ao alcance das mãos
A liga portuguesa contra o cancro, voltou a alertar para o número crescente de mulheres jovens com neoplasia da mama.
É verdade que cada vez nos chegam às mãos mais casos na faixa dos 25 aos 45 anos, idades em que habitualmente não se pensava em tal patologia. O número de novos caso por ano é assustador -1 em cada 10 mulheres irão desenvolver a doença ao longo da vida- e o número de mortes também (4 a 5 por dia). No entanto, a maioria das mulheres continua a descurar a atitude mais simples e básica de diagnóstico precoce, o auto-exame (palpação e observação). Muito antes das consultas de rotina e da mamografia, está nas nossas mãos -literalmente- a diferença entre a vida e a morte.
Apesar da informação e divulgação, ainda tímida e insuficiente, a verdade é que o cancro continua a ser um assunto maldito, aterrorizador e a antecipação da angústia de descobrir um nódulo ou um caroço é quase sempre factor desmobilizador. Continuamos a confiar na sorte, ou na ajuda divina e a ignorar a realidade com que diariamente nos deparamos -uma familiar, uma amiga, uma colega, uma conhecida que chegou tarde de mais.
Nós podemos chegar mais cedo.
Comentários
Fez muito bem em colocar este tema porque a maioria não foi educada para prestar atenção , mas pelo menos ficam sensibilizados .
Força para si e para o seu benfica .
Maria
obrigada :))
nunca é demais lembrar.....pode ser que ajude a vencer os mitos ;)
beijocas
Muita coincidência este teu post.
Só agora tive oportunidade de passar por aqui, mas já antes tinha falado (no meu poiso) sobre a importância do diagnóstico....hoje custa-me falar sobre este tema. :((
Boa noite
Podem ver o meu contributo para combater este terrível flagelo aqui. Canso-me mas é por uma boa causa
http://img70.imageshack.us/img70/5770/zzzzzzzz9oc.jpg
nao é preciso falar, basta pensar isso :))))
um beijo, amigo ;)
continua, qualquer método é bom :))))
beijo
pois é :)
beijinhos