Deliciada a ver "Os Grandes Portugueses"....todos brilhantes.....será que português bom é português morto? cogitando....
.
.
Já agora, em quem votaram? Entre les trois, mon coeur balance: D.AfonsoHenriques, Vasco da Gama e Fernando Pessoa. Este, mais pelo legado deixado e diariamente relembrado, e acarinhado, e amado, pelos milhões e milhões de falantes da lingua portuguesa. Essa é verdadeiramente e como ele bem dizia, a nossa pátria.
Mas apesar de tudo, The winner is..... SALAZAR. O nosso primeiro Sócrates que se cuide e Odete Santos também, já agora, não vá ter um ataque cardíaco....

Comentários

José disse…
Será que sou um incompreendido, ou será porque ainda sou vivo? Sinto que merecia estar na lista dos grandes portugueses da RTP, afinal sei cantar o hino nacional, coisa que o D. Afonso Henriques, o Camões, o Infante D. Henrique, o D. João "Não Sei das Quantas" não sabiam... hehehe... e o salazar tenho duvidas... hehehe...
Manel disse…
Português está como o comunista?
É como a eleição da tal marivilha. Só coisas mesmo muito velha é que pode ser maravilha? É que há por aí tanta coisa nova que é uma maravilha!
Ruiva disse…
Desculpem lá, mas este programa é uma treta...
Esta de confundirem a História com um punhado de personagens, como se eles não fossem um produto do seu tempo, dá-me volta ao estômago!
Cristina disse…
ruiva

todos somos produtos do nosso tempo. uns valeu a pena terem nascido, outros não. uns fazem alguma coisa pelo país e pelos outros, outros não.

não vejo qual é o drama....bom, mas pode perfeitamente não ver, claro.

bem vinda.
Cristina disse…
josé

tens toda a razão! um portugues que canta o hino, caramba! merecia! ao lado deles, nenhum te acompanhava de certeza :))))
o Salazar, a única cantoria a que dava valor era a do coro da igreja. o Pessoa estaria bebado..

voto em ti!
Helder Robalo disse…
Cristina,
Entre os dez o meu voto foi por Aristides Sousa Mendes, um homem que abdicou de tudo em prol de outros sem nada esperar em troca. Um homem que enfrentou o regime.
Quanto ao concurso, tenho cá uma teoria que já expliquei no Pensamentos
Um beijo e boa semana
Anónimo disse…
Eu não vi o programa (sei que continua no ar) nem tão pouco votei.
Para contrabalançar vi o programa na rtp2 "camara clara" e depois ironicamente ia à tvi para ver as beldades onde apanhei a Clara Pinto Correia a fazer um comentário (interessantre) sobre o que se anda a dizer sobre esse programa.

Entre fantochadas, vi a da tvi relegando a da rtp para os intelectuais.
Uma coisa é certa, não ganhando o Salazar já me sinto mais descansada, apesar de "Os Grandes Portugueses..." ser um concurso e como tal tem os seus prós e contra.
Anónimo disse…
Ah...
E pegando na sua pergunta "será que português bom é português morto?"

Respondo com Javier Marías:

"A posteridade conta sempre com a vantagem de fruir as obras dos escritores sem o incómodo de os suportar a eles."
Ruiva disse…
Cristina, obrigada pela simpática recepção!
Eu só queria deixar expresso a minha profunda antipatia contra este programa... Por uma simples razão, a História, que não deve ser um concurso de simpatias, tem de facto grandes personagens, que por sua vez não teriam sido nada caso não fosse a época e o povo anónimo que os apoiou ou não... Foram esses a fazer a verdadeira História!
Desculpa-me este testamento, mas isto é deformação profissional...
De qualquer forma, fartei-me de rir com o final, penso que é Portugal no seu melhor... Querem melhor ironia do que votar num ditador fascista para 1º lugar e em 2 lutadores anti-fascistas para 2º e 3º lugares? Somos ou não somos um país anedótico?
Cristina disse…
dalloway

que é uma grande vantagem estar morto é! :)))
grande verdade!! e a má memória é mais curta....

mas ganhou mesmo Salazar lool:))

espero que não dê um ataque cardíaco a Odete Santos..
Cristina disse…
hr

tens razão, mas comparando ASM com Cunhal: "um homem que abdicou de tudo em prol de outros sem nada esperar em troca. " e que teve um influencia decisiva para a mudança...

;)
Anónimo disse…
Vi a parte final do programa e achei genial a história de portugal em 7 minutos e 17 segundos.
Outro momento foi o toque de mestre de Leonor Pinhão que finalizou com um texto de Salazar.

Já não bastava Salazar ter ganho para Álvaro Cunhal ter ficado em segundo lugar...

Os Deuses devem estar loucos!
Cristina disse…
dalloway

o texto da Leonor é uma delicia, ainda foi mais quando na primeira intervenção o comparou com o de D Afonso Henriques :)))

enfim...uma loucura de facto ;)

beijinhos
Cristina disse…
ruiva

nao sei se podemos dizer isso. as pessoas concentraram-se no que lhes é mais proximo (as directas dão nisto loool). e no que lhes está mais próximo a palavra de ordem é deviam voltar 2 salazares, ou mesmo meia duzia....

é claro que aqui acabam por ja estar longe e esquecer como era a vida na época. vá-se lá entender..

beijo
batuta disse…
O Rosado Fernandes pôs o dedo na ferida. Voto de protesto? Evidentemente.

Mas há aqui um pormenor: se o 25 A tivesse sido uma revolução, isto não acontecia. Mas foi um simples golpe militar...
antonio boronha disse…
até o nogueira pinto estava envergonhado...
puta que (nos) pariu,...votar desta maneira.
Ruiva disse…
Meus caros, já pensaram que há várias interpretações possíveis deste resultado?

1º - quando se trata de programas deste tipo em que se tem de escolher em detrimento de outro, por norma os fundamentalismos e os leais partidários mobilizam-se todos e mesmo que sejam só um punhado forjam maneiras de pareceram mais; em contrapartida os que "tantos se lhe dá como se lhe deu" (que por norma são a maioria) não se mobilizam e muitos optam por nem entrar no jogo;

2º- mesmo não sabendo o número total de participantes na votação, arrisco-me a dizer que o mais provavel é que se formos a contar a totalidade dos votos, a mioria das pessoas não votou no Salazar, i.é., se tivesse havido voto útil e não a dispersão eleitoral que ouve o mais certo era o salazar ficar nos últimos lugares (mais ou menos o que se passou com o Le Pen nas últimas eleições legislativas em França);

3º - por muito que a memória seja curta (e seja realmente necessário, como é, mais aulas e melhores programas de história desde logo no ensino básico), e por muito que os portugueses queiram dar um puxão de orelhas aos nossos políticos, não acredito realmente que suspirem por salazar!


Continuo a apostar mais nos pequenos grupos localizados e muito mobilizados!

Mas só um bom estudo sociologico poderia afastar as nossas dúvidas, sem ele não passa tudo de conjecturas e de um concurso de simpatias...
Guardando-me para um comentário mais profundo (a ser publicado no meu blog colectivo) a votação está perfeitamente correcta:

Em primeiro lugar o estimado povinho que votou contra a clique actual e contra a Rhode.
Em segundo lugar os ortodoxos do PCP e franjas alentejanas.
Em terceiro lugar os intelectuais e os senhores jornalistas.

Era um concurso, mas ou muito me engano ou vão ser nomeadas duas comissões para estudar o fenómeno:
Uma do Ministério da Educação e outro da Assembleia da República (esta só dá direito a senhas de presença).
Isabel Filipe disse…
As pessoas que parem e que pensem por que razão ganhou Salazar e o que isso representa _________

boa semana
bjs
Anónimo disse…
Bem eu só espero que vocês tenham estado TODOS a ironizar com estes comentários acima !!!

- Por acaso, reconhecem algum valor científico ao programa ???

Vamos lá ver, não brinquemos com coisas sérias.

beijinhos e Boa Semana !




PS - Ó Dalloway aquela Senhora Clara Pinto Correia (que mais parecia a PIPI das Meias Altas), do programa da TVI, é vice reitora de uma Universidade Privada que há por aí, não é ?
Manel disse…
"… Parece que o ser humano tem medo de ser livre. Ele quer um pai no céu, pelo menos para ouvir as queixas e as orações. Ele precisa de ter um pai no céu, como um Deus, para tomar conta dele. Sem um Deus no céu, ele sente-se como uma criança perdida. Psicologicamente, é uma fixação no pai …"

"… Milhares de anos de muitos géneros de escravatura fizeram de si alguém com muito medo de ser livre - que é o seu direito por nascimento e sua derradeira felicidade. Os seus templos e sinagogas e mesquitas e igrejas não são símbolos de liberdade, são símbolos da sua escravatura, dos seus tiranos mortais. Mas mesmo as pessoas inteligentes continuam a fazer o mesmo. A cegueira do ser humano parece ser ilimitada."

Osho, pensador indiano, no seu livro "Liberdade - A coragem de ser genuíno".
MariaTuché disse…
Confesso que até vi um pouco mas como acho que este concurso foi uma autêntica fantochada da nossa estação pública não vi até ao fim.

Beijoooooooooo
Kaos disse…
Embora ainda a meio gás já consigo estar sentado ao computador sem as horriveis dor de dentes e de cabeça que me mataram durante este fim de semana. Até o jogo de Portugal foi visto com sofrimento.
Vim só desejar uma boa semana que quando um país considera que o seu melhor é um fascista assassino e torturador parece-me que está tudo dito.
bjs
Unknown disse…
quem deve estar muito contente com esta eleiçao deve ser o Paulo Portas e companhia...
Gi disse…
Sabes que não liguei rigorosamente nada ao resultado desta votação? Qual foi percentagem de votantes neste programa comparado com a população do nosso paíss? Isso alguma vez é representativo?! Nem pensar.
Mas mesmo assim pode-se concluir que quando toca a reunir os "extremos" estão sempre prontos e ao que parece quase se "tocam" mesmo! Valha-nos os santinhos que fazemos parte da grande maioria!
Enfim...

Beijos e boa semana amiga
Anónimo disse…
ó kaos a massa votante em Salazar, não é o país !! Qué lá isso !!!

Sabes lá, se eu liguei para 100 vezes seguidas, para votar no "Xalazar" ??? minha mãe xantinha .... :-))))

Só mesmo uma má profissional (e oportunista de 1ª água) como Maria Elisa, estaria disponível para coisa tão perversa e de má qualidade.

beijos

PS - as melhoras !! E os dentistas fizeram-se para lá irmos.
e-ko disse…
Como não segui o desenrolar do concurso, fiquei surpreendida ao ler o público online de hoje. Só vos digo que isto representa, a breve trecho, um Le Pen, cá da terra, a tentar chegar aos mais altos cargos do país. Preparem-se... Já há representações de skins nas universidades!!!

O sinal é muito claro!!!!
Helder Robalo disse…
Caro fado alexandrino,
Não percebi essa do "Em terceiro lugar os intelectuais e os senhores jornalistas".
Ora explique lá se faz favor!
Helder Robalo disse…
isabel f.
Como eu já expliquei aqui, aqui e aqui, é tudo uma questão de quem tinha mais telefones e telemóveis para ligar.
Isto na minha opinião, claro!
H.R. said...

Se o senhor se der ao trabalho de ir, digamos ao Centro Comercial Colombo, e perguntar aos 100 primeiros passeantes quem foi Aristides Sousa Mendes, vai ficar muito admirado com as respostas.

Bem, a partir de ontem talvez já saibam que foi Português.
Anónimo disse…
Cara Cristina, votei Camões mas só o fiz por um telefone (repugnou-me multiplicar o voto usando mais que um telefone). O sistema adoptado (não podendo ser outro) não foi o de "uma pessoa-um voto" mas de "um telefone-um voto". Há que desdramatizar a "brincadeira". Os votos úteis funcionaram mas só relativamente aos dois primeiros (houve a natural mobilização pela polarização dos fanáticos militantes). Se dividirmos os votos em Salazar e em Cunhal (duas tragédias portuguesas que não consigo hierarquizar em "mau" e "bom"), por um ratio de pessoas/telefones, a amostra de vontades nem sequer é significativa. Como consolo, sublinhe-se ASM ter ficado em terceiro (espantosa afirmação de um exemplo modesto e pouco conhecido de um "homem justo"). E uma consequência: o "museu salazar" em Santa Comba tornou-se inevitável. João Tunes
Helder Robalo disse…
Caro fado alexandrino,
Continuo sem perceber o que têm os senhores jornalistas a ver com isto, mas acredito que me irá dar uma explicação melhor do que essa dos "100 primeiros passeantes" no Colombo (sim, estou-me a picar).
Anónimo disse…
cuidado que o fantasma do "xalazar" já anda aqui no contracapa ....

eheheheheh ...
Anónimo disse…
não assinei o último comentário, sorry !!!


SOFIA !!!
H.R. said...

Pois, este é um terreno alheio, que devo respeitar e por isso visite-me no meu blog colectivo onde (oportunamente sobre este assunto)poderá manter diálogo.
Cristina disse…
Fado

nada de fugas, goraguenta...:p
Cristina disse…
batuta

é bem provavel que tenha sido um voto de protesto, como pode bem ter sido uma guerrinha esquerda direita...tão simples como isso.

de qualquer modo, não me parece muito relevante, os contestatários mobilizam-se sempre mais ;)

beijos
Cristina disse…
António

looool, pois tava coitado..hehehehe, a pensar "no que eu me fui meter.."

sabes, aquilo parece-me que foi uma obstinação de um grupo de pessoas, ou de contestatários mais radicais..

beijinhos
Cristina disse…
ruiva

completamente de acordo!!! nos 3 pontos..

beijinho
Cristina disse…
Fado

os intelectuais e jornalistas votaram no ASM?? esta agora....

e achas mesmo a "maioria" perfeitamente correcta? será a mesma que votou "ps" e a que votou "sim"? :DD
Cristina disse…
Isabel

eu paro pra pensar que não deve ser a mesma que continua a dar a maioria ao ps...esta apesar de tudo parece-me mais legitima :)

os concursos são assim, é a logica do big brother a malta junta-se para eleger ou expulsar, não é mais profundo que isso...

beijos
Cristina disse…
sofia

loooooooooooool, isto é uma coisa séria!! :p mas pode-se brincar não pode? :)))))
jinhos
Cristina disse…
manel

não é bem o medo, é o não saber o que fazer com essa liberdade, é ficar-se perdido...

isso leva tempo.

beijinhos
Cristina disse…
tuché

eu gostei de ver e aprendi bastante. logo, o saldo é positivo. a votação é irrelevante. :)

bjinhos
Cristina disse…
kaos

que diabo! mal de nós se o "país"....

pronto, eu sei que dor de cabeça e de dentes desespera qualquer um, mas tem lá calma. toma muitos analgesicos, um anti-inflamatorio ;)e um relaxante

bjinhos
Cristina disse…
desi
é bem capaz...:)))))


besos guapo
Cristina disse…
Gi

precisamente, e isso mesmo! os camaradas estavam distraidos lol

beijocas
Cristina disse…
e-konoklasta

não acredito, sério.....que diabo mulher!, vire essa boca pra lá!! :ppp

jinhos
Cristina disse…
João Tunes

ó meu querido amigo! você é tão honesto katé chateia...huuumpf..então não era de mobilizar os 10 telemóveis que cada amigo tem??? ora com franqueza, assim não ha condições...


:DDD muitos beijinhos. e levamos com o museu, pois claro, pra esta maltinha ir no 13 de maio :)))
Cristina said...

Pedia-te o favor de leres o meu primeiro post pelo prisma da ironia que às vezes (aparentemente nem sempre bem) uso.

A parte séria sairá no Braganzas (é lá que recebo os royalties).
Cristina disse…
fado~

mas a troca de ideias está aqui, com os leitores deste blog, tu incluido. foi aqui que a começámos, é aqui que a mantemos, não faz sentido pois não?
Anónimo disse…
Sofia,
Não sei se Clara Pinto Correia é (já foi) vice reitora da Universidade Lusófona, mas que fez (faz) parte do corpo docente dessa Universidade
Desculpa Cris, por principio só respondo a intervenções da dona do blog.
Certo que já algumas vezes cometi esse pecado (de responder a outras intervenções)mas pretendo evitar que isso aconteça.

Não que não reconheça muito mérito em algumas e que nãs as leia todas mas creio que muito ruído não aclara as ideias.

As minhas desculpas a ti e a H.R.
Helder Robalo disse…
fado alexandrino,
Não concordando respeito a sua opinião.
Mas será que já ninguém neste país entende de estatística?
Será que em vez de debater quem é para os portugueses o maior português, ninguém fala em amostras auto seleccionadas?
É que este método usado neste caso, nada de científico tem...

Mensagens populares