Uma boa memória não depende de espaço de armazenamento no cérebro e sim do quão bem o órgão filtra as informações que recebe, selecionando as mais relevantes.
Até agora, acreditava-se que as pessoas com alta capacidade de memória visual tinham mais espaço para guardar informações. Mas, na verdade, (o responsável por isso) é o 'porteiro' - um mecanismo neurológico que controla quais informações vão ser registradas, disse Edward Vogel, que liderou uma pesquisa, realizada na Universidade do Oregon e publicada na revista Nature.

foto Salvador Dali -The Persistence of Memory, 1931

Comentários

wind disse…
Está bem, se ele disse acredito:) Esse quadro do Dali é um dos que mais gosto:-) beijos
Ulisses Martins disse…
A memória, acaba por não ser mais. do que a ponte. que liga o passado com o futuro, nesse substrato a que chamamos presente. (UMM)

O que não deixa de ser curioso é que ao nível global, apesar de o passado e o futuro serem essencialmente o mesmo para todos, diferentes seres, criem imagens tão diferentes, de uma mesma realidade.

Se tomarmos em consideração, que nos homo sapiens, o cérebro possui as mesmas características morfológicas e fisiológicas e que os inputs são muito semelhantes, não deixa de ser de difícil compreensão, haverem tantas interpretações, tantas ideias e tantas aptidões diferentes no geral e no particular.

É um mistério que ainda tem muito para ser estudado e quem gostar de aprofundar mais essa diversidade, pode consultar:

Brain Museum
Cristina disse…
wind

eu também, até porque sempre achei que essa coisa de o saber não ocupar lugar, não é bem assim...sempre senti necessidade de "limpar" algumas coisas para a seguir decorar outras :))

beijocas
Anónimo disse…
Ora aqui está uma página pessoal, onde se podem aprender coisas com interesse. No meio deste emeranhado mundo das webpages, é sempre bom. Voltarei a visitar, pois só hoje encontri este endererço. Um óptimo Domingo e, boa sorte.
Cristina disse…
Ummartins

a memória, no fundo á a base em que assenta o presente, o nosso comportamento, a realidade de cada um. e obviamente condiciona o nosso com portamento futuro.
em relação às outras espécies há uma memória comum que é consequente à atenção que damos aos estímulos externos ou internos, mas depois temos, homo sapiens, uma memória chamada inteligente que é um processo que conecta pedaços de memória e conhecimentos a fim de gerar novas idéias, ajudando a tomar decisões.penso que essa interligação de conhecimentos que nos diferencia, que vai muito além do reflexo condicionado.
dizia uma psicologa, em relação à memória que "É ela que dá significado ao cotidiano e nos permite acumular experiências para utilizar durante toda a vida".

beijos
Cristina disse…
paraquedista

é um prazer receber-te, ainda que de paraquedas :))

beijinhos
Anónimo disse…
ola riquita

que belos porteiros;)....será q a princesa do monaco apenas queria melhorar a memória mas baralhou a informaçao e em vez de porteiros encontrou chauffeurs.....LOL
Cristina disse…
Cila

encontrou tudo o que se deixou encontrar ;) loooooooooooooooool
e a memória, cada vez mais fraca....

beijos
Caracolinha disse…
Ora aqui está (mais) um tema interessante ... ;)

A aprendizagem e a memória são processos indissociáveis e complementares – uma conduta só se considera aprendida se ficar retida (armazenada) pelo sujeito e só se pode reter o que foi aprendido. A memória é o sustentáculo da vida humana, dado que o homem é um ser em constante evolução de aprendizagem – é a memória que permite que as aprendizagens anteriores se constituam, ao serem fixadas, como plataformas de novas aprendizagens qualitativamente superiores.

Podemos afirmar que a memória é o suporte essencial de todos os processos de aprendizagem e permite ao organismo manter continuadamente um sistema de referência da experiência vivida, e, no caso do homem, é o factor básico da capacidade de reconhecer a sua identidade como pessoa.

Contudo existe, invariavelmente, um lado de "gestão" que se liga à valorização que atribuímos à informação que retemos e, dessa forma faz imenso sentido aquilo que aqui referes no post.

Desta forma, o esquecimento não pode apenas ser entendido como o lado negativo da memória. Existe, ligada a ele, uma dimensão positiva e insubstituível, uma vez que o esquecimento desempenha uma função selectiva – é pelo esquecimento que, em certa medida, nos libertamos do peso da informação sem interesse e mantemos a abertura e o estado necessário para novas aprendizagens.

Um autor importante e que dedicou grande parte da sua obra ao estudo do fenómeno do esquecimento foi Ebbingaus. Foi de resto e, se não me engano, o autor que primeiro se dedicou ao estudo deste fenómeno.

E por falar em esquecimento e memória ... se bem me lembro, a nossa amiguinha Ana Carolina ficou aqui muito pouco tempo ... quase que nem chegou a aquecer o lugar ... bem, mas enfim, resta-nos o consolo de ter tido um substituto com uma música à altura ... :)

Beijoquinha Memorável :))
Anónimo disse…
riquita
a memória / esquecimento....o presente e o passado.
Lá temos os filosofos todos a falar... e a dissertar sobre a mente e o ser...!
Caracolinha disse…
O SCP marcou agora o segundo golo ... raios os partam ... ora aqui está uma informação que rapidamente vai ser varrida da minha memória ... :))))
Pêndulo disse…
Sobre memória, aprendizagem etc o estudo do comportamento animal dá-nos pistas fascinantes sobre a relação destas com o comportamento. A Etologia é surpreendente e o seu "pai" deixou-nos um legado interessantíssimo.
É sempre bom , apesar de ultrapassados em algumas coisas, ler os livros de... porra, esqueci-me do nome do homem.

;)
Anónimo disse…
Pendulo
konrad suponho q era o pai que procuras ai em cima....será?
Pêndulo disse…
Era o Konrad Lorenz sim . Brinquei com o tema da memória ;)
Anónimo disse…
a memoria tem um problema (entre outros....) leva-nos sempre à viagem anterior...e ao mesmo padrao;).... perde-se a frescura da 1ª vez.
Não sei se concordas pendulo!
Pêndulo disse…
Acrescentaria que induz receio de traumatismos futuros o que, por vezes, é inibidor de uma experiência nova.
A tentativa-erro com que crescesmos e aprendemos gera imobilismo, veja-se a relutância das pessoas mais idosas quanto a novas propostas.
Cristina disse…
caracolinha

bem me parecia que o saber ocupa mesmo lugar e é preciso fazer a selecção do que se sabe:)

"é o factor básico da capacidade de reconhecer a sua identidade como pessoa", pois, já me tinha aprecebido de que quem perde a memória, nem sequer é...


a ana Carolina, foi cantar para outro lado, mas este purple rain é um substituto, não é??


beijocas
Anónimo disse…
Sabes o que me apetece dizer e nem sei se é da época natalícia....
Vamos lá por a memória afinada para as novas experiencias! ... Transforma-la em factor catalizador para evolução ....... será q conseguimos!??
:)
Cristina disse…
Cila
por muito que tentas convence-lo a voltar à primeira vez,


o Pendulo há-de apelar para todas as memórias que lhe justifiquem um "não, não!!! nunca mais..."

;)
Pêndulo disse…
Ó ave agoirenta, não estou assim tão velho !
Corvo negro da desgraça, eu vou lá mas devagarinho quanto a aprendizagens.
Este espírito maligno já me está a fazer xéxé antes do tempo. Que coisa !
lllooolll
Pêndulo disse…
O pior são as fraldas e as algálias, mas também até me vai saber bem o quentinho do xixi a aquecer-me no Inverno.

(Tu apanhas oh ! Grrrrr !)

:P
Cristina disse…
P

a bem dizer... 60 anos, hoje em dia, já não se pode considerar velho....no entanto, espera mais uns 5-10 aninhos e tens o problema resolvido ;) (a memória transforma-se numa pálida lembrança..)
Anónimo disse…
Riquita
/ pendulo

a idade .... é perfeitamente desinteressante.....!
Aprendizagem nem idade tem!
Problema mesmo é o medo do ridiculo, do que dizem, quem sou eu afinal....and so on ....as porcarias que nos enfiam na cabeça da memória!...os chavões que nos invadem!


Mas memória dá-nos capacidade para rir do que os outros pensam e fazem e do que fazemos e pensamos ...é de tal modo q até podemos ser observadores .....LOL

Nada como um bom olhar critico da memoria...não acham?
Nada tem se quer como é? ou não será?
Anónimo disse…
nota breve: os neurocientistas comprovaram que um periodo de 5 a 10 minutos de meditaçao melhora a atenção e conserva a memória ao longo dos tempos......
e esta hem!;)
Pêndulo disse…
Já tentei explicar isso onde trabalho mas não acreditaram... :( Muito menos a sesta.
Anónimo disse…
pendulo
podes fazer logo de manha ao acordar...um como dar as boas vindas ao novo dia!;)
(hindus e budistas dizem ....!)
Pêndulo disse…
A Riquita já andou a mexer nos comentários e trocou-me as voltas.

Cila,
Essa capacidade de rir esconde um drama, a falta de fé, o desencanto, ou seja, a incapacidade de crer e embarcar em novos voos.
Cristina disse…
P

ai, troquei os comentários,

gostei mais da pálida lembrança :))))

é o que me parace, vais ficar de fraldas mas feliz:)

tas mais espevitado, comm'il faut
Pêndulo disse…
E durante o horário de trabalho , assim lá para as três que é quando tenho o ataque diário de sono ?
Cristina disse…
cila


drama, a falta de fé, o desencanto, ou seja, a incapacidade de crer...

não há hipótese, é um caso perdido..até aos 70 :)
Pêndulo disse…
A falta de fé já vem de trás, não fui baptizado llooll De castigo vai cair-me o cabelo na moleirinha.
Pêndulo disse…
Ainda vamos todos para o mesmo lar. Vai dar bengaladas pela certa ;)
Cristina disse…
Cila

a aprendizagem...depende de se consegues manter a atenção ou não, sem ela não se captam os estímulos.

e a memória, essa já sabemos o que lhe acontece, nomeadamente a recente, portanto...
Anónimo disse…
ai pendulo...3 da tarde é h de sesta e nao meditaçao.....oh homem vai pra china assim podes fazer 15 min de "ginastica";)

A capacidade de rir até das desgraças.... faz c que consiga embarcar em novos voos....!!! LOL sou mesmo do contra pendulo!!!!! a riquita ja desconfia;)
Cristina disse…
P

eu ??????????????? no mesmo lar que tu????????? deves tar maluco...prezo a minha integridade:))))
desfranado, deves ser de gritos...
Pêndulo disse…
Explica lá isso para eu te contra-pendular
Cristina disse…
Cila

rir??? o homem é cavaquista !!!!!
Pêndulo disse…
Gritavas gritavas mas era com as bengaladas que te dava na cabeça. Vais pagar por tudo ;)
Pêndulo disse…
Quem é cavaquista ?????? Vade retro Satanás ! Belzebu t'esconjuro.
Anónimo disse…
Lar..............home....que raio de promiscuidade esses lares...........berk.!
eu cá imigro.........!!!!
Para um local onde a velhice ainda seja igual a sabedoria!
Será que ainda há??????
se souberem....liguem para o 9999
e deixem a dica....lol
Anónimo disse…
pelos vistos o unico( a) que é cavaquista ...sou eu!!!!
Tou me a rir da contrainformação na rtp africa.....aquilo ta lindo ;)
Cristina disse…
cila

tu éééssss quê????
vou rever a nossa amizade...:((

olha...quem sabe se não é na promiscuidade que está o segredo? ;)

e nessa altura já ninguém se rala...
Pêndulo disse…
Pronto, este sítio era tão agradável e já foi contaminado pelo vírus cavacocus mumiensis.
Anónimo disse…
LOL.........que mentes democraticas aqui tenho ..... e sao alegremente alegres, genero resistente, jeronimus ou franciscus?
Nada como a separação inicial de aguas....lol
Ou entao ainda vem um tsunami..!
Riquita...revisões são sempre bem vindas;) :P
Anónimo disse…
falando em ....promiscuidade.......queres meio mais promiscuo?????? dah (como diriam os meus sobrinhos)
Pêndulo disse…
são alegremente desencantadas, com vontade de fugir para um mosteiro, quiçá de o dos jerónimos ou então ser ermita, comendo frutos silvestres em louçã de humilde barro
Cristina disse…
cila

tás contaminada pelo Cavacoccus mumiencis ???? pior que isso, só a fralda do outro....
qual tazobac's, quais carapuça...

quando vieres ter comigo avisa, pa pôr a máscara :((
Pêndulo disse…
Com tanta promiscuidade até vou fugir que sou muito asséptico lllooll
Boa noite.
Anónimo disse…
que belo!...........nada como a beleza que penetra nestes coraçoes!!!

Tao bons,... assepticos ate parece que tao a pensar no H5N1!

Riquita...cuidado c as mascaras agora so tao disponiveis de 3 camadas que as q tem 4 camadas e selo CE estão guardadas num cofre nao va haver uma gripe nas aves;)!!
PS: que raio de amiga que eu tenho...ou será que devo dizer que tinha?????hummmmmmmm
Cristina disse…
P

ah!na Alegria não há desencantamentos...arre!!!!!!quéquesefazaestegajo??????
Cristina disse…
Cila

enquanto houver memória a amizade não acaba....com limitações, é claro.há palavras proibidas ;)
Anónimo disse…
lol....eu sou da época em que é " proibido proibir"
portanto nunca haverá palavras proibidas!

Por mim podes preferir o poeta caçador ;)... tas no teu direito...lol
Anónimo disse…
alias hoje tb deves tar neura....mais um empate!!!!snif coitada.....
Só te dão tristezas estes teus aguias;)
Anónimo disse…
so uma pergunta? Amanha vão-te dar uma medalha às 11h30?

bj
Cristina disse…
cila

empataram???? não vi, já temia o resultado e há que memórias que prefiro não ter ;)

ainda arranjo outra palavra proibida :((

uma medalha??? dos 10 anos?? ou das lutas? :)))))))))))))))sei la, ninguém me disse nada...
Anónimo disse…
Pois não sei...mas amanha preparam-se as praxes c convocaçao para essa hora...
Ninguem me disse nada sobre medalhas! Mas aquele paleio da carta dos anos parece...... e nem é preciso ser bruxa...!
Amanha veremos ao vivo e a cores!;)
Cristina disse…
Cila

tenho consulta às 11h :(

se houver festejos que se vejam, diz pá....a ver se continuo Alegre :))
Anónimo disse…
Riquita
linda a convocatoria(carta) é as 11h 30.

Eu vou la, pode ser q seja concurso :P.... LOL


Sempre lhes quero ver a cara!!!!
Anónimo disse…
beijokas
vou sair...dorme bem
Just "dont worry be happy"!
Cristina disse…
Cila

veremos...

beijocas, miuda linda ;)

you to :)
Anónimo disse…
Memória, memória... estou farto de dar voltas à cabeça mas não me lembro do que seja... o quadro também não ajuda muito, apesar de ser um dos meus favoritos :)
Cristina disse…
alien

o quadro não ajuda, muito pelo contrário :((mas é bastante realista...em certos dias:)

beijinhos

Mensagens populares