Do El Pais
La primera vacuna de prevención del cáncer de cuello de útero y otras enfermedades genitales, causadas por el virus del papiloma humano, estará disponible en las farmacias desde hoy a un precio de 464,58 euros por las tres dosis necesarias.
El Ministerio de Sanidad y las comunidades autónomas ya ha decidido incluir esta vacuna en el calendario vacunal infantil, de modo que el Sistema Nacional de Salud subvencionará la vacuna a niñas de 11 a 14 años (cuando aún no han mantenido relaciones y la vacuna es más efectiva).
La primera vacuna de prevención del cáncer de cuello de útero y otras enfermedades genitales, causadas por el virus del papiloma humano, estará disponible en las farmacias desde hoy a un precio de 464,58 euros por las tres dosis necesarias.
El Ministerio de Sanidad y las comunidades autónomas ya ha decidido incluir esta vacuna en el calendario vacunal infantil, de modo que el Sistema Nacional de Salud subvencionará la vacuna a niñas de 11 a 14 años (cuando aún no han mantenido relaciones y la vacuna es más efectiva).
Comentários
Ou percebi mal? pois... isto do tempo andar assim tipo embrulhado... às vezes as ideias e tal... ai vou já tomar as gotas. Lol
Besitos, por supuesto.
não,não. o que eles dizem é que vão vacinar as miudas dos 11 aos 14, supostamente quando ainda não iniciaram a vida sexual e portanto, quando a vacina é mais eficaz, uma vez que depois de a iniciar ja ha grande possibilidade de terem tido contacto com o virus (e neste caso é realmente um desperdicio dinheiro).
beijinhos
Tou esclarecida, assim faz sentido.
Bjs
Vim deixar um grande beijo.
A vacinação e a Medicina preventiva em geral, ainda estão a anos luz do que deveria ser.
Resta-nos ser optimistas e pensar que o facto de a vacina existir e se discutir a sua aplicação já é um progresso.
E que se possam vacinar as meninas espanholas,também me deixa feliz e á espera que todas as meninas possam ter o mesmo privilégio.
Mais beijos.
( Já me disseram que a nossa guerra está cheia...)
xodades meelher!
e essas férias? a guerra está cheia sim. ontem foi um somar de baixas que nem te digo...
mas, sempre deu para, com "a outra" loira , acertarmos algumas agulhas na área do costume :D
grande beijoca. suponho que no Domingo não estás na jornada do chefuuu (a la F.Macedo)..
Divulga.
Obrigada.
Beijo encaracolado.
Eu sei, disse um disparate, mas mais absurdo, porque além de idiotice é também criminoso, é não termos as nossas crianças vacinadas por uma poupança de uns trocos.
ainda não desisti da petição, só que a coisa tem andado complicada e ainda não tive tempo de falar com o meu amigo jurista para sustentar a coisa. mas continuo a tentar.
entretanto ontem, na rtp2, o programa 'sociedade civil' debateu precisamente este assunto. um dos oradores, em representação da AR (penso que de uma das comissões pertinentes) defende que é necessária verificação científica (os tais estudos eternos em que nós nos perdemos) e que há que ponderar quais são os custos. tenho que ver o programa outra vez, mas acho que o debate deve ser interessante para vermos como a inércia é a característica típica dos tecnocratas que nos governam.
mas, uma questão que gostaria de deixar no ar: se já foi integrada em Espanha, país da UE, porque precisamos de estudos em Portugal? será que o 'contrato' europeu assinado na semana passada vai facilitar a adopção de medidas comuns para a promoção da saúde? ou será que depois das evidências de outros países, temos que perder mais tempo, mais vidas e mais... dinheiro? como é que isto é possível?
será que só podemos desperdiçar dinheiro a montar miniaturas do hermitage para putin ver?
não estou zangado. estou, mais uma vez, desiludido com estes socretinos que fizeram tanto subir a expectativas e, afinal, ainda são mais broncos que os betinhos do anti-aborto.
ainda não é certo que a vacina seja efectivamente eficaz, dizia-se no programa que referi. andamos a brincar c'a tropa, ou somos todos uns tó-tós?
bjs
" a outra loura" acha que a falta de estudos em relação á " Gardasil" o nome comercial da vacina do HPH, será uma falsa questão...Quando nos dizem, a nós, que fazemos consulta de planeamento familiar, para incentivar a vacinação de grupos de riscos( certas etnias e raças) devido a aspectos relacionados com a cultura, como inicio da actividade sexual mais cedo ( 9-10 anos) e sociedades muito fechadas, a nivel sexual,eu constacto, que os tais supostos grupos de risco, são a franja da sociedade que economicamente, menos pode ,e o acesso á vacina não passa de um sonho...
As pessoas que vacinam ,as filhas têm de desembolsar cerca de 500€, o que resulta que a prevenção é para quem pode e não para os tais grupos de risco!!!
Beijo e haja esperança...
(eu sou do grupo que já desembolsei os tais 500€)
é, é absurdo. principalmente se pensarmos nos custos dos tratamentos do cancro, um só, deve pagar umas centenas de vacinas...
eu não sabia do programa, mas era bem capaz de não ver. é que o argumento dos estudos é tão infantil que me dá nervos. não são precisos estudos nenhuns, os estudos estão feitos e são dos mais conclusivos em relação a qualquer prevenção de neoplasias.
NÃO HÁ DUVIDAS NENHUMAS, só as há para quem tem interesse nelas.
mas chegamos lá, tenho esperança. e só para te provocar, se não for aom este governo, porque apesar de tudo o Correia de Campos age de acordo com o que os especialistas nas materias lhe recomendam, não será seguramente com outro. apesar de tudo, muita coragem já ele teve em medidas impopulares mas necessarias. agora estamos na fase de dar, pode ser..
depois darei notícias.
Não foi o melhor mas o optimismo é enorme por isso vai correr tudo bem.
Beijossss
ohh miuda! que merda, é sempre chato mas há terapêutica pra tudo. a perturbação é que era escusada, né?
um beijo