na memória, espera-se...




** 26 de abril de 1986, o aniversário que ninguém gostaria de comemorar... o acidente de Chernobyl supera os danos causados em Hiroshima e Nagasaki.
**numa primeira fase, a nuvem radioactiva espalhou-se pela Ucrânia, pela Bielorrússia e pela Rússia, passou para a Europa Central, para os Balcãs, Itália, França, Grã-Bretanha e Irlanda(euronews)
**A zona de Chernobyl é ainda hoje inabitável.
**os elementos libertados pela explosão demoram séculos para perder a radioatividade --300 anos somente no caso do césio 137.
**a radiação altera o DNA das células, fazendo com que elas percam o seu ritmo normal de divisão e se comportem como células cancerosas.
**de 1992 a 2002, foram registrados 4.000 casos de cancro da tireóide pela grande incidência de iodo-131.
**a leucemia, só aparece nas pessoas irradiadas pelo menos seis anos depois .
**é impossível especificar o número de mortes relacionadas ao acidente, pelos efeitos a longo prazo.
** a quebra de círculos sociais, a iminência de doenças e o abandono de suas casas criam entre a população sentimentos de depressão,"De qualquer maneira, a morte vai chegar um dia"(france presse)

Comentários

Eric Blair disse…
Pá, há que ver o lado positivo da coisa: aquilo está a transformar-se em reserva ecológica. É fantástica a capacidade de regeneração da natureza.
Os humanos que se lixem!
Um muito bom 26 para ti.
wind disse…
Bom dia. Um desastre que as gerações futuras sofrerão na pele, mutações horrorosas, além do que escreveste. beijos
maloud disse…
Chernobyl foi fruto da má manutenção, de incúria e de técnicas ultrapassadas. Que este horror não nos impeça de discutirmos seriamente a energia nuclear e ficarmos pelos chavões habituais. Já não tenho pachorra, para ouvir ignorantes dissertarem sobre o que não dominam.
Cristina disse…
eric

lol, até posso concordar, ha humanos, que enfim... bem podiam ser usados para repovoar a área, embora "a natureza" não merecesse...

jinhos
Cristina disse…
wind

marcas para sempre...
jinhos
Cristina disse…
rosa :))

bom dia, beijinhos
Cristina disse…
maloud

pior que ignorantes a dissertar sobre o assunto, são ignorantes (quero acreditar que é só ignorancia..) a lidar com o assunto...

discutir é importante, falar sobre risco/beneficio, definir regras internacionais,ou melhor fazê-las cumprir, o que nem sempre é facil.
definir sistemas de vigilancia e controlo...
beijinhos
maloud disse…
Pinto Ribeiro
Não me diga que está em Marrocos? Está?
A pequena questão pode vir a ser resolvida pela ciência. Eu falei do nuclear, para fins pacíficos. Para fins bélicos ninguém devia ter, judiarias àparte.


Cristina

A ignorância é sempre perniciosa. Quando se trata de uma questão tão complexa e perigosa torna-se criminosa.

Beijocas
poca disse…
bem.. conscientemente ou inconscientemente, prefiro não perceber de política... talvez, porque se o tentasse me indignasse ainda mais com este mundo em que vivemos...
e viva a ignorância!
Pois amiga Cristina isso é mesmo para esquecer ...tens dúvidas!.
Bj
Cristina disse…
maloud

será ignorância? quem constrói centrais nucleares, sabe o que está a fazer e com o que está a lidar...não seria mais correcto falar de negligência? irresponsabilidade, ganância? a energia nuclear tem aplicações que podem ser muito úteis à humanidade, mas concordo consigo, fins bélicos, não! custa-me aceitar como é que ainda é permitida a simples existencia.

bj
Cristina disse…
Lobo das estepes

sem dúvida que me importa..
como já disse, a en.nuclear tem aplicações válidas e é de grande ajuda por exemplo na medicina. mas o seu uso no armamento para mim é incompreensível..

beijinhos
Cristina disse…
poca

mas só tentando entender podemos ter opinião sobre o assunto...;)

beijinhos
Cristina disse…
adryca

tenho dúvidas...lol...mal de mim se não as tivesse :))

é bom ir falando nisso..

beijinhos
Mocho Falante disse…
é muito importante relembrar esta data, mas também é muito importante lembrar que parece que não se aprendeu com o erro

beijocas
Cristina disse…
sandrinha

é, sem duvida. dantesco.

beijinhos, bem vinda:))
Cristina disse…
mocho

temo bem que não, é preciso continuar a lembrar:)

jinhos
Pêndulo disse…
Harry, estou interessado em saber porque é que uma central nuclear gasta mais água que uma normal central térmica. Desconhecia tal facto.
Alien8 disse…
Cristina,
Nuclear só mesmo bem estudado, e com honestidade. Sem aldrabices de conveniência. A propósito, Chernobyl não foi um caso isolado...Lembram-de de Three Mile Island? De Sayago, aqui ao lado? Dos vários acidentes que têm ocorrido no Japão? Para fins bélicos, jamais. Pena não se poderem desarmar os que já têm, a começar pelos que já usaram. Se armar o Irão contribuir para um equilíbrio de forças, então porque não? (apesar de eu não ter nessa República Islâmica a confiança optimista que o K'mrd Pinto Ribeiro manifesta).
LM disse…
Quero acreditar que sim.
Ninguém esquecerá.
Beijos

Mensagens populares