desanuviando (?)...



pela mão, e pelo humor do João Tunes

A “Deutsche Oper” de Berlim suspendeu a representação da ópera de Mozart “Idomeneo” por recomendação da Polícia que temia as reacções do mundo islâmico.
Está a esticar a corda do limite da decência a censura e a autocensura que crescem na Europa para sossegar o desasossego da intolerância islâmica. Se já se está a conceder enviando uma mensagem de cobardia a abdicar da liberdade artística e do património cultural, resta-nos o quê? Proibir o consumo da carne de porco?


com esta me calo... :))))

Comentários

maloud disse…
Esta manhã o pobre que me atura dizia-me que a Constituição Europeia devia ter um único artigo: Nós, cidadãos europeus, reger-nos-emos pelo Corão, seremos julgados pela Sharia, e aderiremos à Jihad.
E este pobre que me atura é bem mais tolerante que o resto da casa com as idiosincrasias da rua árabe. Imagine o que os outros pensam.
Beijinho
wind disse…
Tinha uma colega que perante absurdos destes e afins dizia:" Só me apetece subir os candeeiros e apalpar o cu às lãmpadas!".
Faço dela as minhas palavras:)
beijos
zab disse…
recentemente, e na sequência do discurso do papa, disse isto noutro blogue, "o carvalhadas":

Acredito que estamos a ficar cada vez mais perto de perder, o que eu sei ser o verdadeiro conceito de liberdade de expressão.

Fomos ensinados e ensinamos a respeitar minorias, diferenças de cor e de credo, opiniões e cores políticas.

Mas esquecemo-nos que não pode haver respeito, se ele não for mútuo.

E agora?

Ficamos mais uma vez sentados, aguardando calmamente que as ameaças a Roma, ao Vaticano e ao Papa, se concretizem?

Continuamos a fingir, que não temos o direito de nos sentirmos ofendidos pelos “kill the pope”?

E quando, para não desencadear o perigo de pormos em risco a vida de pessoas e bens, começarmos a medir milimétricamente cada palavra que proferirmos, então teremos perdido um dos mais preciosos legados da nossa civilização e da democracia: a liberdade de expressão.

A que distancia estaremos? A quanto tempo?



ontem, disse mais (do mesmo) isto:

(...)quem ousa ser responsabilizado por "provocar" a ira de mulçumanos, radicais e fundamentalistas, apoiados pelo silêncio cumplice dos moderados?

e o ocidente, grão a grão, vai-se submetendo à lei da auto-censura, provocada por uma espiral de medo.

"susceptibilidade ofendida"?

até onde?


hoje, estou cansada, e não digo mais nada: trancrevo o que li:

"Parece que, afinal, a Deutsche Opera vai mesmo apresentar a polémica versão da ópera "Idomeneo" de Mozart. Esta decisão foi tomada após representantes da comunidade muçulamana garantirem que não pretendiam exercer qualquer represália. http://msnbc.msn.com/id/15031211/

Desconhece-se se também procuram obter a aprovação de cristãos, budistas, adoradores de Poseidon ou mozartianos radicais que já protestam aqui... http://o-amigodopovo.blogspot.com/2006/09/o-idomeneo-de-berlim-indignao-de.html

No insurgente"


:(
astrid disse…
Cris

O regresso do lápis azul, das cruzadas,do fascismo globalizado.

A
Anónimo disse…
Cristina

Zab disse tudo! O que assusta são os grandes Impérios que impõem uma espécie de "democracia" aos outros Países quase que miseráveis que não atrapalhe seus instintos bestiais e interesses bélicos e financeiro
Pêndulo disse…
Religiões e o medo de sermos nós, assim, sós.

Olha, rimei :)
Alien8 disse…
Já aqui se disse o importante. Apenas acrescento uma expressão: má consciência...
Um beijo, Cristina.
Cristina disse…
maloud

hehehe:)))))

de facto, esta atitude, e ao que parece, uma espécie de pedido de autorização feita não me lembro a quem da comunidade islâmica, já me parece um bocado de mais...
beijinho
Cristina disse…
Harry

pois,as declarações do Papa, enfim!, só mesmo com muito pouca vergonha na cara, dado o historial da igreja católica.

agora, esta auto censura é consequencia de uma atitude provocatória, pouco pensada e de consequencias pouco controláveis. depois, tá aí! tem-se medo da propria sombra..

beijinho
Cristina disse…
wind

loool,looool.

que grande máxima, por acaso...:)))))))))))))))))))))))))))))))

beijinhos
Cristina disse…
Zab

a minha questão é, e já falámos nisso aqui, a seguinte:a provocação inicial foi feita a pessoas que não se rejem pelos nossos principios nem reagem do mesmo modo que nós. talvez aí devesse ter havido algum cuidado, por uma razão! é que podemos, e aconteceu, estar a provocar um efeito não controlável...e depois? mandamos uma bomba atómica e matamo-los? não é por acaso que há diplomacia, e que nunca foi radial..sempre houve cuidados com as relações com alguns países.

la diz o povo que "quem diz o que lhe apetece, ouve o que não quer". e depois, acaba por ficar calado ou mata o outro. entre as duas, venha o diabo e escolha. é sempre a mesma máxima: senso!



beijocas
Cristina disse…
astrid

espero que não se chegue tão longe..lol

beijos
Cristina disse…
Yon

há paises assim, se há....olha os EUA..lol

beijocas gato:)))
Cristina disse…
Pendulo

sós? como assim?
Cristina disse…
Alien

será...pois. mas estas atitudes começam a ser ridiculas..mais a autorização...por favor..:)))

beijinhos
Kaos disse…
Quem vive com medo acaba no fim por não viver. Esta questão do Islamismo deve ser encarada com seriedade porque o que ofende muitas vezes não é o acto realizado mas sim a intenção que se esconde por detrás desse acto.
bjos e bfs

Mensagens populares