Vi hoje nas notícias, com grande satisfação, que já há hospitais a incluir formas de terapêutica alternativa nos seus doentes, no caso a acupunctura.
A acupunctura médica contemporânea é uma evolução da acupunctura tradicional, método de tratamento cujas origens remontam a mais de 2000 anos, na China antiga; é resultado de uma evolução histórica, fundamenta-se na comprovação da eficácia clínica e no reconhecimento dos mecanismos biológicos, sinteticamente definidos como neuromodulação. Os objectivos terapêuticos são definidos como promoção de analgesia, recuperação motora, normalização das funções orgânicas, modulação da imunidade, das funções endócrinas, e activação de processos regenerativos. As vantagens do método, têm sido comprovadas no tratamento de diversas patologias e incluem custos muitos mais baixos, com menor ocorrência de efeitos adversos, em comparação com outros meios terapêuticos mais agressivos e muito mais caros. A vantagem é evidente principalmente na sua vertente analgésica numa época em que há um número muito maior de idosos, um número crescente de doenças neoplásicas e neurossomáticas, em que a vulnerabilidade à dor crónica é uma realidade bem conhecida.
Há que aceitar os "novos"(diferentes) métodos, sem preconceitos nem prejuízo das indicações formais da medicina tradicional sem perder de vista o objectivo principal, melhorar a qualidade de vida do doente.

Comentários

zab disse…
não posso estar MAIS de acordo, cristina!!

não só em relação à acupunctura, como a outros tratamentos de medicina chinesa tradicional a que já fui submetida.

acho muitissimo bem, e é realmente um facto que as medicinas ocidentais e orientais, há muito deviam andar de "mãos dadas".
Teresa Durães disse…
até que enfim

na Alemanha já fazem (diz um amigo meu médico anestesista alemão) e incluindo para anestesias específicas (não me peça pormenores que não percebo nada do assunto)

boa noite
Cristina disse…
Zab
Teresa

ainda bem, finalmente.

não devemos estar fechados a tudo o que possa fazer os doentes sentir-se melhor, nem que seja uma reza..

beijinhos
Kaos disse…
Eu aceitar novas tecnicas aceito, mas continua a parecer-me mais simples tomar um comprimido. Não me agrada nada a ideia que me transformem num ouriço. :)
bjs
MariaTuché disse…
Também vi e aplaudo, é pena é não ser reconhecida definitivamente para ser comparticipado pelo Estado.
Eu já fiz acupunctura por causa do meu problema de alergias e melhorei bastante só que parei porque não é barato e nem pelo seguro de saúde podia fazer.
bjs

Mensagens populares