Em dia de desinspiração,
desenterrei do arquivo um texto de L.F. Veríssimo a propósito da sempre actual (vá-se lá entender porquê) discussão sobre a origem da Humanidade. Talvez alguns de vós ainda não conheçam, o que seria uma pena :)
Criação do Mundo
Na velha questão sobre a origem da humanidade eu defendo o meio-termo. Um empate entre Darwin e Deus. Aceito a tese darwiniana de que o Homem descende do macaco mas acho que Deus criou a mulher. E nós somos a consequência daquele momento mágico em que o proto-homem, deslocando-se de galho em galho pela floresta primeva, chegou na planície de Éden e viu a mulher pela primeira vez.
Imagine a cena. O homem macaco de boca aberta, escondido pela folhagem, olhando aquela maravilha: uma mulher recém-feita. Como Vênus recém-pintada por Botticelli, com a tinta fresca.
Eva espreguiçando-se à beira do Tigre. Ou era o Eufrates? Enfim, Eva no seu jardim, ainda húmida da criação. Eva esfregando os olhos. Eva examinando o próprio corpo. Eva retorcendo-se para olhar-se atrás e alisando as próprias ancas, satisfeita. Eva olhando-se no rio, ajeitando os longos cabelos, depois sorrindo para a própria imagem.
Seus dentes perfeitos faiscando ao sol do Paraíso. E o quase homem babando no seu galho. E, com muito esforço, formulando um pensamento no seu cérebro primitivo. "Fêmea é isso, não aquela macaca que eu tenho em casa."
Há controvérsias a respeito, mas os teólogos acreditam que, quando Eva foi criada por Deus, tinha entre 19 e 23 anos. E ela reinou sozinha no Paraíso por duas luas. E, instruída por Deus, deu nome às coisas e aos bichos. E chamou o rio de rio e a grama de grama e a árvore de árvore e aquele estranho ser que desceu da árvore, e ficou olhando para ela como um cachorro, de Homem.
E quando o Homem sugeriu que coabitassem no Paraíso e começassem outra espécie, Eva riu-se, concordou só para ter o que fazer, mas disse que ele ainda precisaria evoluir muito para chegar aos pés dela.
E desde então temos tentado. Ninguém pode dizer que não temos tentado.
Comentários
boa noite
Os mais belos relatos da criação do mundo encontro-o nos livros de Carl Sagan, retirados de culturas ancestrais e primitiva. Então a justificação da Via Láctea como sendo a espinha dorsal da noite é uma maravilha.
Tá tudo virado de pernas para o ar.
Como católico explico-te melhor.
Até posso aceitar o empate.
Mas Deus criou o mundo. Isso eu não dúvido. Aliás até tenho muita fé.
Porque só Deus poderia criar o mundo e o Homem.
Deus é demasiadamente bom para não ter sido ele a "impingir-nos" o pesadelo (mulher).
Não podia.
E eu ainda acredito no Pai Natal. Portanto...
ora, agora é que se pode dizer com propriedade: a Teresa é "capaz de dizer que Deus não é Deus"! :))))))
beijinhos
deformação profissional...talvez sejamos mesmo todos "poeira das estrelas"..
beijinhos
ai Deus, esse desconhecido...
então, se Deus é bom, quem foi o mau da fita?
beijos
Para ter "inventado" a mulher, ou o Darwin que os polacos querem banir dos livros ou, claro está, o diabo.
Lollllllllllll
Cumprimentos divinais
temos mais opções? :)
beijinho
Beijocas.
o prometido...:))
beijinho
beijos
Veríssimo filho de outro excelente escritor, Érico. Coisa rara o filho ser tão bom quanto o pai.
Saxofonista de coração e escritor como profissão. Luiz F Veríssimo é perfeito também na arte de fazer rir escrevendo.
Com toda certeza diria se deus existir e tivesse que optar por uma forma humana, lógico que seria em um corpo de mulher.
Beijos
Yon
eu tambem, de vez em quando vou dar uma vista de olhos, quando quero ficar bem disposta..
beijinho
Lógico....porquê? Deus era tão sensivel assim a pormenores estéticos?
;) beijinho gato!
;)150%