Lembram-se
de eu ter dito aqui que o Serviço de Pediatria do Amadora-Sintra era o melhor do país?
Em Novembro publiquei este post:
»O berço da imigração
No Hospital Amadora-Sintra, mais de 40% dos partos são de imigrantes. O serviço de obstetrícia é uma babilónia de costumes, línguas e paladares.Mais do que os 340 km2 dos concelhos da Amadora e Sintra, este hospital serve a Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola, Brasil, China, Ucrânia, Roménia, países que se estendem fora de portas por bairros tão mal afamados como a Cova da Moura, o 6 de Maio ou Santa Filomena. Pelas condições socioculturais e económicas difíceis, muitos partos são de risco, com uma taxa elevada de gravidez não acompanhada e adolescente, prematuridade e patologias infecciosas.[Reportagem Expresso, na Única.]
Para reflectir: onde estão as associações da defesa da família, da vida e do embrião? Onde estão as associações que ouvimos pomposamente nos debates televisivos dizer que estão a fazer um trabalho fantástico no campo do planeamento familiar e na protecção à maternidade?»
Para reflectir: onde estão as associações da defesa da família, da vida e do embrião? Onde estão as associações que ouvimos pomposamente nos debates televisivos dizer que estão a fazer um trabalho fantástico no campo do planeamento familiar e na protecção à maternidade?»
.
Pois bem, o Serviço de Pediatria trabalhou estes dados. E quem bem trabalha, mais tarde ou mais cedo acaba por ver o seu trabalho reconhecido...
A Fundação Bial atribuiu o prémio da categoria de Medicina Clínica a um trabalho de investigação coordenado por Maria do Céu Machado, que analisa e avalia os cuidados de saúde materno-infantis prestados a imigrantes, sobretudo nos concelhos de Amadora e Sintra.
Segundo Helena Carreiro, responsável pelo Serviço de Pediatria daquele hospital, o estudo surge depois de ter verificado que a população imigrante daqueles concelhos não criava laços físicos ao hospital e aos centros de saúde, o que perturba o crescimento saudável das crianças.
.
Assim se faz a verdadeira integração dos doentes com o seu hospital: tentando entender as suas carências e dificuldades, e de que modo estas se reflectem sobre a saúde dos utentes. Está assim uma boa parte do caminho andado para que se actue. Assim se queira.
Muitos parabéns a todos os intervenientes!!
ps-Sofia, quando vir o conteúdo do trabalho prometo trazê-lo aqui.:)
Comentários
Se elas existissem não teríamos a taxa de aborto que temos em adolescentes, por exemplo... e não só. Isto e só isto retrata muito bem a inexistência das ditas associações da defesa da família, da vida e do embrião, do planeamento familiar...
Aquilo que temos nos debates televisivos não é mais do que uma inverdade acompanhada por pessoas que aparecem todas muito preocupadas com os "desgraçadinhos" e que a única coisa que estão realmente a defender é o seu egocentrismo aliado a resvistas cor-de-rosa, servindo-se disso como trampolim para outras actividades onde persistem os compadrios.
Não me lixem com falsos moralismos.
Eis uma noticia que deve ser festejada pelo prémio recebido por um excelente trabalho, por pessoas competentes, guerreiras e determinadas, que deviam ser tratadas em bicos de pés e com direito a passadeira vermelha.
Infelizmente isto vem reforçar aquilo que não se faz neste país e também por isso estas pessoas são sentidas como sendo... herois.
Os meus muitos parabéns por tamanha façanha e garra.
Um beijinho e BOM-DIA !
bjs
Quando quizerem aparecer neste Fórum, que eu criei.
Estão convidados.
"Sentem-se" e estejam à vontade.
http://www.forum.clickgratis.com.br/almamater
Parabéns!!
E como se fala de saúde e de Hospitais, não posso deixar de dizer aqui que fiquei chocada ao ouvir uma noticia hoje pela manhã acerca da descriminação que existe com os Deficientes em Portugal.
No Hospital de Santa Maria nasceu uma criança filha de um deficiente motor e quando tiveram alta a Assistente Social do hospital não deu permissão para a criança sair.
Tiveram que chamar familiares para dar a autorização.
Acho lamentável.
Beijos linda e bom fim de semana
um "á parte" Cristina: as fotos são boas, boas demais! fazem-me sempre impressão estas fotos... coisas minhas!
há gente boa e competente sim. mas infelizmente são os medíocres que fazem a notícia, ou que são noticiáveis..:/
mas de vez em quando la vamos sabendo destas coisas:)))
jinhos
é mesmo! :) tas a ber pá?? nesta classe tamem ha gente decente ó!
:p beijos
pois, são excepções...e daí não sei...eu acho que a maioria do pessoal de saúde é competente. uns mais empenhados que outros,uns mais dispostos a ultrapassar dificuldades que outros...
mas trabalhos destes são de facto muito importantes e vão muuito além da simples preocupação de tratar. é aí que está a diferença:))
bjinhos
kaos
estão de parabéns sim :) nunca é demais elogiar e estimular o empenho e a dedicação :))
sofia, eu bem quero mas o tempinho que tenho mal me chega para actualizar o CC e dar alguma atenção a quem por cá passa, que sempre merece....quando puder ja lá passo.
um beijinho
ha muita ignorancia e falta de sensibilidade nessa área...mas o que choca são as tomadas de decisão sem aprofundar bem os contextos. infelizmente isso acontace.
jinhos
são muito bonitas sim..
são do site pro.corbis.com.:))
beijinho
loooooooool.looooooool.
boa malha, estas comissões pra ingles ver são de bradar aos céus..:/
beijinho