não, não é de hoje



que as televisões, neste caso a SIC, mostram total desrespeito pelos espectadores. São programas anunciados para uma hora e emitidos o tempo que lhes apetecer depois sem qualquer justificação, transferidos para outro dia, ou interrompidos com desculpas esfarrapadas.
Desta vez aconteceu com o último capítulo de "Páginas de Vida", a novela da TV Globo, que tratou temas sensíveis como o abandono de crianças com deficiência, e para a qual tinha chamado à atenção aqui. Pois bem: de um episódio com cerca de 80 minutos, os espectadores foram confrontados apenas com 45 minutos, dez dos quais com a repetição do episódio da véspera. Às 23.30 o capítulo foi cortado abruptamente, com um depoimento transmitido três dias antes. "Passaram-se" e com razão. Segundo a imprensa, os protestos foram imensos, por todas as vias e inclusivamente com uma queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).
Logo ao fim da manhã de ontem, a SIC emitiu um comunicado a justificar o sucedido com "problemas técnicos que se prendem com uma falha de compressão do server (sistema de emissão)". Ao DN, o director de programas da SIC explicou que "no servidor são descarregadas as imagens dos conteúdos emitidos e, por vezes, a compressão das imagens gera interferências digitais na imagem" blablabla.... Francisco Penim, negou tratar-se de uma acção programada. Os idiotas acreditam, claro. Tanto mais que a voz-off, no fim, se limitou a um animado e prometedor "Pode rever este último episódio amanhã, não perca o epílogo da novela", que bom!, nada de explicações e muito menos desculpas. Os mesmos idiotas esperam. E mais: o desrespeito já vinha de trás, quando na fase final, os episódios eram ocupados com vários minutos do episódio anterior. Para quê? receio que os fãs não tivessem visto? santa paciência!..
Rui Teixeira da Mota, presidente da Associação de Telespectadores (ATV), referiu que o caso vem reforçar a necessidade da nova definição da Lei da Televisão - prestes a ser promulgada pelo Presidente da República - para a contraprogramação. Com a nova Lei, os programadores serão obrigados a apresentar as grelhas com 48 horas de antecedência. 48 horas, imaginem! uma enormidade...

Comentários

Helder Robalo disse…
Agora imagina um cirurgião que tinha de garantir que daí a 48 horas iria efectivamente operar o paciente y e que, se não fizer, será multado.

Não desresponsabilizando, claro, a culpa da SIC na "avaria técnica" nesse dia.
Cristina disse…
hr

o problema dos cirurgiões não é agendar uma cirurgia, é não a agendar. quando está marcada faz-se.a emissão de uma novela, depende de quê?
Helder Robalo disse…
Mas quando a marcam fazem-na sempre à hora a que está efectivamente prevista? Não sofrem atrasos? Não há, por vezes, um aparelho que não está a funcionar da forma devida?
Como dizia antes, não posso desresponsabilizar a SIC. Não seria a primeira vez que uma TV prolongava camufladamente uma novela/série/etc em prol das audiências. Recordemos apenas os Bares da TV, Big Brothers e outros que mais.
Agora a nova lei, minha cara, é mais uma daquelas que me deixa logo de pé atrás.
Concordo em absoluto (com a t-shirt)!
batuta disse…
"Os idiotas acreditam, claro".

Que má onda...
Cristina disse…
hr

podem atrasar-se mas não o fazem, de proposito para terem os doentes pendurados. a TV, fá-lo.
e se for um problema tecnico, tem a obrigação de se justificar, mas não foi. ocupar os episódios com as repetições dos anteriores é um nojo. neste, só esticaram demais a corda...

é como os intervalos dos filmes em que chegam a repetir o mesmo anuncio 6 ou 7 vezes e duram horrores. à conta disso, ha anos que não vejo filmes nos canais abertos.irrita-me.
Anónimo disse…
cof, cof, cof...fiquei a modos que confusa porque leio o post e depois leio os comentários e afinal apercebo-me que se discute os atrasos das cirurgias e tal e coisa.
E porque o senhor meu gajo é cirurgião só tenho a acrescentar que é verdade o que está escrito na t-shirt...ah...mas só 50%!
Cristina disse…
Dalloway querida!!

isto de programas de televisão e cirurgias está tudo ligado, principalmente as cirurgias às cataratas...
Anónimo disse…
Respeito pelos espectadores tele?
(sou mesmo do contra...)

Dou por mim a acompanhar a série "Anatomia de Grey". Na RTP1, aos domingos.
Descubro que a coisa não tem horário certo. Ainda assim, porque gosto dela, da série, mantenho-me fiel e lá me vou arrastando.
Depois, "por necessidades de programação", a série começa a ser transmitida com intermitências.
Até que, e sem fim perceptível, desaparece da programação.

Não é isto também desrespeito pelo espectador tele?
Icreate disse…
Eu gosto muito de ver as "minhas" series. essas já vem com os espisódis defenidos da "fabrica" e eles não podem fazer alterações. o que me deixa fulo é durante o dia aparecer na publicidade á serie "não perca, hoje á noite" e depois no canto da televisão parece 00:00h, quando a serie ás vezes começa quase a bater a 1:00h.
isso é o que? também são prob na compressao do server?
jocas

Mensagens populares