reescrevendo a história.


O governo da Espanha resolveu tornar público um precioso arquivo de fotos para tentar elucidar detalhes de um dos episódios mais traumáticos da história do país: a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
Durante décadas, esse material chamado de 'Arquivo Vermelho' e confiscado pelos franquistas - que venceram a guerra- permaneceu guardado. São 3.051 fotos, a maioria tiradas em 1936, nos bombardeamentos sobre Madrid e mostram ataques das tropas de Franco e a resistência das milícias populares formadas por socialistas, comunistas e anarquistas. O arquivo, tinha sido confiscado e ficou guardado até 1975, ano em que o ditador morreu.

Muitas das fotografias são de autoria desconhecida e as informações sobre elas perdeu-se com o tempo.
Ao lado de cada imagem (divididas em 29 categorias) aparece a opção “proporcionar informação”, que pode ser postada directamente no site.
O objectivo é, que os sobreviventes da guerra ou descendentes de testemunhas ajudem a reescrever a história com dados que desapareceram dos arquivos públicos.
O actual governo socialista de Zapatero comprometeu-se a resgatar as recordações dos vencidos (o avô dele foi fuzilado na guerra) através da lei da memória histórica.
.
Clique aqui para ver algumas fotos
(se não abrir clique em Ctrl ao mesmo tempo)

Comentários

Mensagens populares