atorvastatina
Ainda com os olhos, e os ouvidos, a meio gás liguei a televisão para ver as notícias. Falava o jornalista de uma droga- do grupo das estatinas- que reduz o colesterol e previne as doenças cardio e cerebrovasculares. Ok, até aqui nenhuma novidade, já é usada há que tempos neste sentido, era só uma questão de dose. A minha estupefacção foi quando o ouvi chamar-lhe atrovastatina!
Atrova?? sei que estes termos não são fáceis para quem não lida com eles, ainda pensei, foi uma distracção, mas repetiu! e quando apresentaram a peça, a jornalista voltou a referir-se à atrova . Que diabo! Na estação que é lider de audiências -e já não é a primeira vez que me refiro a este assunto- não há a preocupação de ter um consultor para corrigir a linguagem técnica?? Haja profissionalismo.
Comentários
tudo o que é consultor neste país está a trabalhar nos projectos da OTA e do TGV,que são projectos importantes e assim!
Poça,estás sempre a criticar!
B.
boa tarde!!!
vocês tão sempre com as anteninhas no ar....
epá, aquilo soa tão mal que nem vos passa...ouvir o tipo a repetir uma coisa que para nós soa ridículo...
enfim, mas bastava uma pequena introdução da palavra no google e até este lhe perguntava: "será que queria dizer atorva.."??
loooool
beijinhos
olá, até que enfim....pensei que tinhas fugido!!
e onde é que está essa equipe???
mesmo assim, acho que há coisas que é dificil detectar se não for um "especialista" ;))))
beijocas
Desde que ouvi um jornalista referir-se à fórmula da molécula da água como sendo H20 ,"H vinte", já não surpreendo com esta falta de profissionalismo...
Bjs fofos e abraços musculados :)
hás-de dizer-me onde é que te posso ouvir:)))
depois bato-te!! ;))
beijocas
olá!!, bem vindo/a :))
basta haver só um bocadinho de cuidado...ir ao google por exemplo, ajuda:)
beijocas, volta sempre:)
ora bolas!!!!tá bem, prometo fazer muuuitos elogios :)))e ofereço os meus préstimos para corrigir a linguagem médica:), completamente livre de impostos:))
beijos
ps-vá lá...não sejas marreta:(
Neste dia cinzento mas menos cinzento que a minha alma ...
Por isso aqui esta a razão de ter vindo aqui , sabia que en contraria outras cores ....
Um beijinho , e esteja sempre bem .
Maria
por amor de Deus! eu sei lá o que são as rédios da média capital...eu sou médica homem, dos grupos económicos só sei que hospitais é que têm:)
e reconheço a voz, pois claro! como é que não me lembrei dissoo?:))))
agora vou à FNAC (CAS SHO), ouvir umas musicas:) já volto
gostas da que está a tocar??
ainda bem que veio
espero poder contribuir para que o dia seja menos cinzento :)
fique à vontade, ouça a musica vá vendo por aí as maluquices que vamos escrevendo:)) como as que estão no nosso serão de ontem (post ausencias), pode ser que se ria um pouco:)
beijinhos , volte por favor:))
Gente Atrovastata ...
Um Bom FDS ...
Bjks da matilde
PS: Já tens musica e Tudo!
Muitos beijinhos
Pobres de nós benfiquistas....
Raquel R
muito bem...o que não adianta grande coisa ;)
ok, desisto de te ouvir:(
de qualquer modo a oferta mantem-se, é só mostrar-me, que eu devolvo sem gralhas:))
bem, ouvi tanta coisa que já venho confusa, de qualquer modo acabei por trazer 10 cd's :) é sempre a mesma coisa, uma perdição :))
também tenho que te enviar um estetoscópio para colares aí no blog, já vi que não vai resolvida, a falha do som:)
beijinhos
só é péssimo porque a notícia era exatamente sobre a droga, não foi uma coisa de que se falasse de passagem:(
enfim...foram o que deu a noticia e a rapariga que fez a reportagem:)))
beijos, prazer em reler-te miuda:)
Abdiquei de ver televisão de forma directa ha algum tempo, nos dias que correm apenas o faço em casos de tédio absoluto(o que é raro) ou para ver algum filem de domingo a tarde,e já é muito....
Mas sem dúvida que são falhas as incríveis aqueles que se ouvem nos noticiários, da minha area e daquilo que sei, apanho muitas...de outras areas que não domino,e essa dos medicamentos é uma delas, presumo que acontessa o mesmo, o que significa que tem um nivel de cultura mais baixo que não lhe permite dominar um rol de conhecimentos, é constantemente enganado, e ainda pr cima é essa parte da população q que recorre na maioria ao telejornal das 20....enfim,é urgente que se começe a trabalhar com rigor e seriedade, na minah area não se admitem falhas, na da maioria dos portugueses também não, porque admiti-las na comunicação social? vivemos debaixo da opressão dos media e daquilo que eles nos querem impingir,para mim, basta!
acho que deveria nascer um canal apenas de "contra-informação".. onde se relatariam todos os disparates e dislates que os nossos grandes meios de comunicação relatam por aí!!
é triste! é mt triste que o jornalismo que deveria ter como preocupação informar.. dar a conhecer...seja apenas usado para manipular!
ah só mais uma coisa..este teu exemplo riquita.. é apenas um entre tantos outros...de que a maioria dos jornalistas não faz a mais pequena ideia do que tá a falar!!
pronto!! é que isto irrita-me mesmo um bocadinho :((
bjos
e resto de bom fim de semana
sim, mas nós escusavamos de saber:)
beijos
estou admirado com a tua falta de actualização!
"Atrova" é uma molécula russa, descoberta há pouco tempo e que, junto com a "estatina", serve para tratar jornalistas incompetentes.
1 beijo
Como sempre estás cheia de razão, mas o tema é velho e tem barbas e melhoras nem vê-las. Penso há muito que a origem do problema está na educação e desculpem os professores de comunicação, mas uma significativa quota-parte do problema deve-se a eles, e aos responsáveis pelos programas.
Quando o Fernando Pessa criticava e dizia que já nem sabiam falar português, sabia do que estava a falar. É claro que temos alguns bons jornalistas, mesmo alguns de estatura intelectual acima da média, o problema é que são poucos para as necessidades.
PS: Foste à Fnac, ou alguém te resolveu o problema?
mas não está a uso, pelo visto ;)
2 beijos
:))
isto nem é uma questão de português, mas de negligencia..não são obrigados a conhecer fámacos, mas penso que alguem lhes deve ter ensinado a informar-se sobre aquilo de que vão falar...
fui à FNAC, claro!!:) estive a ouvir Goten project e gostei, mas não de tudo; adorei uma das musicas do album que se chama inspiração/expiração :) tem mais a ver comigo, talvez seja algum preconceito contra misturas, chillout's e coisas assim:) mas basicamente é interessante, não fiquei extasiada:)
depois, waterboys, claro!!!como é que eu não me lembrava??quando comecei a ouvir...parecia que estava outra vez na discoteca, há uns anos a dançar a noite toda:)))ao som daquelas musicas, muito bom!
acabei por comprar 10 CD's :((é uma desgraça, sempre que lá vou...
comprei um do JJCale, que tem musicas incriveis que hei-de colocar, daqui a pouco:))
e tu, como passaste??
beijinhos
eu vejo e muito, tenho um pequeno monitor de tv na secretária que está sempre ligado, por causa das noticias e debates e tal...
pronto, nem vale a pena bater mais
:(, mas chamei a atenção porque é a tv de maior audiencia! devia ser mais exigente:)
beijinhos
caramba!!! estás cada vez mais em forma, ainda te fazer uma grande blogger;)))
nada mais a acrescentar...de acordo:))
beijocas tristes com o nosso SLB:(
obrigado pelas palavras de incentivo.. isso do blogue...vamos ver o futuro... ;))
só uma correcção.."I love futebol"
mas o meu coração é verde! :)
beijinhos