Mathnasium, uél, uél,


"ginásios" para o treino dos alunos em Matemática durante os meses de verão- Aqui a máquina de calcular não entra. Só se usa papel, lápis e o cérebro, diz Mário Ferreira, director de um dos 26 centros "Mathnasium" existentes em Portugal.[Jn]
Excelente ideia se bem orientada, agora, porquê nas férias? quem são os desgraçados que vão ocupar as cada vez mais pequenas férias com exercícios de matemática? veja-se, um atelier destes em tempo de aulas funciona como um escape, mais leve, em ambiente mais descontraído, um reforço positivo. Se usado para ocupação de tempo de férias destinado a diversão e liberdade, funciona como castigo, é contraproducente na minha opinião. o projecto é interessantissimo para funcionar o ano lectivo inteiro, um complemento útil daquilo que sempre tenho defendido, aprender matemática com prazer, de forma lúdica, como complemento das aulas, em continuidade. para quê arriscar e deitar tudo a perder?

Comentários

Anónimo disse…
As coisas que anunciam pomposamente o aprofundamento das capacidades cerebrais deixam-me desconfiado.
Além disso a porra do nome. Eutanásia é o que é!

Levem antes as crianças ao zoo ?

Perguntem ao PSI de banco se concorda?
maloud disse…
Eu fico espantada, Cristina, porque as crianças de um certo meio social actualmente só têm 15 dias de férias. O resto do tempo são enfiadas em colégios caros daqui do Porto {há um famosíssimo cá no burgo com listas de espera} até aos 10 anos e, depois dos 10, mandadas para colégios ingleses. É um non stop de actividades e estudo que tornam um tempo que deveria ser de liberdade numa espécie de universo concentracionário. Só quando chegam ao secundário é que se libertam disto. Tenho muitas dúvidas sobre o desenvolvimento harmonioso desta geração, filha de pais bem instalados na vida.
Beijocas
PS-Obrigada pela recomendação de ontem. Já cá canta.
Macro disse…
OLá,

Boa música
Bons posts
Lucidez & long life
Best
RPM
wind disse…
Concordo plenamente contigo.
beijos
Isabel Filipe disse…
Interessante sem dúvida ... nem sabia da existência ...
e... concordo contgo...porquê nas férias???

bom fim de semana
beijos
Anónimo disse…
Bom dia!
tenho duas teorias!
1- estes ginásios nas férias sao uma proposta para deixar mais alguns funcionários continuar as "ferias" que tiram durante os anos lectivos, já que durante as aulas não fazem o trabalho em condições e agora não vai parar la ninguem!
2- pelas decisoes que o ministerio da educação tem tomado, acho que o objectivo deles é diminuir o numero de alunos a entrar para a faculdade, isso viu-se este ano pelo grau de dificuldade dos exames... e agora com esses ginásios as crianças (ou qualquer aluno que para lá vá) não vai poder descansar e quando retomar as aulas continua tao cansado que o rendimento será muito pobre, e assim vao comecando, desde cedo, a "dificultar" a possibilidade de entrar na faculdade!
desculpa o testamento
beijocas
Anónimo disse…
A ideia é uma m....
Quanto a você, cara Cristina, é muto amável nas palavras que utiliza
Anónimo disse…
Piteless,

ainda você não viu nada.
A Cristina é mesmo uma simpatia.

Cristina,

Quanto à proposta de "enjaular", entreter e formar as crianças, durante as férias, por melhor que sejam as intenções de que está imbuído o Projecto, penso que a receita "à antiga", continua a ser o melhor de todos os figurinos, para os "petizes":

Ar Livre
Campo
Praia
Montanha
Mar
Rio

Muita oxigenação, liberdade para movimentos físicos, contacto com a natureza .... !!

Tudo no sentido contrário, daquilo que fazem ao longo de um ano quase inteiro (infantários, escolas, transportes públicos, filas de carros).

é só uma opinião...
Rosa disse…
Estou contigo! Os miúdos precisam de férias, de descanso, de "irresponsabilidade", de não fazer népia! Esta ideia podia ser um excelente complemento das aulas [se bem que aprender Matemática com prazer... hummm... Ísso é possível??? :D]
Belzebu disse…
Estou mesmo a vêr! "Ou comes a sopa ou vais para o Mathnasium"! ou
"se te volto a apanhar a vêr o Sexy Hot ás escondidas vais a tarde toda para o Mathnasium".

Mas será que em tempo de férias não será melhor dar a oportunidade ás crianças e jovens de se dedicarem a outras actividades que não relacionadas com a escola? Aos desportos radicais, á musica ao contacto com a natureza?

E ainda por cima Matemática em férias? Tadinhos ! Tenham dó!

ehehehe! Saudações!
Cristina disse…
maloud

de nada, ainda bem que gostou.

concordo consigo, não me parece que retirar aos miudos os 2 meses que têm para sacudir a energia acumulada seja boa ideia, nem que tenha algum resultado pratico. lembro-me de na minha altura, havia ferias desde jun a out, que davam para tudo, até para ler, e muito, quando já não havia imaginação para mais maluqueiras. tudo isso faz falta e faz parte de um desenvolvimento harmonioso como diz.

beijinhos
Cristina disse…
rpm

obrigada, volte sempre.

saudações blogueiras ;)
Cristina disse…
wind

beijinho, tem um dia bom.
Cristina disse…
isabel

olá. eu acho um projecto interessante. eu fi-lo sem me o imporem..passava tardes a fazer exercicios com um amigo, como se estivessemos a fazer um jogo, resollver coisas por vias diferentes a ver quem chegava primeiro ao fim e se aproximava mais do resultado certo...e divertiamo-nos.


beijos
Cristina disse…
piteless

dou a minha opinião, só.
Cristina disse…
tenho dias

é claro. penso que as gerações posteriores à nossa, vão tendo cada vez uma pior infancia, não admira que depois durante o ano lectivo já não tenham pachorra para aquilo, começam a reveval um comportamento de certa aversão à escola, perfeitamente evitavel..

beijinho
Cristina disse…
rosa

é possivel, garanto-te. a matemática é muito bonita, se nos ajudarem a gostar..

beijocas
Cristina disse…
belzebu

perfeitamente de acordo :)))

e as festas, quase todos os dias? e os namoros? depois acontecem coisas como as do outro dia..looooooool

bjocas
Cristina disse…
fado

deus nos livre dos génios, quero distancia....gosto de gente normal ;)

beijinhos
Anónimo disse…
A notícia foi mal interpretada. Os Ginásios de Matemática funcionam todo o ano, apenas no Verão têm actividades específicas além da resolução de exercícios de Matemática, como p.e. ensino de xadrez.
Eu falo como pai que tem um filho a frequentar um Mathnasium desde Março e quero registar algumas notas a propósito desta experiência:
1. O meu filho estava no 5º ano e estava praticamente chumbado a Matemática. Durante todo o ano nunca teve um teste acima de 20%, no 3º período subiu para 73%!
2. Neste momento encara a Matemática como qualquer outra disciplina, continua a não ser a sua preferida, mas já ganhou confiança.
3. Chegado o Verão, perguntei-lhe se queria sair do Mathnasium e voltar apenas em Outubro. Peremptóriamente disse-me que não. Vai praticamente todos os dias e não deixa de fazer todas as outras coisas que gosta ao ar livre. esta é apenas mais uma.
Dito isto (e peço desculpa pelo testamento) não percebo todas estas críticas ao que considero uma iniciativa excelente. Principalmente porque são críticas de quem desconhece.
Obrigado.
Anónimo disse…
Hey what a great site keep up the work its excellent.
»
Anónimo disse…
Bom dia! Só agora tive conhecimento deste post sobre os Mathnasium. Sou Professora de Matemática e dou aulas num centro Mathnasium há mais de 1 ano. Garanto-vos que a ideia é muito bem conseguida e ao contrário do que possam pensar os miúdos não passam as tardes no Mathnasium obrigados mas simplesmente porque gostam e se divertem. Num centro Mathnasium os alunos têm a possibilidade de descobrir a Matemática que faz sentido, desenvolvem o racíocionio de uma forma divertida e que resulta. A sua auto-confiança relativamente à disciplina muda e as notas na escola começam a subir. é um projecto muito válido e principalmente com resultados à vista de todos! Os meninos além do Mathnasium têm muitas outras actividades não só intelectuais como físicas. E porque não passar uns dias das férias a desenvolver o racíocinio?? A preparar o próximo ano lectivo? Acreditem que é muito compensador! Para sermos felizes e bem sucedidos precisamos de ter a mente e o físico a funcionar e nunca só um dos lados! Trabalhar e aprender Matemática de uma forma divertida é possível!

Mensagens populares