Ranking


O novo «ranking» das escolas nacionais será divulgado sábado, dia 22, pelo EXPRESSO e toda a informação estará disponível online, a partir das zero horas de hoje.

É quase inevitável que se acabe por valorizar este estudo que todos os anos ajuda encarregados de educação a optar por determinada escola. Agora, se é certo que a sua publicação estimula a competitividade, o que já tem levado algumas escolas a modificar métodos e a melhorar resultados, pode no entanto, atribuir injustamente atestados de incompetência a outras, que no contexto em que trabalham, são apesar de tudo um exemplo.

Comentários

wind disse…
É um assunto muito problemático. Há sempre injustiças.
Cristina disse…
wind

ainda não percebi se há mais algum critério além das notas, penso que não. de resto, no fundo é o que as pessoas procuram...uma garantia de notas altas :)

beijinho:)
José Pires F. disse…
Creio que o aviso final deste post tem toda a razão de ser.
Parece-me que existem casos, em que os critérios estabelecidos limitam à partida muitas escolas e não é conclusivo que estas sejam incompetentes, existem sim factores que provocam inevitavelmente a descida aritmética na escala.
Cristina disse…
piresf

a competência pode ser determinada em criterios objectivos de notas, mas pode também ser a equação entre o que se consegue e o contexto em que se trabalha:)
claro que , isto são outras contas :)

beijinhos:) e bom fim de semana:)
Cristina disse…
pedro

beijinho e bom fim de semana :)))
Indivíduo disse…
É o sensasionalismo puro das noticias a vir ao de cima, eles, os media, têm acesso ao resultados finais do exames, só e apenas, depois fazem o seu trabalho de casa, que mais não é que fazer o ranking baseado apenas nos resultado finais por escola, como disses-te e muito bem, ha mais coisas a avaliar, nem tudo se baseia em resultados finais, porque se fosse baseado no resultado o metodo paera avaliar noticias,diria que quase todas são uma bela merd*.

Escolas exemplos ha muitas, e muitas delas estão abaixo da linha de agua destes rankings, são exemplos disso varias escolas que operam em bairros socias, a qcujos professores dou desde ja os meus parabens!
Parece-me natural que seja mais facil atingir bons resulatdos em colegios particulares, onde o nivel socio-economico é mais alto, não vejo assim tanto merito nisso.

um beijinho;
Cristina disse…
gentleman

tens toda a razão, agora uma provocação, será que os leitores dariam importância a uma classificação que incluísse esses factores???

quase com certeza que não, aquilo que os pais querem saber é quais são as escolas que dão mais garantias de entrada na faculdade...o jornal dá-lhes aquilo que eles querem:)

beijinho:))

Mensagens populares