Pais


A propósito do suposto plano de sequestro do filho de Tony Blair, parece que o grupo pretendia chamar a atenção para os casos de pais que não conseguem ter acesso aos seus próprios filhos.
O caso trouxe à tona mais uma vez a discussão sobre os direitos do pai na criação dos filhos em casos de separação ou divórcio.
São cada vez mais numerosos e actuantes os movimentos que defendem a igualdade dos direitos de pais separados, que reclamam a falta de acesso ao filho, que, na grande maioria dos casos de separação, acaba por ficar com a mãe.
O pai muitas vezes depende de um bom relacionamento com o ex-cônjuge quando tenta um contato maior com o filho e em muitos casos, é obrigado a apelar para a Justiça.
Pegando no tema, a
BBC lança a pergunta:

-O pai está certo ao reivindicar a igualdade parental?
-Ela seria possível na prática?
-Para os filhos, qual seria a melhor solução?

Comentários

wind disse…
Claro que está certo. O pai é pai e há pais que amam e tratam tão bem os filhos como asm~es. Cada vez há mais custódias conjuntas. beijos
Cristina disse…
Eu acho que está certo! Sou divorciada, e tanto eu como o meu ex-marido temos igualdade parental
:)
beijinhuu
Cristina disse…
wind

cris


parece o mais correcto, de facto.

acontece que eu conheço crianças que às tantas nem sabem bem qual é a SUA CASA. ficam completamente divididos, baralhados. como se ultrapassa isso??


beijinhos
Anónimo disse…
Bom dia. Está certo em abstracto. Não deve haver enviesamento para a mãe. Na prática, é preciso encontrar a melhor solução, no interesse dos filhos. Às vezes pode ser ficarem mais com o pai, depende de muitas coisas. Deve prevalecer o bom senso. Estou de acordo que ter assente a ideia de casa é importante. E mais não sei! :-)
Cristina disse…
pedro

também não acho que a mãe deva ser privilegiada, se as condições que o pai oferecer forem iguais ;)

mas estamos muito longe disso, por questões culturais, não só por parte das mulheres, como dos homens, a grande maioria não o assumiria.

beijocas
Anónimo disse…
Não concordo e sou um caso vivo, ainda, do contrário . Quem me dera ficar com os meus filhos. Não há dúvidas nenhumas que no mínimo tenho as mesmas condiç~es que amãe... mas , azar, sou pai. Mudei fraldas , dei banho, dei afecto, dei carinho, dei tudo aquilo que a mãe também poderia ter dado. Deu algumas vezaes e poutras não. Apóps separação o Juiz na p+rimeira reuiáõ deu-me a guarda dos meus filhos. Espante-se , Grande Hoimem dizia eu. Durou 15 dias. A minha mulher, mais as mulheres deste mundo... empregadas do tribunal, advogada, Delegada do ministério público etc, depressa se organizaram e ´convencem o juiz que a situação mudou e passsados 15 dias e após inquirição de testemunhas o juiz decide, dada a tenra idade dos menores que os mesmos devem ficar à guarda da progenitora mãe... Que engraçado!!!! a biuologia não pode justiuficar tudo. Não tenho culpa de ser homem. isso não pode fazer de mim menos capaz de tomar conta dos meus filhos . Isto infelizmente é uma desgraça.. O meu filhoi mais velho ( 5 anos ) só quer estar com o pai. o Outro meu filho mais pequeneo tem 2 anos : Admito, no abstarcto que mãe é mais capaz para os filhos mais pequeninos. Mas cada caso é um casoi, Fui eu toda a exis`^encia do meu filho mais velho que cuidei dele ( fraldas, banhos, vestir, dar de comer , passear etc. etc.) Isto é tudo uma injustiça. O sexo não pode justificat tudo. Pois foi só disso que se tratou.. O juiz fundamenta que o pai não sbe cozinhar e que ocasionalmente vai à caça... Meu Deus dá vontade de rir... e o amor e o afecto e a disponibilidade física e mental para os filhos que eu sempre tive e aa mãe nunca teve. Só agora o quer assumir para ficar bem na socieddade e para ficar bem com os pais dela. Que vergonha. Vou sempre continuar a lutar pelos meus filhos, nem que seja a ~ultima coisa que faça na vida
Cristina disse…
Alfredo

entendo perfeitamente e achoo que o sexo não devia ser privilégio assim como as releções de sangue. quem trata melhor a criança, deve ter prioridade, no meu entender...

um beijo, obrigada pela partilha

Mensagens populares