Agostinho da Silva


“Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles foram meus, não são seus. Se o criador o tivesse querido juntar muito a mim não teríamos talvez dois corpos distintos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição, venha a pensar o mesmo que eu; mas, nessa altura. já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se a1guns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem”

(Agostinho da Silva, "Cartas a um jovem filósofo") daqui

Nasceu no Porto a 13 de Fevereiro de 1906

Mais Agostinho, as folhinhas do Professor

Comentários

wind disse…
Ele era´"só" genial! Bom dia e beijos:)
Anónimo disse…
Olá...
Foi de boa lembrança teres recordado Agostinho da Silva!

Faz hoje 1 século sobre o seu nascimento, estamos todos de parabéns, gratos pelos seus pensamentos e pela maneira peculiar como via e sentia as coisas!
É uma pessoa que eu admiro...

Deixo-te um beijo o desejo que tenhas uma optima semana, até outro momento!
Rosa disse…
Quem sabe, sabe...
Beijinho :)
Anónimo disse…
ola Riquita
parabéns por te teres lembrado deste livre pensador e filosofo do nosso país.
Eu tive a sorte de me ter dado 2 aulas no mestrado... saí de lá a pensar que vale a pena por em questão o cinzentismo e que viva a ciência e o método cientifico em que a pessoa é o centro. A mudança nunca se faz sem abalar alguns.

Viva o Mestre Agostinho da Silva pelo menos nos nossos coraçoes e dia a dia.
Cristina disse…
louco

pareceu-me que não devia deixar de lembrar um homem que viveu, de facto, como um homem livre. pena não ter sido mais lembrado em vida, mas enfim...estas pessoas acabam por ser um pouco incómodas.

beijinho
Cristina disse…
cecília

que sorte, quem o conheceu, calculo, não o esquece ;) ...não tive essa sorte.

de qualquer modo, já disse em cima, é uma pena não ter sido mais valorizado em vida, será porque pessoas assim incomodam?

beijinho
Anónimo disse…
Um grande filósofo, um enorme pensador, que tiveste a excelente ideia de recordar. Quanto a mim, nunca me esqueci do baile que ele deu ao MEC num programa tipo debate, na RTP. O Professor teve a coragem de defender que o trabalho é um castigo (cf. Génesis, "Ganharás o teu pão com o suor do teu rosto."), porque as pessoas trabalham por necessidade, e não por prazer. E que, em consequência, o trabalho só passará a ser livre e a proporcionar verdadeiramente prazer quando deixarmos de o fazer por necessidade (obrigação) - ou seja, quando deixar de ser "trabalho". Tese notável, que o MEC, como certamente muitos outros, não parecia compreender... polémica? Ah, sim, mas o Professor era (e é) a própria essência da polémica!
Anónimo disse…
A capacidade de gerar polémica e discussão sobre tabus....ou apenas sobre questões incomodas era lendária!!!!
:) mas figuras como ele permitem q seja possivel sonhar e continuar a ser.
Bem haja Agostinho!

Mensagens populares