Le Cadavre Exquis boira le vin nouveau!
Falar de Cesariny, é inevitável... não para deixar um poema, mas para falar de um movimento "surreal" , curioso, criativo e muito sedutor tanto para quem participa e para quem lê ou abserva. Falo obviamente do Cadáver Esquisito, em que Cesariny participou e que ampliou activamente. Do original em francês para a língua portuguesa, a tradução é curiosa, pois figura nos livros sobre o surrealismo, como cadáver-esquisito. Todavia, ao vocábulo exquis não se poderia atribuir tal tradução, os termos correspondentes seriam delicado, maravilhoso, agradável. A expressão diz respeito ao tipo de escrita automática de Breton e Eluard (in Dictionaire abrégé du surréalisme) - Tipo de escrita que resulta da inspiração do momento, sem preparação prévia nem esquema de trabalho previsto, e que se assume ser imediata, espontânea e não controlada pela lógica ou pela razão. Para os surrealistas a colaboração e o trabalho coletivo eram importantíssimos. A técnica do Cadáver-Esquisito, na sua forma escrita (assim denominado por ter sido inicialmente obtido como resultado da sua aplicação na frase o-cadáver-esquisito-beberá-o-vinho novo), inventaram um jogo verbal e visual a que deram o nome de "cadavre exquis" ou cadáver extraordinário, cujos resultados eram muitas vezes publicados no "La Révolution Surréaliste". O objetivo do jogo era surpreender o consciente e desenhar imediatamente a partir da imaginação liberta. Este jogo consistia em reunir várias pessoas em círculo.
Uma folha de papel passava de mão em mão. O primeiro jogador escrevia ou desenhava no canto superior da folha, fazia uma dobra sobre esta inscrição que ficava assim tapada e a folha era passada ao jogador seguinte, que, por seu turno, escrevia e dobrava de novo a folha. O jogo continuava até que todos os jogadores tivessem escrito ou desenhado qualquer coisa. Quando se desdobrava a folha aparecia um texto ou um desenho revelador do automatismo, que existe na criatividade, através das intervenções ocasionais de cada um deles. Por vezes, até a escolha do título para uma obra era feita por um processo semelhante.
Pode considerar-se também este jogo como um exemplo do intercâmbio contínuo entre a poesia e a pintura, que é uma das características do Surrealismo inicial. O objectivo, como em qualquer vanguarda literária, era o de demolir as convenções da escrita tradicional. [Via LiberMusica]
Um exemplo: O Vermelho e o Verde
- De que de cor é o vermelho?
- É verde.
- Quem é o teu pai?
- É o revisor do comboio para a lua.
- O que é a loucura?
- É um braço solitário sorrindo para os meninos.
- Quem é Deus?
- É um vendedor de gravatas.
- Como é a cara dele?
- É bicuda, com uma maçaneta na ponta.
Cadáver Esquisito Ortodoxo seguindo os termos de diálogo postos em curso pelos surrealistas franceses.João Artur Silva, Mário Henrique Leiria (1948). in, "Antologia do Cadáver Esquisito"; de Mário Cesariny.
Reconhecido universalmente como um dos principais representantes do Surrealismo português, nasceu em Lisboa a 9 de Agosto de 1923 e durante a sua longa e produtiva vida, ganhou o estatuto não só de poeta, não só de pintor, não só de músico mas principalmente de Artista, pois deixou sua marca de referência e excelência em todas estas expressões. Em 2005, recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, entregue pelo presidente da República Dr. Jorge Sampaio.
Comentários
excelente post!!
Bom dia!
obrigada, um beijinho.
e obrigada pela visita ao chat :P
Muito Bom, Professora Cris
E ainda dizem que o Sampaio não fez nada de jeito
Beijinhos
beijinho
É claro que o actual PR nunca condecoria este, o que eu queria dizer é que não tarda nada parte e então vamos, talvez, ver as tv's a dar uma notinha de rodapé.
Bem seja como for, quando partir parte com a barriguinha cheia (em sentido figurado) pois parece que até fome passa.
Bye see you tomorrow.
besooos, hasta:)
Interessante, o post, Cristina... recordo-me de termos feito, há uns tempos atrás, uma experiência semelhante... :)
Um beijo.