As pequenas coisas
Easy

Hoje apetece-me falar de nadas. Pequenas coisas. Quase nadas. Não é preciso preocuparmo-nos, sempre, com coisas importantes. Que coisas importantes? O que é importante? Os pequenos nadas são também importantes. Têm a exacta importância que lhe quisermos dar. Descendo a rua reparei em uma pedra preta, do passeio, ligeiramente diferente das outras. A pedra preta é importante. Instantaneamente importante porque reparei nela. Importante porque é diferente das outras. Poderia ser importante, também, se fosse exactamente igual às outras pedras pretas do passeio. Se tal fosse a sua circunstância. Eu sou o juiz e o júri da importância da pedra preta. Determino a sua importância. Ou reconheço a sua importância? No entanto as coisas, as pessoas, as ideias, as situações, podem ser importantes sem serem úteis. Donde lhes vem, então, a importância? O que é ser útil? Ser útil fará, necessariamente, parte integrante da natureza das coisas? Das pessoas? Das ideias? Das situações? Porque é que tenho que reconhecer a sua utilidade ou importância? E eu? Relativizo-me na importância que dou às coisas ou determino-me por isso? Hoje apetece-me falar de pequenas coisas, quase nadas. Sábado esteve um dia excelente de sol e céu azul no Porto.

-desculpa, mas hoje fui reler este texto e apeteceu-me trazê-lo. Tu sabes que gosto disso, pequenos grandes nadas:)

Comentários

wind disse…
Mas a nossa vida é feita de pequenos grandes nadas:-) beijos
Anónimo disse…
Acho que este motivo em calçada portuguesa, uma obra de arte.
JMC
Cristina disse…
wind

pois é, há que aproveitá-los;)

beijocas
Cristina disse…
JMC

há grandes obras por esse chão portuduês :)

beijinho e um bom dia :))
Rosa disse…
As coisas tem a importância que nós lhes damos. Nem mais, nem menos. :)
aNa disse…
pequenos nadas, assim como encontros quase casuais em jogos de futebol e bicas ao balcão de um café de clube disfarçado de marisqueira.
também gosto! :)
olha, um ramo de pequenos nadas, mas floridos, para ti, Riquita!
e um molho de beijinhos! :)
José Pires F. disse…
Quanto prazer, podemos nós se soubermos, retirar das pequenas coisas. Este texto é exemplo disso, e calculo, o “pequeno” prazer de o partilhares aqui. Eu, sinceramente, agradeço-te o prazer que me deu esta leitura.
Um amigo meu, amante do Fado, costuma dizer: Não é só fadista quem canta, mas também, quem sabe ouvir cantar, e hoje, neste tempo, em que se lê a metro, que se lê sem se ler e se fala sem falar, é um privilégio encontrar gente, que lê lendo, e fala do que sabe.
Bem-hajam.
Cristina disse…
ROSA

nem mais nem menos ;)

beijocas
Cristina disse…
aNa

são esses momentos que guardamos como pequenos grandes presentes ;)

também gosto, muito :))

beijocas
Cristina disse…
Piresf

sabes, um dos nossos maiores dramas e erros é esperarmos sempre demais. quando aprendermos a ser felizes com pequenos nadas, aprendemos o sentido das coisas :))

o fado, de que gosto muito mas só ouvido ao vivo e em ambientes pequenos, intimos, é o exemplo maior do que pode ser a comunhão emissor-receptor. grandes espectáculos de fado, para mim, nunca fizeram muito sentido:))
e comunhão, lembra-me um poema que te deixo, um presentinho de Natal:

COMUNHÃO

Tal como o camponês, que canta a semear
A terra,
Ou como tu, pastor, que cantas a bordar
A serra
De brancura,
Assim eu canto, sem me ouvir cantar,
Livre e à minha altura.
Semear trigo e apascentar ovelhas
É oficiar à vida
Numa missa campal.
Mas como sobra desse ritual
Uma leve e gratuita melodia,
Junto o meu canto de homem natural
Ao grande coro dessa poesia.

Miguel Torga


beijocas ;)
José Pires F. disse…
Adorei o presente!
E é com comoção na voz, que te segredo, obrigado.
Um grande abraço.
Anónimo disse…
OLá! Desculpa por andar desaparecido... mas podes estar descansada que tenho andado bem. Passei para te deixar um beijo e já agora aproveito para te dizer que concordo com a Rosa. Mas que às vezes é difícil, é... CF
Cristina disse…
wolf

ninguem dá por isso ?????
ora essa, eu dou!
e és um dos raios de sol desta casa, No Doubt About It ...

beijocas
Cristina disse…
piresf

ai, que belo segredinho...
abraços, venham mais cinco ;)

beijo
Cristina disse…
CF

no news, good news.;)

é dificil, mas não há impossíveis! alguns obstáculos, apenas :)

beijocas, já tinha saudades;)
Miguel disse…
Falar de NADA ou...
De TUDO!!??
Pequenas grandes coisas!

Queria Desejar-te, do fundo meu pequenino grande coração
Um Feliz e Santo Natal cheio de alegria e que os teus SONHOS se tornem REALIDADE ...
No próximo Ano e que 2006 seja um ano ainda melhor ...

Mil Bjks da Matilde
Anónimo disse…
Riquita,

O belo da vida está nas pequenas coisas...aquelas que normalmente nao nos damos conta.

Um dia (espero que em breve) espero compartilhar "pequenas coisas" que vou vendo e que dao sentido ao meu trabalho e que vao ocupando alguns momentos de minha vida...

Beijo
Parrot

PS-Desculpa nao escrever o "til" em algumas palavras, mas estou num País onde os teclados nao tem o "til"
Cristina disse…
Miguel

obrigada, o mesmo para ti e para a para a pequena Matilde :)

um abraço grande;)
Cristina disse…
Parrot

damos sim, eu cada vez dou mais ;)
hás-de partilhar, com certeza :)

por onde andas tu, rapaz???

beijocas
Anónimo disse…
1 beijo
easy
jacky disse…
Também me encanto com os pequenos nadas :)
LM disse…
São os pequenos nadas que nos enchem a alma!
B.
Cristina disse…
jacky
Lm

somos três ;)

beijinhos

Mensagens populares