10 anos de Blogosfera.A história.




Aquele que muitos dizem ser o primeiro blogue, o ScriptingNews, nasceu em 1 de Abril de 1997.

Dave Winer publicou o primeiro post no Scripting News, o weblog mais antigo e ainda em actividade, embora não seja completamente consensual (A controvérsia teve origem num artigo de Declan Mcllugah e de Anne Broache, "Blogs turn 10 – who is the father", publicado no CNET News).
Os blogues não são uma coisa nova, pelo menos como tecnologia e lógica. Até há quem defenda que o primeiro sítio na Web pode ser considerado o primeiro blog.
Em Dezembro desse ano(97), Jorn Barger adoptou o termo weblog para designar o seu site em que agrupava links interessantes que ía descobrindo. Hoje existem mais de 60 milhões de blogs pessoais, geridos pelos seus autores. Nunca um meio de comunicação cresceu com esta velocidade. A blogosfera ía-se duplicando em cada 6 meses.
.
É possivel estabelecar 3 grandes épocas na história dos blogs conforme a sua maturação e implantação na cultura contemporânea.
.
[Já em junho de 1993 o site What's New se destaca colocando a escrita em cronologia inversa (as entradas mais recentes, apareciam no topo) e torna-se uma referência até 96.
Em 94 Justin Hall, enquanto estudante mantinha um diário pessoal a que chamou Justin's Links from the Underground, que manteve 11 anos. escreve agora no blog Just In Teractive. ]
.Os pioneiros
Em Jan/98, Matt Drudge numa página pessoal salta para a ribalta quando revela no Drudge Report, a pista que levou ao escândalo Clinton-Lewinsky; em Nov., faz uma compilação de blogs que não ultrapassavam a vintena. Dizia ele que em 15 min se liam todos os blogs existentes...
A lista foi publicada por outro dos pioneiros e Cameron Barrett em Camworld converteu-se no primeiro blogroll publicado por ele próprio e que desde então faz parte da cultura dos bloggers.
Em Jan de 1999, Barrett, publica Anatomy of a weblog, primeira aproximação sistemática ao meio e que completa meses mais tarde com More about weblogs.
.
A primeira época de pioneiros acaba com as primeiras ferramentas gratuitas tiradas da web para edição e alojamento de blogs:
Live Journal em Março de 99, Pitas em Julho e fundamentalmente Blogger em Agosto. Desde então, o meio torna-se cada vez mais popular, estende-se além dos programadores e jornalistas, nascendo a blogosfera como comunidade.
.
O êxito do Blogger que atinge 40000 utilizadores em 9 meses acaba por fazer parte do repertório de aquisições do Google e desenvolvem-se os primeiros directórios de monitorização de weblogs:
Blogdex(2001), DayPop(2001), Blogging Ecosystem ( 2002), Popdex ( 2002) e muito especialmente Technorati (novembro de 2002).
A importância da comunicação.
Os atentados de 11/Set e 11/Mar, revelam em circunstâncias dramáticas o poder de divulgação da blogosfera baseado em testemunhos pessoais.
A guerra do Iraque em 2003, é o cenário onde volta a colocar-se em evidência o poder dos meios pessoais através das crónicas de um arquitecto iraquiano que conta as suas vivências em Bagdad sob o pseudónimo de Salam Pax.
Em Espanha, começam a aparecer blogs que se tornaram mais tarde de referência assim como o Portal Bitacoras.Net e depois Bitacoras.com.
Em 2004, a palavra weblog torna-se a palavra mais procurada da Net.
Tal como em Dez. 2004 com o tsunami asiático, em Agosto de 2005, o Katrina volta a pôr em evidência a contribuição dos blogs na agenda global e os meios tradicionais reconhecem-nos como nova forma de comunicação e informação pública.
A nova etapa,
surge quando em Outubro de 2005 a America Online compra a rede Weblogs Inc por 25 milhões de dolares. Assiste-se à paulatina profissionalização e comercialização do meio.
Em 2005, a maioria das edições online de todo o tipo de meios de comunicação, tinha incorporado weblogs na sua oferta de conteúdos.
Começaram a germinar agregadores reunindo varios blogs de noticias ou outros temas, incluindo o domínio comercial.
A última informação sobre a blogosfera publicada em Out. passado por David Sifry, dá conta de alguma desaceleração (duplicação em cada 230 dias) e revela que as línguas mais usadas são o Inglês, o Japones, Chines e o Espanhol.
Nos Estados Unidos, por exemplo, segundo o Instituto norteamericano Pew Internet Report de Julho, dos 147 milhões de adultos com acesso à Net, 57 milhões lêem blogs e 12 milhões têm o seu própio.
Os blogs diversificaram-se numa ampla variedade de géneros e aplicações enquanto projectam o seu alcance em ambitos tão diversos como educação, jornalismo, política, empresariado, etc, etc. O sucesso deste instrumento cibernético deve-se à sua facilidade de utilização, por serem variados e aprofundados, informativos, divertidos, intimistas e, até mesmo, viciantes.
Sobre a eterna discussão de uma espécie de ameaça dos bloggers aos próprios jornalistas. frisou Pedro Rolo Duarte: «Ainda não chegámos lá, pois considero que um blog só vai poder concorrer com os jornais quando conseguir juntar notícias e opinião. Neste momento só conseguem ter opinião, embora haja notícias que nasceram na blogosfera. Penso que estamos longe, pois, pelo menos em Portugal, ainda ninguém paga a um blogger para escrever».
Não estamos não. Estamos bem mais perto do que se pensa....
No livro "Blog", o jornalista Hugh Hewitt afirma que estes não são uma revolução, mas sim uma evolução das tecnologias de comunicação. Isto, porque vêm do mesmo ADN da invenção da imprensa por Gutenberg, no século XV.
O mundo do jornalismo está a adaptar-se gradualmente à difusão de blogs e do jornalismo-cidadão. Os blogs são mecanismos de aceleração de informação e, por isso, têm tempos de resposta muito mais rápidos que os meios de comunicação tradicionais.
Independentemente do horário, publicam várias vezes ao dia, como uma espécie de controladores de tráfego e de editores na Web. Os bloggers têm a capacidade de direccionar os leitores para determinados assuntos e "sites" específicos. No entanto, Hewitt defende que a próxima grande batalha nos "media" não será "blogues vs. meios de comunicação tradicionais", mas "blogue vs. blogue".
.
Hoje, muito longe do 20 pioneiros, a web converteu-se no espaço da rede em que múltiplas comunidades de todas as línguas e culturas constroem diariamente formas de expressão, de conversação e conhecimento e de informação privilegiada.
.
.
Fontes: El Pais , JornalismoPortoNet , Portugal Diário
___________________________
curiosidade:
Maria Amelia López Soliño ganhou de presente de aniversário do neto, em dezembro último: um blog. Ela comemorava 95 anos e tornou-se, assim, a blogger de mais idosa da Internet. E bastante produtiva; em pouco mais de dois meses, já tem mais de cem posts publicados e vem recebendo grande audiência. "Navegar pela Internet para uma senhora da minha idade é um sonho, e nunca pensei que ia causar tanta notícia. Imaginei que algumas pessoas fossem responder-me, mas tenho leitores de muitos países e todos me incentivam a continuar e me desejam longos anos de vida. Não sou uma mulher interessante, mas parece que lhes agradei", diz ela numa das entradas no blog. María Amélia, como se identifica no blog A mis 95 años diz estar contente em ser a blogueira mais velha do mundo, e admite que também ficaria muito feliz se outras pessoas começassem a fazer o mesmo, motivadas pela sua "aventura".... [fonte Terra ]
.
Um exemplo de como se pode manter a vitalidade e a longevidade intelectual, se houver vontade.
Longa vida para ela.

Comentários

sem-se-ver disse…
agradeço-lhe este post por ser tão informativo e por me ter dado a conhecer o blog da senhora espanhola. é um exemplo admirável.
PintoRibeiro disse…
Excelente texto. Boa semana, Cristina, bjinho,
Anónimo disse…
E mai nada tb para esta senhora
:)********
Anónimo disse…
As coisas que eu não sei...

Depois de ler este post fiquei a saber como se iniciou a blogosfera e a sua evolução.

Achei delicioso o exemplo da senhora com 95 anos.
Fantástico!
Cristina disse…
sem-se-ver

de facto...ha pessoas verdadeiramente admiraveis.:))

"quanto mais puxamos pelos neuronios mais eles esticam"...quase sempre.

beijinhos
Cristina disse…
pinto ribeiro
obrigada miudo, para ti também :))
Cristina disse…
mar

tal e qual..:))

beijos
Cristina disse…
dalloway

também achei que seria interessante dar um pouco da historia deste fantastico mundo que nos une ;)

beijinho
Bart Simpson disse…
amanhã vou ler melhor isto, mas o depoimento da senhora impressionou-me.
Anónimo disse…
Genial brief and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Say thank you you for your information.
Anónimo disse…
Easily I agree but I think the list inform should prepare more info then it has.
Anónimo disse…
oi!Eu estava farto de procurar formas de ganhar dinheiro online ate que descobri um website para ganhar cash sem investir,ameimuito!
Coloco aqui a morada para a comunidade http://www.celebpoker199gratis.pokersemdeposito.com/ !
Fiquem bem

Mensagens populares