Para trás ficaram casas e carros e, em alguns casos, anos de descontos nos impostos
.

É certo que estas pessoas foram para um país com visto de turista e optaram por violar as leis do mesmo decidindo permanecer sem autorização. No entanto, tal como defendi em relação aos imigrantes em Portugal, houve um aproveitamento do seu trabalho e dos seus impostos, mantendo-os numa situação de fragilidade, sem direitos e sem possibilidade de protesto enquanto lhe foi conveniente. Mais, a acreditar nalgumas descrições, foram levados, ou aliciados, a entrar com o processo de legalização; processo esse que foi mais tarde usado para a notificação de repatriamento. Feio, muito feio.

Comentários

Pêndulo disse…
São a flexibilidade e mobilidade levadas à escala planetária. Chamam-lhe liberalismo. Acho curioso pois liberalismo provém de Liberdade.
E agora recordei o título de um filme de Fassbinder "O direito do mais forte à liberdade".
Boa frase.
Cristina disse…
pendulo

vejamos, eu não defendo que se violem as leis do país (nem digo de acolhimento porque eles nao acolheram ninguem) nao havia autorização. o que me indigna é que lhes recebessesm os impostos...portanto nem venham dizer que só souberam agora...

triste, de facto.

jinhos
Anónimo disse…
Minha querida e doce Cristina, (se me permites :))
Estamos a falar de uma política actual de extrema direita...São contra a imigração...
Subscrevo...feio, muito feio...
Beijo bonito :)
wind disse…
Muito feio mesmo! beijos
Alien8 disse…
Tão nossos amigos, os canadianos! Mas quando lhes convém, zás, portugas para o olho da rua. Há quantos anos estariam "ilegais" esses nossos emigrantes? É como diz o pêndulo, "O direito do mais forte à liberdade"... E é como diz a Cristina, "Para trás ficaram casas e carros e, em alguns casos, anos de descontos nos impostos". Desde quando os clandestinos pagam impostos? Só mesmo para rir, se não fosse para chorar. Que nos lembremos disto quando pensarmos nos "ilegais" que por cá temos. Que os saibamos tratar melhor.
Beijos.
Cristina disse…
minha querida e doce Ana :))

até nós seremos se for feita de forma descontrolada ;)
eu não sou 100% a favor,
mas a partir do momento em que se assume que eles existem para trabalhar e para pagar impostos, também devem ter direitos.é uma questão de jstiça:)

beijocas
Cristina disse…
wind

é. beijoca linda.
Cristina disse…
alien

nem mais. eles precisam de nós, como nós também precisamos deles.

beijocas, boa noite.
maloud disse…
O Governo mudou. O que entrou só quer canadianos, que possam apresentar a árvore genealógica desde o séc XV. Os outros vão borda fora.

Mensagens populares