Our Endless Numbered Days ....//.....Woman King

.
Samuel Beam, que nasceu na Carolina do Sul e faz um folk muito ao jeito indie e muito ao meu jeito.:)) Professor de faculdade de cinema, mora na Flórida, é excelente músico [com acentuada predilecção por música folk], compõe, toca, grava em casa e transformou-se em Iron & Wine em 1999, altura em que se tornou dono de um gravador de quatro pistas. De uma selecção de músicas de dois discos de gravações caseiras, surgiu The Creek Drank The Cradle(2002), primeiro álbum, bom até dizer chega: canções folk puras, extremamente simples, com vocais sussurrados. Seguiram-se The Sea and The Rhythm (2003), Our Endless Numbered Days(2004) -editado em Portugal e do qual ouvimos Naked as we came, Woman King (2005),In The Reins(2005 ).

Sobre ele, Renato Mazzini escreveu: (...)E em se tratando de entrevistas, numa delas, quando perguntado sobre a possibilidade de "eletrificar" o seu som, Sam Beam foi bastante taxativo: "fiz o que pude até agora, com os recursos disponíveis, o que não quer necessariamente dizer que eu tenha a intenção de manter um esquema simplista na minha música. O facto é que, até há bem pouco tempo, eu nem tinha uma guitarra elétrica". Com isso, podia concluir-se que uma possível guinada sonora não estaria fora de cogitação. A prova cabal veio no princípio de 2005, com o lançamento de seu novo EP, "Woman King". "Woman King" foi, até o momento, o grande diferencial na carreira de Iron & Wine. O extended apresenta um som "cheio" e rico em instrumentos e arranjos sem precedentes nos lançamentos anteriores. Uma das faixas ("Evening on the Ground (Lilith's Song)") apresenta mesmo guitarras distorcidas marcando a canção, puxada por um "riff" (eis um termo que soa mais adequado ao metal e congeneres, mas que dificilmente seria dispensável no contexto deste fragmento) meio nebuloso e rasgado. E, como hábito, Beam crava uma canção magnífica que se destaca por sua beleza sublime e cortante: "Jezebel" aderirá ao seu córtex instantaneamente e suscitará perguntas do tipo "como esse cara consegue?".
É bem provável que a aura cool (e, por que não, já cult?) que tem se formado ao redor do nome Iron & Wine seja a grande responsável pela expectativa e impaciência por um novo lançamento do sujeito, que parece gradativamente melhorar ao incorporar novos elementos a uma música que, em essência, já é não menos que fantástica. Quem é fã sabe do que eu estou falando. Talvez sua experiência com cinematografia seja o grande trunfo de Beam para a construção de uma música de beleza ímpar, sustentada por um viés totalmente cinemático. A fusão de sons e palavras da maneira mais mágica que se possa imaginar. Nick Drake e Elliott Smith, tomando juntos uma cerveja num boteco do éden, batem palmas.

..

Sim, para quem gosta de Will Oldham ou Nick Drake.

Comentários

Anónimo disse…
Que bem me está a saber ouvir esta música...
Neste momento também está a ser muito ao meu geito...
Obrigada
Anónimo disse…
Parece-me que devo manter-me calada por causa das calinadas!

*jeito e não geito...bah!

- "Ambrósio apetecia-me algo...um diccionário, por exemplo!"
_"Tomei a liberdade de trazer-lhe um prontuário, minha Senhora", responde o dito que tem a mania de ser prestável a toda a hora e em qualquer lugar.
Anónimo disse…
Riquita, independentemente do post que escreveste quero dizer-te que adorei abrir o teu blog e ouvir este som maravilhoso nesta bonita manhã de domingo com sol a cavalo como dizes. Imagina o que é sentires o sabor de um belíssimo vinho e escorrer pela garganta e que saboreas tão bem que inclusivamente fechas os olhos para o teu unico sentido seja o sabor.
Foi assim que me senti hoje aqui na tua casa.
Obrigada.
Um beijo e bom domingo.
Mocho Falante disse…
não conheço mas vou já indagar

beijocas doces
Cristina disse…
dalloway

não se preocupe com isso, interessa é o conteúdo ;)

uma beijoca
Cristina disse…
mad

caramba, eu proporcionei isso tudo?? vou passar a cobrar entrada então! :))

amiga, que bom ter-te por cá :) o Domingo ja passou mas desejo-te uma óptima semana a ti e à casinha mais sensual da blogosfera ;)

beijocas
Cristina disse…
mocho
e fazes muito bem :))

Mensagens populares