respiro fundo, penso 3 vezes, conto até 10...
há situações em que um mau gesto ou palavra pode deitar tudo a perder....
enfim...mas habitualmente sou bastante espontânea.

é como o filipinho da mafalda dizia:tantos anos a lidar connosco e não chegamos a conhecer-nos bem loool:)
Anónimo disse…
Riquita

Não se preocupe. Nunca lá chegaremos, eventualmente, mas demos o nosso melhor e esse simples facto faz de nós pessoas melhores.

Já viu as horas?
sem medo disse…
Um grande bem-haja,

Este assunto é deveras interessante pelo que, apesar de temporalmente deslocado vou tentar esgrimir argumentos num sentido não tão radical quanto a dita comunidade se reveste, nem numa desmesurada crença na ciência!

Antes demais, gostava que quem me lê comprrendesse onde me situo neste tema; não sou um creacionista convicto, mas também tenho reservas quanto a uma explicação científica (leia-se, ciência como hoje a conhecemos) da origem do universo.

Primeiro, a ciência assenta muitas vezes na pura convenção humana, pelo que teríamos que distinguir ciência legal(unânime) de ilegal(alternativa); por outro lado todos sabemos que o objectivo último de qualquer ser humano e mais de um especialista é atingir a riqueza (prestígio, reconhecimento social, monetária, intelectual...) e como tal é perigoso pensar que não haja fraudes, de resto a História fala por si; inconcebível mas real, é o facto de a política (mesmo laica) aproveitar-se da ciência para fazer vingar um ideal e subjugar culturas e o livre-arbítrio; de notar que é actualmente um dado adquirido que os imperativos económicos determinam a cadência da investigação científica e põem-na muitas vezes sob o jugo de objectivos financeiros; referindo-me agora ao caso em questão, tenho a noção que até hoje a ciência não encontrou qualquer fóssil de um tetrópode de transição (mutante), o que vai gorar muitas das teorias que acima se propugnaram, de resto as que existiram revelaram-se mentiras levadas a cabo por académicos e investigadores desesperados; tenho a noção que também não há registos de um possível ser aquático que desse origem - numa mutação - a um ser terrestre com membros que permitissem a sua deslocação neste meio; já nem falo em teorias do big-bang e outras que tal, incomensuravelmente desprovidas de crédito;

Não quero com isto dizer que acredito em qualquer teoria religiosa ou que me resigno a uma raciocínio cartesiano da existência de Deus ou O odeio numa concepção de Nietsche puramente nrcisística. A verdade é que a ciência padece das incongruências de um ser imperfeito - o Homem - e quanto a isso teremos que concordar;

Não podemos tomar como absoluta qualquer verdade, pois nenhuma até hoje nos deu a resposta ao sentido da vida ou a prova de que tal conceito é um processo/etapa e não um fim em si mesmo;

Por mais que acredite em Darwin nunca irei agarrar numa caçadeira e enfiar chumbo em inabilitados ou incapacitados, ou por exemplo proibir um casal de invisuais de procriar com o intuito de salvaguardar a pureza da espécie humana, não é?!

Quanto à solução do problema penso que o advento histórico que foi a revolução francesa e o ideal de laicização do estado é primordial e imperativo nas sociedades actuais, pelo que os mecanismos de suprir as necessidades daquela comunidade passam por recorrer a disciplinas optativas de índole religiosa leccionadas em local extra-escolar, penso que seria uma solução equilibrada e que equitativamente satisfaz a concepção de Estado e dá voz ao princípio da liberdade religiosa;

Cumprimentos e peço desculpa pela dimensão da palestra (entusiasmei-me);-)
Pêndulo disse…
Sem medo

Creio que não reparou que a ciência evolui, que é capaz de aperfeiçoar ou substituir as suas teorias.
Essa sua afirmação sobre caçadeiras é inclassificável, estava a comentá-lo mas agora ao relê-lo reparei nesse parágrafo e achei que não vale a pena. Talvez apenas responder-lhe no seu tom :
- Se Deus existe que me caia , agora, neste momento, um raio em cima, que tenha uma síncope , uma hemiparésia flácida (ainda estou para entender se é flácida como é que ... estes médicos são uns enganadores...)ou um simples espirro.

Riquita

Não se esqueça que vive num Estado que tem uma aberração chamada Concordata. Não estamos assim tão longe da América fanática.
Pêndulo disse…
Já passaram alguns minutos e nada, nem um espirro, apenas uma ligeira flatulência, será o Espírito do Senhor a menifestar-se ?
Pêndulo disse…
Compreendi agora a essência do criacionismo.
Há bocado também eu criei aqui um mau ambiente mas já se desvanesceu, não há mais provas de que sou o Criador. Queres ver que ainda aparecem aí uns cientistas malucos a dizer que muita fibra e vegetais evoluem para aquilo ?


A Riquita desculpe mas estas coisas irritam-me !
Males de nem sequer ser baptizado.
Miguel disse…
Muito Bem Explanado!

Bjks da matilde
sem medo disse…
Caro Pêndulo, se não me queria comentar, acabou de o fazer. Estava agora a relê-lo e reparei que talvez leu o meu comentário qual fanático anti-religião pelo que o incluiria no rol das pessoas que integram a dita comunidade, bem, porventura fui eu que me expliquei mal naquele infeliz parágrafo; passo a explicar: não é por seguir uma determinada religião que me vou suicidar com 100gr de nitroglicerina e deitar abixo o empire state, ou então se preferir, não é por propugnar a democracia e os ideais republicanos que desato a fazer guerras preventivas, ou ainda, não é por ter ideias de uma economia distributiva ou redistributiva que me vou tornar num escrupuloso ditador;

Meu caro, nada do que nos rodeia o é em absoluto ou encerra em si ou supremo conhecimento ou a verdade última!

O Ser Humano é limitado, fisicamente, imperfeito intelectualmente e digo-o em qualquer outro plano; eu já tomei de que a virtude humana passa por um saudável equilíbrio de crença e ciência, de resto teorizada entre alguns filósofos clássicos; cito Socrátes (não o nosso ignóbil 1º ministro): "que só sei que nada sei" e quanto mais conhecimento possuir, mais consciente disso ficarei, portanto insto o pendulo a uma visita ao templo de Delfos na Grécia e pode ser tal como Sócrates deixe de achar o ser humano o super homem, pois desses só em b.d.;

Um bem-haja
Cristina disse…
sem medo
primeiro, obrigada pela visita e preciosa participação:)
tentando responder ao seu comentário e para me situar também, até prova em contrário :) acredito no método científico e nas respostas encontradas por Darwin construidas num critério de cientificidade, ou seja, num critério que demarca as teorias confirmadas ou refutadas pela observação das que assentam numa base mistica, as que separam por exemplo,a astronomia da astrologia que não tem estatuto científico (se me permite a analogia).
Se falamos da evolução do planeta, tenho muitas reservas em ignorar todos os estudos dos fenómenos geológicos, os minerais, os sistemas climatéricos, os movimentos de massa e tudo o que já se determinou como influente na evolução da terra a favor do creacionismo.
A mesma coisa se passa em relação à evolução das espécies. na minha área ainda hoje temos bem documentadas caracteristicas de determinadas populações que lhes confere resistência em determinadas patologias, é natural que esses elementos se reproduzam e criem uma nova população (e foi isso que aconteceu, de facto). Aquilo que Darwin fez, foi separar estes factos de qualquer influencia divina, ou seja aconteceria com Deus ou sem ele:)
Mas como sabe, em sociedades fortemente influenciadas pela igreja, até que esta explicação seja aceite será um longo caminho a percorrer, se é que lá vai chegar :)

um beijo, volte :)
Cristina disse…
sem medo
só para dizer que não tenho nada contra a astrologia (não negue à partida....)

seria também um interessante tema :)))))
Cristina disse…
pêndolo

não diga essas coisa! é melhor prevenir e faz cá falta!
ora falemos de parésias....
escrevi parésia flácia por oposição a parésia espástica, sendo que a segunda significa a evolução para a cronicidade da primeira, ou seja parésia flácida é significado de instalação recente :) foi só um preciosismo...

ps- você tem 'cara' de quem está possuído...agora só mergulhado em água benta,rezar 100 padre nossos e ir a fátima (não à outra, é claro!)
Unknown disse…
sei cozinhar, passar a ferro, e arrumo a casa!

consequências de viver sozinho!!

fica marcado?? lá pa 11 de Novembro????

ehehehe
Cristina disse…
bandinho
estás-me a enganar? looool
não foi isso que te ouvi dizer há uns dias....
Unknown disse…
saber sei...
não costumo é arrumar... nao tenho ninguem a resmungar!!
Rui disse…
Li e partilho da incredulidade.

Mensagens populares