mulheres, preparem-se.


Um homem com gripe.


Pachos na testa, terço na mão,
Uma botija, chá de limão,
Zaragatoas, vinho com mel,
Três aspirinas, creme na pele
Grito de medo, chamo a mulher.
Ai Lurdes que vou morrer.
Mede-me a febre, olha-me a goela,
Cala os miúdos, fecha a janela,
Não quero canja, nem a salada,
Ai Lurdes, Lurdes, não vales nada.
Se tu sonhasses como me sinto,
Já vejo a morte nunca te minto,
Já vejo o inferno, chamas, diabos,
anjos estranhos, cornos e rabos,
Vejo demónios nas suas danças
Tigres sem listras, bodes sem tranças
Choros de coruja, risos de grilo
Ai Lurdes, Lurdes fica comigo
Não é o pingo de uma torneira,
Põe-me a Santinha à cabeceira,
Compõe-me a colcha,
Fala ao prior,
Pousa o Jesus no cobertor.
Chama o Doutor, passa a chamada,
Ai Lurdes, Lurdes nem dás por nada.
Faz-me tisana e pão-de-ló,
Não te levantes que fico só,
Aqui sozinho a apodrecer,
Ai Lurdes, Lurdes que vou morrer.

A. Lobo Antunes

Comentários

Anónimo disse…
Riquita

O poema é brilhante. Infelizmente leio pouca poesia, mas há aqui uma respiração, uma pulsação, muito semelhante à "Calçada de Carriche" do António Gedeão.

E depois virão os comentários das mulheres a dizerem que os homens são lamechas. E por acaso até são.
Anónimo disse…
perfeitamente hilariante e perfeitamente verdadeiro...
Cristina disse…
JC
meu amigo, porque será?
eles gemem, eles torcem-se, eles morrem e ressuscitam várias vezes por dia, eles fazem beicinho, eles sofrem horrores para se levantar, eles levam a comida à boca com dores excruciantes,uma lástima, JC, nem sei como sobrevivem a maior parte das vezes :(
Cristina disse…
casta
loooool, aí o amigo JC, parece que adivinhou!:)
Anónimo disse…
Riquita

Aposto que isto vai acabar naquela dicotomia cómica do sexo forte/sexo fraco, que é uma das discussões mais absurdas que a humanidade jamais produziu.

Eu aqui faço parte daqueles que, não só gostam das mulheres, como as apreciam e lhes dão um enorme valor enquanto seres humanos fabulosos.

Qualquer homem decente que tenha sido pai, como eu, não pode ignorar quem é o elo fraco DESTA cadeia.

Quanto à questão que coloca, eu acho que agimos desta maneira estranha à mais pequena "doença" para reclamar afectos que não conseguimos (não queremos?) trazer à superfície em circunstâncias normais.

Lá no fundo, a informação genética e milenar dos grandes machos dá nisto!
wind disse…
Gargalhadas.) Muito bom;) bjs
Cristina disse…
JC
tanto esforço, e nunca mais o consigo convencer que rir é bom e lava a alma :))))
o valor que damos aqui, uns aos outros como seres humanos não é posto em causa, portanto, por aí estamos descansados:)e o elo mais fraco, depende das circunstancias:)


quanto aos afactos, é só uma questão de treino, mais nada!

bj
Unknown disse…
EHEHEHEHEHEH!!

verdade, verdadinha...

somos uns "paridos" como diria a minha mãe..

e mimalhos, n temos é coragem pa pedir mimo...
Cristina disse…
bandinho
PARIDOS?????
tá certo! uns bem, outros mal.

looooooooooool
deixam o pedido de mimo todo para quando estão doentes....e se nunca adoecerem? é melhor prevenir, não?
beijinho
Anónimo disse…
Riquita

Mas olhe que eu não estou aqui de lágrima no olho!!!

Acredite, Você já me convenceu sobre lavagens da alma pelo riso, desde que não se efectuem em máquinas de lavar!!!!!!!

E agora:
1- eu disse elo fraco DESTA cadeia, ou seja, nesta circunstância
2- quanto ao treino dos afectos, não podia estar mais de acordo.

1 bjo bem disposto.
Cristina disse…
jc
:))))

até amanhã e muitos mimos:))
chalimao disse…
Pura verdade!!!!
Jinho:))
Su disse…
rsrsr gostei de ler..."ai que vou morrer".... é mesmo, nem sei como resistem a tanta dor rsrsrsr
jocas
jacky disse…
:D sem tirar nem pôr!
Anónimo disse…
begueiro que é begueiro não se presta a essas paneleirices!!!
eheheh
Cristina disse…
su
só por serem o sexo forte, mais nada!:))
Cristina disse…
norm
mas estiveste quase, quase, confessa:))foi por uma unha negra...
Cristina disse…
begueiro
ah pois claro! :)))

Mensagens populares