criação


Se bem se lembram, há 1 mês falou-se aqui sobre a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin e o criacionismo, sem conclusões definitivas como convém a qualquer boa discussão. Até hoje. Acabei de encontrar a resposta, pela mão de Luís Veríssimo:

Na velha questão sobre a origem da humanidade eu defendo o meio-termo. Um empate entre Darwin e Deus. Aceito a tese darwiniana de que o Homem descende do macaco mas acho que Deus criou a mulher. E nós somos a consequência daquele momento mágico em que o proto-homem, deslocando-se de galho em galho pela floresta primeva, chegou na planície de Éden e viu a mulher pela primeira vez. Imagine a cena. O homem macaco de boca aberta, escondido pela folhagem, olhando aquela maravilha: uma mulher recém-feita. Como Vênus recém-pintada por Botticelli, com a tinta fresca. Eva espreguiçando-se à beira do Tigre. Ou era o Eufrates? Enfim, Eva no seu jardim, ainda húmida da criação. Eva esfregando os olhos. Eva examinando o próprio corpo. Eva retorcendo-se para olhar-se atrás e alisando as próprias ancas, satisfeita. Eva olhando-se no rio, ajeitando os longos cabelos, depois sorrindo para a própria imagem. Seus dentes perfeitos faiscando ao sol do Paraíso. E o quase homem babando no seu galho. E, com muito esforço, formulando um pensamento no seu cérebro primitivo. "Fêmea é isso, não aquela macaca que eu tenho em casa." Há controvérsias a respeito, mas os teólogos acreditam que, quando Eva foi criada por Deus, tinha entre 19 e 23 anos. E ela reinou sozinha no Paraíso por duas luas. E, instruída por Deus, deu nome às coisas e aos bichos. E chamou o rio de rio e a grama de grama e a árvore de árvore e aquele estranho ser que desceu da árvore, e ficou olhando para ela como um cachorro, de Homem. E quando o Homem sugeriu que coabitassem no Paraíso e começassem outra espécie, Eva riu-se, concordou só para ter o que fazer, mas disse que ele ainda precisaria evoluir muito para chegar aos pés dela. E desde então temos tentado. Ninguém pode dizer que não temos tentado.

Comentários

Caracolinha disse…
Boa noite Exma Sra Dra ... era, por favor, um Xanax da dosagem mais forte que aí tiver ... é que hoje ia-me dando uma solipampa a ver o jogo do nosso Benfica ...é que uma miúda não tem saúde cardiovascular para suportar isto...

Olha, sabes que mais, pela mão do Luís Veríssimo e, indirectamente, pela tua, acabei de me deliciar com cada uma das palavras deste post ;)

Agora vou ler os outros que este teu dinamismo faz com que, quando julgamos que ainda estamos relativamente actualizados em termos de conteúdos aqui no contra capa, facilmente nos apercebemos que essa ideia é apenas uma doce ilusão ;)

Eh pá, é que à contra capa é mesmo difícil resistir ;)

Beijoquinha ainda a tentar reaver a homeostase ;)
Cristina disse…
caracolinha

olááááá!!! pois é havia muita água mas peixe que é bom, népias:))

salva-se sempre o nosso Nuno, lindo menino que nunca nos desilude...e lá continuamos a torcer para o próximo, esperando que não lhe partam uma perninha:))

já viste que teoria maravilhosa???
nos ultimos dias tenho-me dedicado ao Luís Veríssimo e vou pondo por aqui o que mais gosto :) sou assim...quando gosto de um autor,só quando me fartar ou não houver mais nada para ler:))

linda, obrigada por teres vindo, sempre carpimos máguas juntas:))

beijocas e bom fim de semana:))
Cristina disse…
ps- a etudar homeostase???????factores de coagulação e outras secas que tais??? porquê??

beijinhos:(
Pêndulo disse…
Eu também digo umas coisas assim quando estou interessado numa mulher. Até digo que é a inteligência delas que tem salvado o mundo da destruição causada pela estupidez dos homens.
Este paleio costuma resultar....

(tinha de ser... eu tinha de ser desagradável e estragar o idílio. Esta minha sinceridade excessiva... )

:p
Anónimo disse…
ai ai ai... eva eva... do sangue, também... apetecia-me um comprimido anti-menstruação... aaarrrggghhhhh... dores e amis dores... acho que a criação deve ter doído... as mulheres que o digam... todos os meses tem de se lembrar disso... ( e eles, nem ver o tapete vermelho...!!!!)

não estou nos meus dias.. estou completamente vermelha... e o vermelho, também contem dor, e esta!!

mas, realmente estes dois principios sempre me fizeram confusão á cabeçinha... qual a verdade?? deixei de pensar nisso aos 7 anos! acredite, começei muito nova... aos 6 anos quando me mostrarm as duas versões...
( não vale apena pensar, não é mesmo... ficamos sempre algures pendurados.)

vou dormir, porque comprimidos, não tomo para uma cólica menstrual. devo ser uma mulher rara neste aspecto. aguento as dores, assim como a criação.. e não é masoquismo, é auto-suficiencia.. hehehehehe
Cristina disse…
Pêndulo

costumava....
acho que já não há nada que te valha :)))


:P
Pêndulo disse…
Balha-me Deus. O mesmo que tem valido ao Benfica.
:p
Cristina disse…
Pérola (NseeaO)

oh miuda, dismenorreias já não se usam...um antiinflamatório e ficas no céu:))
bem eu não sou muito dada a misticismos...acredito no método ciêntifico, até prova em contrário:))

as melhoras e um beijo grande:))
Rui disse…
Gostei muito de ler o texto do Luis Verissimo.
Nos EUA está em cima da mesa nos últimos meses esta discussão. Os Creacionistas, apoiados pelos conservadores evangélicos (muitas vezes confundem-se uns com os outros)descobriram um novo nome para uma ideia antiga: Intelligent Design. Quem tiver interesse no debate pode procurar informar-se.
Pessoalmente, não podia concordar menos com a teoria da criação.
Gostei muito do teu Blog.
Cristina disse…
rui

pois eu sei que os americanos estão um bocado obcecados com o assunto, se tiveres pachorra lê o post de 29 de set (se não me engano).

obrigada, volta mais vezes, então:)
beijos
Cristina disse…
norm

somos dois, então:))
bj
Hipatia disse…
Cheira-me que o problema dessa teoria está no facto de todos os embriões serem femininos até não sei que semana :)

Lá por a sociedade patriarcal que a sedentarização nos trouxe se recusar a pôr o homem no lugar que a natureza lhe atribui, a verdade é que Eva nasceu primeiro. E devia estar com um violento ataque de PMS no dia em que se lembrou de dar uma costela para que os deuses se resolvessem a inventar o Adão ;)

Mensagens populares