O Governo socialista espanhol abriu esta semana a possibilidade de cada cidadão se inscrever gratuitamente num domínio na internet. Isto em termos de futuro, e numa perspectiva de desenvolvimento da sociedade tecnológica, representa tanto como abrir gratuitamente uma grande auto-estrada que possa pôr em rede eficaz toda a Espanha e o mundo.Na manhã de quarta-feira, 300 mil cibernautas tinham-se já registado. Um sucesso e um sintoma de que os cidadãos e as empresas em Espanha há muito assumiram que não se vai a nenhum lado desenvolvido sem as ferramentas que hoje permitem negócios directos, difusão de cultura e saber, comunicação. (Expresso)

É pena que José Socrates tenha esquecido o choque tecnológico, já que somos dos países da Europa em que é mais difícil às famílias de rendimento médio/baixo o acesso à tecnologia e à informação, documentado num estudo ( vi ontem não me lembro onde) que afirma que Portugal é o País que tem maior % de utilizadores com formação superior isto, simplesmente, porque a utilização nos outros grupos é das mais baixas.

Comentários

Anónimo disse…
Riquita,

Às vezes até me custa comentar alguns posts...este é um deles.

Agradeço, que alguém me diga em que consiste o "Choque tecnológico"...não sei em que consiste. Utilizamos (políticos) chavões superficiais que não dizem nada.
Como dizia o Miguel Esteves Cardoso, nós somos um país de modas e de "Paixões".Antes a educação e agora o choque tecnológico.

Beijos
The Bird
Isabel Filipe disse…
não sabia essa notícia sobre Espanha...
e gostei de ler...

tem uma boa semana

bjs
Mocho Falante disse…
e já agora tb é de lembrar que Portugal pratica dos preços mais elevados de acesso à internet.

Logo, o número de utilizadores será tb reduzido uma vez que nem sempre o nosso rendimento suporta com mais uma factura com o preço abusivo que se preatica neste país.

Assim, não há choque tecnológico que vença

Abraços
Cristina disse…
Bird

isto dá pano pra muitas mangas...

O tão falado choque tecnologico, penso que não foi mais que um devaneio de quem imaginou que seria possível aplicar em Portugal uma imitação dos 'Programas Mobilizadores para a Inovação Industrial', apresentados e depois modificados em França.

destes projectos emblemáticos que incluem investimento industrial nas áreas do ambiente, da energia, da saúde, da informação e
dos transportes, ao que parece só vamos ter, o tgv e o aeroporto.:(

ah, na área da saúde/informação vão-se dando alguns passos na telemedicina.

então e as tão prometidas redes de informação, a internet ao dispôr de 'quase todas as famílias'??

bem sei que a base da informação e da aprendizagem é principalmente cultural, os meios são apenas a base de apoio, mas, se temos famílias que não têm nem uma coisa nem outra caminhamos em que sentido?? como se pode aproveitar a curiosidade dos jovens (e adultos) se não lhes facultamos o acesso a este mundo imenso de informação? se é verdade que é necessário um capital de conhecimento para se saber procurar essa informação, também é verdade que o desejo de saber deve ser estimulado e apoiado. assim também se aprende.
ora o estudo de que falei e que tenho pena de não ter guardado, mostrava que na Europa, Portugal tem na realidade uma utilização de 'elite' e sinceramente não acho que seja só porque são as pessoas que melhor sabem tirar partido da informação disponível, mas também, e muito, pelas dificuldades reais de suportar os encargos económicos. e esse aspecto, o governo espanhol resolveu.

espero ter conseguido transmitir mais claramente o que pretendia dizer com este post:)

beijinhos
Cristina disse…
isabel
uma boa semana para ti também:)

beijos
Cristina disse…
frog

reflectamos então...

beijo:)
Ricardo Marques disse…
Eu votei em branco....
Por alguma razão foi, e como não posso votar em Espanha...~
Bjs
Anónimo disse…
Riquita,

Claro que percebi o alcance o teu post e concordo contigo. Nós em Portugal temos a tendência de adoptar medidas praticadas por outros (a ideia em si acho positiva), no entanto não temos o devido cuidado em adaptar essas mediadas á realidade do nosso País... e depois vimos falar de produtividade e eficiência....

The Bird
Cristina disse…
Bird

certo, realidade um bocado diferente:)

beijos, cuidado com a gripe:)
Indivíduo disse…
Sem duvida..

Mais uam coisa, onde podemos ir buscar ideias aos nossos vizinhos, é fundamental que se cultive uma cultura tecnologica, e que se vulgarizem os acessos, e claro baixar os preços....

beijos;
David Afonso disse…
Nós, os sem-terra da tecnologia, deviamos iniciar um último exôdo para espanha.
Flumfi disse…
Em relação à internet acho incrível o que acontece em Portugal..Acho que em vez de pensarem em construir tantas estradas podiam fomentar o desenvolvimnto do meio de transporte ilimitado que é a net..Flumfi Productions
Anónimo disse…
Queriam internet de borla, com domínios registados e tudo? Isso é que era bom! Toca a pagar, porque no preço e má qualidade de acesso somos indiscutivelmente os primeiros. E isso paga-se :P
Eu, cada vez que ouço falar o Sócrates, tenho um choque tecnológico. Não sei se era a isto que ele se referia...
Já vamos com sorte, porque os domínios .pt até há pouco tempo eram reservados a pessoas colectivas. Agora já não são, mas não há borlas como em Espanha - que também só lá chegou agora, por isso não vamos ser pessimistas, que o "nosso" atraso até talvez não seja tão grande como isso... ou será?
Anónimo disse…
Não me fales em gripe...não desgraces a minha vida.

Beijo
The Bird
Anónimo disse…
José Sócrates esqueceu-se do choque tecnológico e de muitas outras coisas!Em contrapartida, lembrou que daqui a 4 anos(!!!!!),os estudantes carenciados irão ter manuais escolares gratuitos!
Porque não me fica bem ser vernácula,só me ocorre dizer que é simplesmente patético!
Beijinho
Cristina disse…
gentleman

claro que o fácil acesso facilita essa cultura.

mas não há fácil acesso se as pessoas não o poderem pagar, e não podem...se a Espanha que tem um nível cultural e económico superior ao nosso entendeu que se justificava essa medida, imagina cá:)

beijos
Cristina disse…
David

não, para Espanha não! afinal eles têm mais tecnologia mas têm menos praias:)))

e não me estou a ver a torcer pela selecção espanhola...


beijos
Cristina disse…
Bumfi

havendo estrada, sempre chegamos a algum lado:)

obrigada pela visita

um beijo:))
Cristina disse…
Allien

em grande, voltaste ao teu fabuloso humor:)

de facto, a qualidade de acesso é má para a maioria dos utilizadores, mas os preços, comparados com o resto da Europa, é escandaloso, como tudo o resto...casa, gasolina, carros, sinceramente, às vezes apetece-me dizer como o Herman josé: a vida dos pobres, é um mistério :(
o nosso atraso, é muito se se pensarmos na qualidade de vida em geral, o governo espanhol oferece mais, a uma população que já tem muito menos carências que nós.
eles chegaram agora e nós, quando chegaremos?


beijinhos e volta depressa:))

beijinhos
Cristina disse…
Bird

longe de mim, caramba!

beijinhos:)))
Cristina disse…
Luci

essa...bem! de facto, um gajo se não aprender a ler e a escrever, é dificil usar a internet:)
deve ser por isso, cada coisa a seu tempo:)

beijinhos:))
Cristina disse…
a.j.faria
é a nossa tradicional mania das grandezas..

beijo
Unknown disse…
Choque tecnológico; choque fiscal; choque geracional... são só choques em cadeia!!!
Cristina disse…
desi

estou chocada!!!!

beijos

PS- já ouviste a música que te deixei no "a vida é bela"??
Cristina disse…
desi

não sei se chegaste a ouvir, mas tive que a tirar por conflito de espaço:(
beijo
Unknown disse…
Riquita,

desculpa, mas não tive oportunidade de ouvir... sem o pc em casa a funcionar e como tenho andado a trabalhar fora de Lisboa, não encontrei um pc à altura para poder ouvir... (ligação lenta e sem colunas)

Manda para o meu mail... hoje à tarde já estou na redacção!

bjs
Cristina disse…
desi

ok, eu mando, embora não seja uma novidade para ti:(

beijinhos
Anónimo disse…
Excellent, love it! » » »

Mensagens populares