Ora bem, o nosso amigo HRP Mané, que tem a gentileza de vir frequentemente do outro lado do Atlântico até ao ContraCapa enriquecer a caixa de comentários, já deixou uma pergunta dirigida aos bloggers portugueses por duas vezes e eu, por desleixo, distracção ou qualquer outro insondável defeito de carácter ainda não lhe tinha dado seguimento. Mas ainda vou a tempo, portanto, aqui fica ela:

Em falando sobre Espanhois..fica a pergunta....Como reagem os portugueses a um boato que circula aqui no Brasil sobre a união de Portugal a Espanha...tornando-se uma província da mesma?

Já respondi lá que, na minha opinião, poderia eventualmente haver uma união ibérica, uma união comercial, de políticas comuns, etc, mas que não considero posta em causa a nacionalidade portuguesa. Só por brincadeira nos imaginaríamos espanhóis Mané! Quase tão provável como a capital do Brasil passar a ser em Buenos Aires....além disso, podem chamar-nos portugueses, ibéricos, europeus, não acho que a nossa auto-estima, ou a soberania seja ameaçada, sinceramente .

-é convosco.

Comentários

MariaTuché disse…
A mim já nada me admira, mas sinceramente recuso-me a aceitar que um absurdo destes fosse mesmo acontecer, prefiro pensar que é uma grande piada dos nossos amigos Brasileiros.

Eu adoro nuestros hermanos, mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...

Beijossssssssssssssssssssss
Anónimo disse…
Companheira cristina
Eu, josef mario, devo dizer que o companheiro h.romeu pinto (HRP) mane eh um dos maiores intelectuais petistas, esquerdistas, maoistas e bolivarianos do brasil. Quanto ao assunto em pauta, acredito que o principal entrave quanto a uma eventual incorporação de portugal pela espanha estaria na profunda diferença entre os dois paises, no que se refere ao sacrificio ou não dos touros nas touradas. No resto, eu, josef mario, acredito não haver qualquer outro impecilho.
Muito obrigado.
josef mario
Álex disse…
estou de acordo com a Cristina, se é que querem mais opiniões (e eu tenho ambas as nacionalidades!!! portuga e espanholita, entenda-se)
Squeezy disse…
Muito sinceramente considero isso mesmo muito pouco provável. Por Diversos motivos, e penso que o maior entrave seria mesmo o "apunhalado" orgulho nacional. Que numa situacao destas penso que se elevaria.

Mas ainda ha pouco tempo um nosso ex-ministro da Economia, do tempo do Guterres sugeriu algo semelhante num artigo de opiniao.

Também encontrei este interessante artigo...
http://www.mundolusiada.com.br/COLUNAS/ml_artigo_095.htm


Deixo ainda outra questao... com a quantidade de problemas que a Espanha já tem com as suas provincias, nao estaria a "comprar" outro?
Alien8 disse…
Uma província? A sério?
Como pode correr um boato desses no Brasil?
Em tempos de União Europeia, já nem sequer faz sentido falar em uniões económicas, políticas ou afins a nível ibérico. Nem sequer na tão (em tempos) falada (e parece que desejada pelos galegos?) união privilegiada com a Galiza, em termos nunca devidamente esclarecidos, mas atraente para muitos. Relações comerciais, empresariais, investimento espanhol em Portugal e vice-versa (embora em menor escala), isso sim, e já é uma realidade. Creio que há que desmi(s)tificar esse e outros boatos (ou melhor, falta e deficiência de informação) que me parecem revelar um completo desconhecimento da realidade portuguesa e europeia.
Realmente, sem querer ofender, é como diz a Cristina: faz tanto sentido como dizer que o Beasil vai passar a ter a capital em Buenos Aires...
Boa semana.
Cristina disse…
maria tuché

claro que não. ninguém sente a soberania ameaçada. a mistura ja existe.

beijos
Cristina disse…
josef mário

impecilho a quê?? a uma união? acho dificil mas não me parece impossivel. também não deixamos de ser portugueses por causa disso. desculpa ó Josef! mas isso é trauma de ex-pais colonizado....sinceramente,aqui só é assunto por brincadeira..:))

a proposito das diferenças, o facto é que, estranhamente, conhecemo-nos muito pouco, ao contrario do que acontece com o brasil, em que o inter-cambio é muitissimo maior. basta ver o que conhecemos de musica, cinema, televisão, literatura brasileiros e o que conhecemos de espanha.
acho que só os toiros nos une mesmo!
mas nos ultimos anos, ja ha muito mais circulação de gente de um lado para o outro.
beijos
Cristina disse…
alex

queremos sempre opiniões :))
besos então!
Cristina disse…
squeezy
a espanha não existe, é rigorosamente um conjunto de "paises" unidos pelo rei(é a unica função que realmente exerce)
e que nem sequer gostam uns dos outros..
Cristina disse…
alien

exactamente, obrigada pela preciosa ajuda :))
Unknown disse…
Eu por mim nao tenho problemas nenhuns, aliás, se tal acontecesse, uma uniao ibérica, económica, fiscal, social e afins!

De resto, quanto à renúncia, ou possível da nossa identidade, eu nao acredito que tal suceda, assim como acontece com as provincias espanholas, que têm uma veia nacionalista algo exarcebada... i.e. Comunidad Valenciana, Cataluña, País Basco, Galicia... em resumo, a única Comunidad que tem orgulho em ser espanhola, ou castelhana é a de Madrid, as restantes preferiam ser idependentes, ou ser soberanas face ao poder central de Madrid!

Hoje de manha, um espanhol com quem trabalho disse que houve um rei, Carlos V no século XVI, que disse ao seu filho Filipe I (Portugal), II de Castela, que disse: "Se queres manter o império, coloca a capital em Toledo; se queres aumentá-lo, a capital tem de ser em Lisboa, e se queres perde-lo, faz de Madrid a capital do império castelhano!"

Bem, acho que isto diz tudo!
Cristina disse…
desi

também trabalho com varios espanhois e ja disse aqui que os únicos que dizem que são espanhois são os de Madrid. os outros são galegos, catalães, andaluzes e por sí..

detestam a familia real.
detestam a selecção nacional...
Anónimo disse…
Cris e Josef...voces me puseram de calças curtas!
Foi por pura provocação que toquei nesse assunto....mas se voces querem saber...a colonia aqui pelo Brasil não aceita ouvir nada sobre esse assunto....Quanto a minha possivel filiação ao PT , cá no Brasil....nem pensar...sou socialista, voto no Lula...mas defendo minhas teses de mero observador(com péssimo portugues) e gosto de fazer algumas provocações por onde ando e escrevo...Cris voce já conhece esse Josef...ele é muito inspirado!
Cristina disse…
é, Mané! começo a conhecer...um malandro do melhor..:))

beijinhos, continue provocando que a gente aguenta:)
Anónimo disse…
Companheira cristina
Eu, josef mario, devo dizer que, em um post anterior, notei um certo preconceito da companheira em relação aos nossos companheiros e irmãos do arquipélago da madeira.
De imediato me veio à lembrança um excelente livro do companheiro e amigo português miguel souza tavares intitulado "equador", cujo enredo se passa no início do século XX em são tomé e princípe. Apesar de saber que a companheira tem uma certa aversão aos escritores portugueses, eu, josef mario, recomendaria que a companheira lesse, pelo menos, este livro. Quanto aos livros dos companheiros saramago e camões, eu, josef mario, estou convencido de que a companheira jamais fará o "sacrifício" de lê-los. Quem perde é a companheira.
Muito obrigado.
josef mario
Cristina disse…
josef
nem me fale do Miguel...lol..o Equador está a qui a olhar para mim ha meses :)) godto muito da lucidez dele, embora seja um pouco mal amado por aqui. acho que é preconceito, sei lá.

saramago eu prometi que lia!, se um dia não tiver nada de mais interessante na vida. hei-de cumprir.:))

beijo. te gosto, apesar de muito descarado ;)
Anónimo disse…
Somos dos países mais antigos da Europa.
Os Espanhois são muito mais recentes e isso também se vê pelos nacionalismos que por lá têm.

Temos 800 Anos!

Depois de termos ganho tanta luta aos espanhois, não seria agora que iríamos perder a nacionalidade.

Mensagens populares