no programa Perdidos e Achados da sic notícias assisti a uma conversa em que participava uma professora Ucraniana. Perguntada sobre as diferenças que encontrava entre o nosso ensino básico e o deles respondeu mais ou menos isto: o que eu vejo diferente é que na Ucrânia, desde o ensino básico, as crianças têm as disciplinas já separadas, como a língua mãe, a matemática as ciências, a educação musical e a educação física. Aprendem desde cedo a estudar estas disciplinas de maneira mais séria, levam trabalhos para casa e no dia seguinte estes trabalhos são discutidos, eu cá não vejo nada disto, é um sistema diferente; se a criança vê preocupação nos professores, ela própria vai estar preocupada em aprender.
ora aí está!
explica-se assim porque é que os alunos de leste, apesar do contexto supostamente desfavorável, são em muitas escolas os que têm melhores notas. Trabalho, hábitos de trabalho e a confiança no empenho dos professores. SÓ isso.
Comentários
Metodos, organização, trabalho.
JMC
Votos de Bom Ano para ti (o que envolve, evidentemente, os teus).
Bjinho.
Nem todos os professores são maus!
Cá também já se está a colocar no 1º ciclo áreas separadas.
E há empenho dos professores, Sim!
Ninguém tem é culpa da idiotice da ministra da Educação!
bjs
bjs
Aliás, os pais já o fazem.
simples, não é?...
beijinhos amigo!
pois é...mas continuamos a persistir na megalomania dos projectos arrojados, nas teorias completamente desadequadas às realidades...enfim, haja "comissões"...
beijinhos
ha professores bons sim. mas será que a ministra tem culpa de tudo?
se uma turma tem um professor de matemática o ano lectivo inteiro e os alunos vão a exame e chumbam 2/3...será que é só porque os alunos são burros?
a culpa é do ministério e da falta de empenho de muitos, alunos e professores. só que quem está em formação são os alunos..
beijinhos
eu já nem sei o que diga pá....
um beijinho
não precisamos de meter a revolução nisto...a qualidade independe das ideias políticas. é preciso critério na escolha e controlo de qualidade.
é preciso uma analise seria dos resultados obtidos e mudanças efectivas.
beijinhos
Mt asneira foi feita na area do ensino no pós 25....
Aquela rapariga de leste que há uns anos esteve para ser deportada com a sua mãe, deu à pouco uma reportagem sobre ela, alguns anos depois, tornou-se uma boa aluna e agora vai para fora, Canadá! Qualquer dia temos de importar licenciados!
Bem, aproveito para desejar um Bom ano 2007!
Beijinhos. Gonçalo e NiNa
http://sorrisosperfeitos.blogspot.com
:)
mea culpa.
Quando se comaram realidades socias e culturais muito distintas, corremos o risco de misturarmos "alhos com bugalhos".
É verdade que o ensino nos países do leste será, acreditando nas palavras da stôra Ucrânia, mais disciplinado. Já tinha essa percepção em relação ao desporto.
Mas será que as crianças aprendem ou assimiliam os conhecimentos de forma forçada?
E será que as crianças brincam e têm liberdade?
O nosso primeiro agora deu-lhe para querer à viva força que aqui o zé povinho seja todo finlandês.
Será que na Finlândia também são assim tão disciplinadinhos desde de tenra idade?
É certo que o nosso ensino - profs. pais e alunos, precisa de reformulação e reestruturação. Mas não vejo que isso signifique uma alteração cultural e social tão profunda.
2007 bjs
que já estamos quase
Todos nós devemos muita coisa aos professores, (mesmo os analfabetos ao aprenderem um ofício fazem-no através de um "professor" (sem cátedra,está bem, mas não deixa de ser um professor).
A falta de médodos de estudo e organização deve-se, essencilamente à falta de educção em casa e à não frequência de um jardim de infância onde estes são introduzidos(se em casa ainda não o foram) e trabalhados. É o que acontece nos países ditos de leste. E outra coisa, muito importante, nesses países, a escola é vista como uma "coisa boa", e o papel do professor valorizado. Não é como cá, em que a escola é vista como uma seca e os professores como os maus da fita. E esta imagem é transmitida, a maioria das vezes, pelos pais.
Um nº significativo de pais diz amiúde: " eu também detestava a escola...eu também odiava matemática...eu também achava os professores uns chatos... eu também fiz as minhas patifarias quando andava à escola..."
E só para terminar, quem separa as disciplinas ou áreas disciplinares no 1º ciclo nos países de leste são os professores???? A monodocência no 1º ciclo e a não separação de áreas de saber em Portugal são uma decisão dos professores???? Não me parece.
E já agora, também à laia de achega, em relação aos trabalhos de casa, os professores portugueses são acusados de darem demasiados TPC aos seus alunos...pelos pais, principalmente.
Quanto à motivação e ao interesse dos professores, pois é como em todas as profissões. Há os que sim e os que não.O mesmo se pode dizer dos pais, há os que se interessam e os que se estão nas tintas.
No que se refere às "decisões brilhantes" dos pensadores existententes no Ministério da Educação, o problema de quase todas retumbarem num fiasco se deve ao facto desses pensadores não saberem o que é uma sala de aula...(eu sei do que falo)ficam demasiado tempo nos gabinetes e à secretária. Deviam vir para o terreno e depois então, pensarem e decidirem. ( com conhecimento de causa) A maioria destes senhores não seria capaz de mediar os conflitos existentes numa escola, quanto mais numa sala de aula. E sem um ambiente propício, como se ensina e aprende?
Desculpa o desabafo e o lençol.
Bolacha
Bolacha
Eu também vi este trabalho , mas o que foi sempre focalizado foi a diferente escolha dos programas e a organização escolar e não o trabalho dos professores portugueses.
Desculpa, mas não sei como saiu o último comentário em triplicado.
Sorry, mesmo.
Bolacha
foram feitas experiencias varias. como se faz nos outros países. só que os portugueses nunca souberam aplicar como deve ser, as ideias que têm, e que às vezes até são boas:)
beijinhos
a desmotivação é grande e generalizada. como se vai dar a volta a isto, sinceramente não sei. mas tamém, não é essa a minha função lol.
ja vi o blog e fiquei muito feliz:)) parabéns!
beijinhos, feliz 2007 para vocês;)
ah...afinal eras tu!!! loool
pá, mas a minha filha diz que a culpa é sempre do governo, quando nao faz os trabalhos, tamem...:p
disciplinado é com certeza! que eles são bons alunos cá, são, ja sabemos, em varias escolas.
agora, mesmo com a tragedia da saida do país, não parecem nada traumatizadas....
as crianças precisam de brincar, mas precisam de prender a trabalhar.é nessa idade que se começa, não é no fim de secundário quando precisam das notas pa entrar na faculdade. aí, tarde de mais.
penso que é mais ou menos linear que a grande falha está no ensino até ao 9 ano, ninguém parece saber muito bem o que fazer com os miúdos....
beijinhos
eu sei que há pais com culpas, que desautorizam, que protestam pelos TPCs, etc, etc.
mas acho estranho que sempre que se fala na desmotivação e na falta de preparação de muitos professores, todos eles digam logo em coro que a culpa é dos pais! que diabo, a educação é dada em casa, mas a formação é dada na escola.
eu conheço a escola publica atraves dos filhos dos amigos, que são pais interessados e participam na escola, mas todos têm os filhos com explicadores porque é a única maneira de ficarem a saber alguma coisa....sempre achei isto estranho.
e não estou a falar de alunos-problema, nem mal comportados, nem nada disso...pertencem a uma turma que tem quase todos os professores efectivos, ha uma explicação logica para isto? em matemática, mais de metade chumbaram...isto é por causa da politica do ministerio?
têm uma professora de ciencias que conta umas histórias engraçadas nas aulas e manda-os estudar a materia em casa(todos eles dizem isso e até se queixaram à directora de turma por iniciativa propria). isto é normal em alunos de 12 anos, são directrizes do ministerio?
a única coisa que me faz impressão é não se admitirem erros, a culpa é sempre da ministra.ou dos pais.
beijos
Beijinhos
Em Portugal, além dos lobbies das editoras escolares que apenas procuram ganhar dinheiro com novas edições desnecessárias, além dos professores em que grande parte o são por recorrência de emprego e não por vocação, além da desertificação do interior onde se fecham escolas... os políticos ainda não repararam que a nossa riqueza não está nem no subsolo rico que temos, nem no turismo, mas nos nossos filhos e na cultura que lhes transmitirmos.
Os nosso amigos de leste não vieram cá para aprender, nem tão pouco os deixamos ensinar... apenas vieram para trabalhar. É uma pena continuarmos na prática, como no tempo de Salazar... orgulhosamente sós e ignorantes.
Um ano novo com muita harmonia para você.
Mandei um e.mail dizendo o que vai acontecer.
Beijos linda!
Yon
obrigada pela visita e pelo elogio...:))
espero que te sistas por cá bem, sempre.
beijinho e Bom Ano
é uma pena, de facto. é o que faz termos imigrantes instruidos, uma pessoa até se sente envergonhada com a apreciação que sabemos que eles fazem de nós....e que revelam quando lhes perguntamos...
Rui, um excelente Ano para ti :)
beijinhos
obrigada, um Bom Ano para ti também.
obrigada, um óptimo 2007 para ti também:)
beijinhos
é o que eu espero. para nós todos querido!
já vi o teu mail, obrigada.
beijocas
beijinhos
"Chinezisses" à parte, Feliz 2007.
jinhos
Quanto a explicações, só as usufruem os alunos do ensino público? Olha que não. Na maioria dos colégios depois das aulas têm "explicações", só que lhes dão um outro nome...
Um bom ano para ti e para os teus.
Beijinhos
Bolacha
obrigada, um beijinho grande;)
elá! o menino acordou estranho...lol
um Bom Ano para ti Jose.
um beijinho