É por isso que gosto dele...ajuda-me sempre a entender-me melhor. Agora percebo porque é que a secção-economia me provoca um prurido dos diabos.....
[Miguel Sousa Tavares EXPRESSO]
E, já agora, o principal: de onde vem tanto dinheiro? À custa de quem foram obtidos os astronómicos lucros da EDP? É sem dúvida louvável que o presidente-cessante da empresa se despeça dando um bónus de 120 euros a cada um dos seus 8.000 trabalhadores (além dos tradicionais e infinitamente mais generosos prémios aos administradores, decididos por um órgão societário, hoje determinante, chamado «comissão de vencimentos»): mas não seria mais louvável que tivéssemos a electricidade mais barata, conforme foi solenemente prometido quando se privatizou a EDP? E o que andava a PT a fazer com tanto dinheiro que, só agora, sob ameaça, resolveu dobrar o dividendo dos accionistas, assim como só agora se dispõe a aceitar o fim do seu confortável monopólio de facto na rede fixa? Não teria sido possível, sem OPA, ter aberto o sector à concorrência muito antes, para que o telefone tivesse deixado de ser entre nós um produto de luxo e os portugueses não fossem obrigados a sofrer o pior e mais caro serviço de telefone fixo de toda a Europa?
E os lucros dos bancos, santo Deus?! Como é que num país onde o PIB cresce 0,5% e os depósitos dos clientes, geridos «private» e profissionalmente, pouco mais valorizam do que a taxa de inflação (e, vá lá, vá lá...), os bancos conseguem apresentar lucros de 60 e 70%? E como podem pagar em média 10% de IRC sobre os lucros - graças ao «off-shore» da Madeira, à «consolidação fiscal» e a uma série de bonificações e isenções - enquanto os seus clientes pagam até 42% de IRS e o porteiro do banco alguns 20%? Onde está a riqueza do país correspondente à riqueza destes gigantes nacionais? Onde estão as empresas que crescem e criam empregos e riqueza graças a financiamento acessível, energia a preços concorrenciais e telecomunicações eficientes e baratas?
Obrigada.
Comentários
Bom dia.
isso do lucro dos bancos, da edp e da pt... ui ui ui... a malta ainda apanha uma borracheira de lucros... e depois e depois... queixem-se...
Josesito (vulgo Sócrates), vê lá pá... olha a ressaca...
lolololololol
olha que....:))))))))))
beijos, inté.
pois é pá!!!
lá diz o MST, não fosse o vpv existir e até tinhamos razões para optimismo ;))
beijoca
nem mais!!
e viva o sssssllllllbbb!!!
beijocas
é verdade, mas o exercício da privada, não é um mal desde que o doente pague ao hospital a despeza de hotelaria, diagnostico e terapêutica. pode até rentabilizar os hospitais, desde que não interfira com o atendimento aos doentes do SNS.
as outras, pois já sabemos como funciona, as fraudes, etc....
isso compete ao governo vigiar. o que me irrita é que são os que ganham menos que sustentam o sistema.
beijinhos
e saberemos algum dia as respostas ???
aguardemos..
beijocas
Is blowing in the wind..." :)