Pois é ... hoje quando uma miúda pensava que ía ter um dia mais ou menos calmo, eis que, fruto de um convite semi inesperado para almoçar no sítio mais normal para a tipa gira que fez o convite mas o mais estranho possível para a convidada, dei por mim a caminho de um ... hospital ... !!!!

A primeira pessoa a ter uma reacção estranha foi a minha mãe com uma pergunta do tipo "vais almoçar onde????" claro que tive que lhe explicar que não estava com nenhum desarranjo intestinal e muito menos me tinha oferecido para participar, a troco de um punhado de euros, em alguma experiência médica como cobaia ... ficou mais descansada, se bem que ainda a senti desconfiada ... mas, quando lhe disse, na companhia de quem ia, suspirou de alívio, disse-me: "xiça pá, até que enfim que dás uma alegria à tua mãe ... é que até agora só te tenho visto em más companhias ... ele é vespas, ele é mochos e doninhas, tudo gente com tão poucas referências, gente com pouco cuidado na apresentação e de cada vez que sai contigo à rua é só para te envergonhar..." ... disse-lhe que sim, que ela tinha razão, mas que mais vale aqueles (apesar de serem uns valentes pés de chinelo) do que nenhuns !!!!

Cheguei, debaixo dum braseiro de sol daqueles que nos fazem derreter a cada passo e, depois de contornar 25 macas e pedir 10 informações, ali estava eu em frente a uma das duas portas que me levariam a saborear uma viagem inesquecível a um admirável mundo novo numa companhia para além de especial ... e como eu estava numa porta, é claro que a minha amiga do coração tinha que aparecer exactamente na outra (percebem porque é que eu deixei de jogar no euromilhões????) ...

Depois do abraço apertado, directamente proporcional às saudades que sentiamos, porta para dentro com elas e pronto ... saltam-me logo as órbitas e os meus olhos esbugalhados de espanto com tanta gente e com tanta confusão procuram a segurança de uma resposta nos olhos da nossa linda Cristina que, sem eu lhe perguntar me disse ... "olha que isto hoje até está muito calmo" ... definitivamente aqui está uma noção que eu vou ter que rever no meu dicionário quando chegar a casa ... calma ... se isto era calmo para ela, não quero sequer imaginar o que será um dia "normal" ...

Percorremos uns corredores "sem fim" e lá fomos para o refeitório pôr a conversa em dia ... comemos bem, rimos mais ainda e depois fomos beber um café "internacional" ... ao som dos sotaques do Brasil, de Angola e da Rússia ... um café saboreado a preceito e deglutido com uma conversa que nunca vou esquecer ... porque as palavras saiam da boca de uma mulher que já adorava e admirava por tudo aquilo que me mostrara e que ainda mais fiquei a admirar porque o carinho e o amor que sustenta a amizade cresce como uma flôr que se rega com as palavras e intimidades que se trocam ...

Depois voltámos para a sala onde a nossa amiga passa muito tempo e que, até à data, apenas fazia parte do meu imaginário ... de repente, no corredor, passa por mim uma maca cujos pormenores não vêm ao caso, e notei a Cristina à minha procura com medo de se virar e me encontrar estendida e inanimada no meio do corredor ... mas eu, aguentei-me e, entre uma tontura e um suor frio, fiz um sorriso amarelo e disse-lhe "pensavas que eu ia cair p'ró lado não ????" (mas esteve por pouco...!!!!) ... entretanto, depois de ver aquela imagem, vejo uma senhora a olhar para a maca que já rolava a alta velocidade e a fazer aquele comentário que eu menos precisava de ouvir ... "olha, mais um que marou !!!!" ... fico sempre feliz quando me cruzo com gente sensível ... entrámos na dita sala, e foi aí que eu senti que estava noutro país, não tanto pelo facto da equipa ser composta por pessoas de várias nacionalidades, mas porque, não há nada mais complicado que a linguagem de médico (muito mais que o famoso mito de eles terem todos uma letra que não lembra o diabo !!!!) ...

Papeis para cá, telefonemas para lá, saídas e entradas constantes, muita adrenalina à mistura, eis que esta mulher de coragem se lembra de me dizer ... "olha pá ... e se fizessmos um post as duas ??" ... pronto, caldo entornado, do que é que ela se lembrou ... acho que a esta hora até já deve estar um nico arrependida mas, como dizem, os outros ... "it's too late baby ... snail's talk never end's ..." espero que tenhas percebido isso de uma vez por todas e nunca mais de desafies para inavadir o teu espaço ... que, até agora, era um lugar interessante !!!!

Resta dizer-te que cada partilha contigo é um privilégio e que me fazes sentir uma pessoa especial ... afinal ser amigo passa, em muito, por aí não é ????

Obrigada por esta que foi, seguramente, a primeira de muitas visitas que conto fazer-te.

E mais uma vez, os meus maiores respeitos pela ENORME mulher que sabes ser ... foi um prazer enorme ter-me cruzado no teu caminho ...

Olha ... se quiseres dizer alguma coisinha ... fica o canal aberto ... com uma beijoca encaracolada para ti e para todos os amigos bonitos que visitam este que é um dos meus espaços de eleição ...
[Caracolinha]

-Ó minha querida, até tou abestalhada, o que eu dava pa escrever assim...olha, eu é que agradeço por teres tornado um dia amorfo e desinteressante de trabalho num dia especial, tão especial como tu. Espero sinceramente que o embate não tenha sido demais, e principalmente que não te impeça de voltar- quais dias mundiais de...- dia especial é todo aquele em que se reencontram os amigos. E que bela descrição fizeste do que por aqui se passa num dia calmo lool, é verdade, calmíssimo! Linda, tens que vir num dia de confusão, que fico com posts pa três semanas :)))
Olha amiga, adorei, mesmo. Ganhei o dia.

E agora, vamos ao Benfas que vai ser outra festa...

Comentários

wind disse…
Adorei ler o que a caracolinha escreveu, não só a descrição do hospital, mas principalmente o sentimento de amizade que tem por ti Cristina. Isso é lindo e arrepiou-me porque é algo já tão difícil de encontrar e os amigos são tão poucos, que essa miúda vale ouro:)
Também sinto e sei, que tu és uma pessoa em quem se pode confiar e amiga;) beijos
maloud disse…
Há mais ou menos 15 anos recebi um telefonema do Serviço de Epidemiologia da Fac de Medicina do Porto, inquirindo simpaticamente, se não haveria alguém com 40 anos ou mais, que participasse num estudo da população do Porto. Claro que moi-même preenchia as condições e lá me ofereci a bem da ciência. Expliquei logo que antes das 10h ninguém lá me apanhava, e que queria que me enviassem a planta topográfica do Hospital de S. João, com o caminho para o Serviço. Veio carta que contemplava as minhas exigências. No dia indicado estava a entrar no S. João às 9h, atendendo a que lá dentro ia correr a maratona e não tenho a tara nacional de chegar atrasada. De mapa na mão fiz corredores, ora à direita, ora à esquerda, com lanços de escadas a quebrar a monotonia até que dei com o nariz num taipal de obras. A partir daí, mandei o mapa às malvas e desde que visse alguém de bata, lá lhe espetava a convocatória debaixo do nariz à espera de compaixão. Só que os da bata iam dizendo: Sabe como é, isto está em obras e o caminho para lá agora é outro. Ó Alice tu sabes, como se chega a epidemiologia? A Alice, depois de inquirir a razão de tão obtusa pergunta, confessava que não, não sabia, mas talvez, lá ao fundo do corredor, aquele senhor me indicasse. Eu lá batia o record dos 100m, com medo que o senhor entretanto sumisse, e lá recomeçava a saga. Ao fim de pelo menos uma dúzia de déjà vu, cheguei com meia hora de atraso, esbaforida e possessa.
Como o meu contributo para a ciência continua, mudei de táctica. Meia hora antes enfio-me pela consulta externa, arranjo um segurança que me põe na escada, porque os elevadores nunca funcionam e vou até uma enfermaria, onde só há homens em pijama. Parece Aucshwitz. Aí faço o ar da pobre patarata que se perdeu e lá arrebanho alguém que me guie, até ao sítio que a carta indica.
Tudo isto é obviamente a bem da ciência e do surrealismo português.
Parrot disse…
Pois é, existem dias assim, em que chegamos aqui e não podemos ficar indiferentes a um post como este, e que faz que vos admire, às duas, cada vez mais.

São estas pequenas, grandes coisas que dão sentido à vida e transformam os nossos dias. Obrigado por partilharem esses vossos momentos e essa vossa amizade, onde cada palavra e cada letra, transmite essa vossa amizade, tão transparente e tão verdadeira.

Deixo-vos um beijo e um :-) aqui da “ave rara” que ganhou um nó da garganta ao ler este post.
Tudo de bom para as duas

PS – Ó Caracolinha valente, aguentaste-te, sim senhora, muito bem!!!. Essa “cena” da maca, nem quero imaginar….mas nem quero mesmo imaginar, porque se fosse eu a assistir, seguramente patinava...... e olha que não tem nada a ver com patins. lol
Alien8 disse…
Muito bem escrito, Caracolinha, descreveste com precisão e paciência uma paisagem que eu conheço razoavelmente, e sobretudo uma amiga comum com quem também já tive o prazer de jantar mais do que uma vez no requintado refeitório do HFF :) A Cristina é uma anfitriã de primeira, como bem percebeste. E é um amor de pessoa.
Quanto à saga da Maloud, só no S. João conheci eu, pelo menos, duas Alices. Mas nos hospitais que frequento tenho, normalmente, quem me guie. Sorte minha! Sobre os pijamas e Auschwitz nem vou comentar, eu lá sei porquê...
PortoCroft disse…
Trabalhar num hospital não é para todos. É preciso capacidade de distanciamento, sangue frio, sem no entanto perder o humanismo exigível a quem lá trabalha.

Tens aí uma grande amiga. Não só pelo que escreveu. Sobretudo por tudo a que sobreviveu. ;)
Cristina disse…
wind

obrigada :))) tento ser, espero conseguir.

a caracolinha, enfim, palavras para quê?....lol....um doce :))

jinhos
Cristina disse…
maloud

que odisseia....um ambiente conhecido :))

obrigada por partilhar

jinhos bom feriado
Cristina disse…
piscoiso

é ;)

beijinhos
Soube bem ler a narrativa... é sempre bom cultivar a amizade!

Beijo...
Cristina disse…
parrot

obrigada. realmente se a blogosfera tem coisas más, tem seguramente mais coisas boas :)))
conhecer pessoas como vocês é uma delas.
pessoas com quem eu, em circunstancias normais da vida real nunca me cruzaria :))

é isso que me faz continuar por cá, as pessoas :))

beijinhos grandes, bom feriado.
Caracolinha disse…
Pois, quando pensavas tu que já tinhas tido "a tua dose" de caracoleta por hoje eis-me aqui para te dar uma última ensaboadela ... :))

Vim deixar-te umas palavras que, apesar de não serem minhas, são da minha poetisa eleita ... e vou fazer com elas aquilo que gosto de fazer com as coisas que me são gratas e com as pessoas por quem tenho um amor enorme e uma admiração para além de grande ...

A MULHER

Ó mulher! Como és fraca e como és forte !
Como sabes ser doce e desgraçada!
Como sabes fingir quando em teu peito
A tua alma se estorce amargurada!

Quantas morreram saudosas de uma imagem
Adorada que amaram doidamente!
Quantas e quantas almas endoidecem
Enquanto a boca ri alegremente!

Quanta paixão e amor às vezes têm
Sem nunca o confessarem a ninguém
Doces almas de dor e sofrimento!

Paixão que faria a felicidade
Dum rei; amor de sonho e de saudade,
Que se esvai e que foge num lamento!

F.E.

És uma mulher do caraças pá ... e todo o carinho que geras à tua volta reflecte na plenitude toda a luz que cada um de nós descobre no teu olhar, nas tuas palavras, na capacidade que tens de ser livre e, consequentemente, não impores barreiras nem a ti nem aos outros ...

Aquela mão que te dei hoje vai estar sempre esticada para ti ... onde, quando, como e sempre que quiseres ...

Porque és uma mulher linda, porque sabes ser grande, porque és uma lutadora, uma valente, uma amiga que vim descobrir onde nunca pensei encontrar pessoas tão especiais ...

Caraças pá, obrigada pelas partilhas de hoje que foram tantas e tão intensas ...

Xiça mulher, que a vida te possa inundar de sorrisos e que todos estes amigos lindos que tens e que soubeste fazer te continuem a dar todos os mimos que tu mereces.

A
D
O
R
O
-
T
E

Q
U
E
R
I
D
A
!

Tá promeida então uma ida num dia "normal" ... com um reforço na minha dose de ansioliticos !!!!

Beijinho encaracoladamente melado e orgulhoso por te saber tão querida por todos dentro e fora da blogosfera !!!!

:))))
Cristina disse…
alien

não me faças babar please.....lol

olha com quem me juntei...assim é fácil ;)

jinhos
Cristina disse…
Portocroft

é preciso um bocadinho de tudo...:)

e tens razão, sorte a minha :))

jinhos
Cristina disse…
amigona

se é....é o melhor do mundo ;)

beijinhos, bom feriado
Cristina disse…
caracolinha

é hoje!! fou ficar com um ego do tamanho do hosp. :)))
sabes que acabei de dar o teu "relatorio" a ler a um colega que chegou à bocado...disse ele, aahhhh...a tua amiga não tem noção do que é confusão...looool, que giro!! isto pa nós é a paz...
(tás a ver?)

olha querida, nem sabes o bem que me fez passar estas horitas na tua companhia, com esse bom astral que só visto...verdade verdadinha a mim e aos outros que te adoraram:)))também, quem é que resiste a uma giraça bem disposta??

volta sempre linda, vai ser sempre um prazer receber-te...com mais uns contactos,vem tudo ao mesmo e fazemos uma delegação da blogosfera aqui...lol


beijinhos linda, um abraço apertado e obrigada mais uma vez:))
Cristina disse…
Kami

obrigada pela visita, encantada por vê-lo de novo. espero que não se esqueça de nós e que saudades... você, sem duvida, deixa marcas...:))

então beijinhos, baccis,os que quiser. uma boa noite, bons sonhos :))
Alien8 disse…
Ah, então agora é preciso esperar para ver os comentários. Ora bolas!
Boa noite, Cristina.
Dorme bem. Beijocas.
Anónimo disse…
Cristina e Caracolinha
Lindas as duas.
Imagino a Caracolinha no meio do Vietname...
Já estou com saudades.

Cheguei ontem da Madeira.

Milhões de beijinhos

Lola
Cristina disse…
alien

esperar sim, mas pouco tempo, assim que me chegarem são imediatamente publicados :)

jinhos
Cristina disse…
lola

ola querida!! a falta que lá fizeste....não pelo trabalho que foi pouco, mas pela nossa visita especial :)))

mas, vamos repetir isto muitas vezes...de certeza:)

e as ferias?:)))))

jinhos, saudades tuas;)
wind disse…
God morning Vietnammmmmmmmmmmmmm:) beijos
maloud disse…
E que marcas! O Alien que o diga!
Mocho Falante disse…
Ui... a Caracolinha no hospital deve ter sido uma coisa esperta, já a estou a imaginar a querer experimentar tudo e de repente sem ninguém perceber consigoo vestir sozinha a si própria um colete de forças....

Mas pronto tu lá sabes com quem decides almoçar, mas depois não digas que houve falta de aviso e que somos uma cambada de falsos e amigos da Onça!

Beijos cheios de eter porque é o que deves precisar agora depois de não sei quantas horas com a miuda no banco do hospital a desorganizar tudo e todos inclusivé...o marido da psicologa... esta miuda odeia concorrências e não perde a oportunidade para ir eliminando alguns da sua classe loool

Beijocas doces

Mensagens populares