A brasileira 100 anos


O emblemático café A Brasileira, antigo ponto de encontro de pensadores e artistas e onde nasceu o termo «bica», comemorou sábado o primeiro centenário e está a preparar um livro onde conta episódios da sua história.
A 19 de Novembro de 1905, A Brasileira abria as suas portas na Rua Garrett, no Chiado, pondo à venda o «genuíno café do Brasil».
Nesse dia, quem levasse um quilo - pela quantia de 720 reis - tinha direito a beber uma chávena de café de graça.
Três anos depois, A Brasileira, fundada por Adriano Telles, regressado do Brasil, começou a vender café à chávena e a afluência do público era crescente, o que levou à realização de obras de remodelação que deram uma nova cara ao estabelecimento, decorado com mobiliário de carvalho em estilo Renascença, talhas douradas e espelhos nas paredes.
As obras deram um novo aspecto ao café que se tornou num «elegante e luxuoso salão» e o Chiado passou a contar com um estabelecimento moderno e com todas as características próprias de um café,
(continua...)


"... foram-me encaminhando para a Brasileira do Chiado. E assim fui criando o hábito e me fui deslumbrando, de mesa em mesa, em frente de nomes notáveis da nossa cultura." Almada Negreiros

"Quero beber todos os delírios e todas as loucuras, mais profundamente que qualquer Deus!Põe-te daqui para fora, policiamento familiar da alma dos fortes: eu quero ser como um raio para vós!Violência sincopada de todos os “boxeurs”!Brasileira do Chiado em dias de porre de absinto.Arcabouço de todas as náuseas da vida levada em carícias de Infinito.Tudo dói na tua alma, Nando, tudo te penetra, e eu sinto contigo o íntimo tédiode tudo.
"Trecho do livro Um estrangeiro na legião, de Roberto Piva-Ode a Fernando Pessoa.


Para ler CAFÉS LITERÁRIO (de Lisboa y otras capitales europeas) Publicado en la REVISTA EXPRESSO




Comentários

wind disse…
Boa "postagem":) Em adolescente ia lá muito. Não me queres mandar essa música por mail? lololol. beijos
Anónimo disse…
Sai um café para a mesa do canto :)
Beijinhos.
Indivíduo disse…
Sem duvida,um espaço emblemático e inesquécivel, é pena é que hoje em dia tenha perdido muito do glamour e requinte de antigamente...mas ainda assim um espaço a não perder...

beijos,
Caracolinha disse…
Sou capaz até de amanhã ir lá "à bica" ...

Não é do pior esta expressão ?????

A pé de chinelagem no seu expoente máximo ... ;)
Cristina disse…
wind
mando claro!!!!!, afinal também és uma beautiful girl :)))
beijinhos
Cristina disse…
allien

é pra já :)))))))

tás bom??

beijinhos
Cristina disse…
gentleman

é dificil manter o mesmo ambiente....naquela época eram os intelectuais, agora é toda a gente:))

beijinhos
Cristina disse…
caracolinha

é uma expressão muuuuito portuguesa, loool:))

vamos "à bica"????

beijoca
Anónimo disse…
Riquita,
Estou cada vez melhor hehe.
Toma lá uma associação de ideias com a Brasileira, feliz ou infeliz tu é que dirás:

NO MESTRE ESCAMA: SR. ENGENHEIRO
— O senhor engenheiro hoje não engraxa?
— Engraxo na Baixa.
(Alexandre O'Neill)
Anónimo disse…
Amiga,
Pois a Brasileira é um espaço emblemático,fiz o liceu na Cç do Combro e durante 5 anos,percorri a pé o Chiado até à minha escolinha.
O ano passado revivi todo aquele percurso a pé e foi bonito.
As pessoas,claro que mudaram muito!
A pintura é Almada ou estou enganada?
Beijinho
Caracolinha disse…
Lucília, já lá tens umas folhinhas no ST à tua espera, obrigada por seres tão querida ;)

Beijinho Encaracolado ;)
Anónimo disse…
Miga,
O que é isto do 'Easiest Keyboard Collection'do R Williams,que tens no teu spaces,em Junho??
Não conheço...
B.
Cristina disse…
Allien
feliz e actual :))

e esta?

NO MESTRE ESCAMA: IRIA


— Dê-me a outra mão, senhor capitão...
— Nunca mais me promove, menina Iria?
— Ah! Agora é major! E eu que não sabia...
— Sou... Mas para si já em segunda mão...
— Também tenho um primo na Manutenção...

lembra-te alguem?

beijos
Anónimo disse…
Olá Riquita,

A palavra "Bica", mais que Portuguesa, é uma palavra tipicamente Lisboeta...mas vai dar ao mesmo. Café....um dos meus prazeres..

Beijo
Parrot
Cristina disse…
norm

eu não ía muito lá mas, gostava muito de passear pelo chiado e pela baixa. morava perto do chile e ía a pé até lá aos sábados de manhã, a melhor altura para andar na baixa:) durante a semana era mais avenida de roma/morais soares
velhos tempos..
beijos
Cristina disse…
Parrot
olá!!!!! bem vindo:)

já se generalizou, não achas??

eu sou completamente café-dependente...do tipo que tem várias cafeteiras com vários tipos e concentrações:)))

mais, acho que mais ninguém tem tão bom café, tanta variedade e o aprecia tão bem como nós, portugueses!
é das coisas que não encontramos tão bom em lado algum :)

beijinho com café ;)
Anónimo disse…
Em Itália tb existe bom Café, mas o nosso consegue ser melhor. Mas não me fales em café...esta semana vou sentir muitas saudades do nosso cafezinho. Que tal o teu fds?
Muitas compras lá pelos lados da Fnac?

Parrot
Cristina disse…
Parrot

há, mas nada que se pareça com o nosso, nós temos uma infinidade de proveniências :)e muito bom...

o fds foi bom, por casa a ver a chuva e a blogar :))

a fnac, fui e comprei um monte de discos como costume : waterbotys, maria rita , BBking, Nando reis, cuba-compay segundo, rolling stones, JJCale, zélia duncan, caetano...disco de relaxamento com panpipe(adoro)..uma desgraça...felizmente não fui para os filmes:))


vais para fora??? podes levar um termo...com café:)))

ps-mas vens visitar-me certo?

beijos:)
Anónimo disse…
Riquita,

Se calhar só te venho visitar na 5ª feira....se tiver oportunidade apareço antes.
Agora tenho de ir…

Boa semana

Beijo
Parrot

Nota: Bons gostos musicais.
:))
Cristina disse…
Parrot

ciao, lindo! bom...o que seja :)

vem sim, fazes falta por cá :))

beijos
José Pires F. disse…
Olá Riquita!

Deste-me na cabeça e bem. Evito nem sei porquê meter a família nas minhas histórias, de qualquer forma e devido à pertinência do teu comentário hoje acho que me redimi.

Sabias que no sábado a bica na Brasileira era oferecida?
É verdade que tens várias cafeteiras com vários tipos de concentrações de café?

Só amanhã vou ter acesso ás respostas pois estou de passagem, mas faz-me o favor de explicar essa fixação no café.
Eu também gosto muito, mas daí a…, estás a ver o que quero dizer, não estás?
… várias cafeteiras … várias concentrações … várias cafeteiras … várias concentrações
… várias cafeteiras … várias concentrações … várias cafeteiras, e depois convidas uma pessoa para beber CHÁ!
Cristina disse…
Pires

:)))))))))eu dei-te?? como assim, eu não bato em ninguem...
o café, é verdade!
sempre fui grande consumidora e apreciadora de café, e bebo-o de várias maneiras

café expresso, que requer uma determinada moagem.e tenho preferencia de marcas, claro:)
café"da saco" - e aqui prefiro cafés com predominancia de lotes arábica, muito mais aromáticos e doces. não gosto muito de robusta, são muito ácidos e muita cafeína...embora por vezes misture quando quero um café mais forte. oferecem-me café de cabo-verde, fortíssimo que uso para isso.

depois, uso misturas com 50% de café para beber tipo água:))quando tenho sede, sem estar a ingerir um shot de cafeína:)

depois, quando tenho paciencia, vou a alguma casa de cafes tipo nicolagourmet e escolho lotes diferentes conforme as proveniencias e posso usar puros ou misturados.....

como ves, já aqui estão uma data de recipientes de café todos com finalidades diferentes:))))e eplo menos estão as cafeteiras de pressão,a do café de saco, a cafeteira grande do café/água:) sempre prontas a usar, melhor sempre pronto a consumir:)))


ps- recebeste a musica que tentei mandar-te para o mail do teu blog? é que o incredimail disse-me que provavelmente estava errado...

beijinhos, até logo:)
Anónimo disse…
Se me lembra alguém? Nahhh :)

Mensagens populares