coisas que preocupam a inglaterra, e mesmo a europa...
Escolas britânicas vão aplicar uma nova estratégia governamental para combater a obesidade: os alunos começarão a ter aulas de culinária que passarão a fazer parte currículo obrigatório nas escolas secundárias para crianças entre 11 e 14 anos já no próximo ano lectivo.
Segundo um inquérito encomendado pelo governo britânico e divulgado em Outubro último, se a actual taxa de crescimento se mantiver inalterada, metade dos britânicos serão obesos dentro de 25 anos. Em relação ao excesso de peso, o inquérito indicou que este afectará cerca de 86% dos homens nos próximos 15 anos e 70% das mulheres nos próximos 20 anos.
A disciplina será obrigatória em todas as escolas da rede pública em pelo menos um trimestre do ano lectivo e o objectivo imediato é treinar assistentes e recrutar mais professores de tecnologia dos alimentos, tudo inserido na campanha de luta contra a obesidade que será lançada quarta-feira por Ed Balls e pelo ministro da Saúde britânico, Alan Johnson.
"Ensinar as crianças a cozinhar pratos saudáveis é um importante meio para as escolas ajudarem a criar adultos saudáveis (...) A minha mãe tinha uma paixão por tudo isso e foi ela que me comprou o meu primeiro livro de culinária", declarou o ministro da Educação britânico, Ed Balls, ao jornal Daily Mirror.
Balls, quer que as escolas públicas iniciem os cursos imediatamente e que o restante dos estabelecimentos de ensino façam o mesmo até 2011.
Em entrevista ao programa Today, da Radio 4, da BBC, Clarissa Williams da Associação Nacional de Directores de Escolas, disse que está preocupada em saber como é que as escolas obterão os recursos necessários: "Fogões, microondas, todos os utensílios, tudo custa muito dinheiro. Há ainda a expectativa de que crianças trarão os ingredientes e para alguns (...) isto pode ser difícil." No entanto, Balls responde que quer que 800 professores de culinária sejam treinados e prometeu dar às escolas o equivalente a cerca de US$ 5 milhões por ano para ajudar crianças de famílias carentes a pagarem os ingredientes.
.
tem Balls...
Comentários
P.S.:Hoje há sol!!!!!
Uma ideia para o José?
Conto que sejas a primeira miúda ;)
Joka
concordo com a Guida. A maioria das familias come mal. confessiona os pratos mal.
:)
Beijo
sem duvida que a familia é importante, mas a escola, é capaz de mudar uma geração inteira. os miudos habituam-se pelo menos a pensar numa coisa que antes nem questionavam, isso já é importante.
não fales alto faxavor...
beijinhos
olha, com aquela mania da vida saudável inda arranja uma ADAE para espiar os miudos e tirar-lhes os amburgueres da boca :))))
ja vou...
comem o que enche barriga...é mais isso..
beijos
pois....digo eu, que gosto de dizer coisas...
:)
espectacular! de facto, quando se querem fazer alterações de mentalidade não ha nada como começar pelas crianças, que ainda não estão viciadas. eles apreendem tudo e pôem em pratica :))
parabéns, um filho que sabe ja cozinhar comida saudavel :))
beijos