se ao menos lhe tirasse aquele ar de sopeira...
ora ontem não tive acesso ao mundo a não ser o mundo doente cá da zona, mas vi agora que o escândalo do dia nos states foi o dinheiro gasto pela campanha presidencial do Partido Republicano em roupas para a candidata Sarah Palin e família. Em menos de um mês, a conta foi de mais de 150 mil dólares, nas lojas mais caras do país, como Neiman Marcus, Barneys e Saks Fifth Avenue. Não que ela não precisasse um "makeover" naquele ar de sopeira dos confins do Alasca mas daí a esbanjar mais do que o seu próprio salário ANUAL num punhado de roupas, sapatos e acessórios, deixou os doadores furiosos. A hipocrisia de Sarah Palin e da campanha, que insiste em caracterizá-la como uma mulher do povo, é cada vez mais gritante. Se pensarmos que, por exemplo, um conjuntinho básico e muito decente de Armani, designer luxuoso, é coisa para 2 mil dólares, vá que comprasse "meia dúzia deles"....que sempre são de gosto inquestionável e suficientemente discretos para o efeito, compreende-se... agora ....150 mil dolares??. imagine-se o que foi a festa...coisa de deslumbrada nouveau riche (com a diferença que essa pagaria com o próprio dinheiro).
Para agravar a situação, basta lembrar o sucesso que Michelle Obama fez quando apareceu na TV com um vestido preto e branco da White House/Black Market, que custou 148 dólares. O modelo esgotou-se rapidamente da loja, tamanha a procura depois da esposa de Obama ter aparecido no The View com o vestidinho florido.
Diferenças.....de classe.
Comentários
Esta história dos gastos na roupa não deixa de ser curioso porque ao ser criticado parece que esquecemos que vivemos cada vez mais da imagem e do que ela pode e deve transmitir. Usar a força de uma imagem para ganhar votos, adeptos ou consumidores é cada vez mais estudado e aplicado nos dias de hoje.
Chegar a fazer comparações entre aquilo que foi gasto por Mrs Palin nos últimos meses e fazer comparação pontual com o vestido de Mrs. Obama é falacioso quando posto nesses termos até por Mrs. Michael Omaba tem aparecido com vestidos que de certeza não terão custado os tais 148 dólares (mas a questão não é essa e sim o poder de imagem de uma e de outra e aqui não está implícito a roupa!) E o George Cloony que é o responsável de imagem de Mr Barack Obama!!!
As coisas nunca são tão lineares como parecem
Já percebi. É aceitável gastos exorbitantes desde que sejam pagos através de fortuna pessoal - caso de Mrs McCain - e nunca com dinheiro da campanha. PLEASE!!! Será que a malta já se esqueceu como é que na América se consegue fundos para uma campanha eleitoral?! E que vale tudo menos tirar olhos?!
A única questão aqui é o ....SABER FAZER!!!
(de repente lembrei-me da nova lei de financiamento aos partidos portugueses)
Depois lembro-me de Fátima Felgueiras que está a ser defendida por um advogado que é pago pela própria Camara de Felgueiras...para já não falar do upgrade que a senhora sofreu desde que foi acusada. Já repararam na imagem, a desenvoltura, a assertividade....POVO ADORA!
um abraço
intruso
acho que está previsto, na ultima semana de campanha :)
deslumbrante não, tem o seu quê de saloia. terá sempre. é como algumas primeiras damas nossas conhecidas...
pronto, tenho que lhe dar razão. mas repare que até para os americanos que "sabem como funciona" parece excessivo. e é. imagine cá. imagine que se sabia que durante a campanha de um presidente europeu era retirado um valor semelhante para a roupa, por exemplo, da mulher. era o escandalo total.
e claro que a Sra Obama tera trapinhos bem mais caros, mas custa-me a crer que estejam referenciados nos gastos da campanha do marido. alem disso, o facto de não se importar de ir a um programa de mulheres em ambiente descontraido com ele, demonstra um autoconfiança notavel. e a exacta noção do que é a verdadeira elegancia: aquilo que nos fica bem.
coisa que a outra.... este brutal investimento, demonstra claramente isso.
mas nisto tudo, o que me faz impressão é que não faz a menor diferença. a Michele O. terá sempre 100 vezes mais classe que a Palin nem que seja com roupa da Zara. Ou seja, é mesmo o desperdicio total....
a propósito, destas coisas lembro-me sempre de um artigo que comparava Cavaco Silva com Savimbi...:))) (ha muitos anos)
entre as 3, prefiro, de longe, a elegancia de Michele Obama.
Claro que Michelle Obama tem carisma e uma imagem muito forte o que por si só garante a não existência de gastos nas contas do marido. Um bom gestor de campanha sabe quais os pontos fracos dos adversários e como realçar os pontos fortes do seu candidato. É também por isto que há pouco referi a importância do saber fazer.
Não me parece ser comparável as campanhas eleitorais americanas e as europeias.Talvez a única coisa comparável seja o trabalho de imagem mas mesmo aqui existem requisitos e posturas que em nada têm em "comum". Lembro-me, por exemplo, na campanha de Miterrand ser-lhe aconselhado que "limasse" os caninos e ele fê-lo.
Quando uma campanha (seja ela de qual for) tem um resultado menos bom é urgente que se arranje um bode expiatório e por este andar não me admira nada se MacCain perder as eleições que muitos serão aqueles que atribuirão parte da sua derrota à Sra Palin.
*pfff....no meu comentário anterior deve ler-se Michelle e Clooney.
mas em termos de imagem e investimento, já se apostassem no candidato, acho que fariam muito bem! porque aquela miseria de cabelo colado com óleo à cabeça, pelamordedeus....
outro lamento. toda a gente "lima" os candidatos menos nós, que ferro! será que não ha por aí terapêutas da fala disponiveis???
Quando falei de Miterrand fi-lo por ter acontecido há muito tempo e quando a Cristina se refere a terapeutas da fala isso faz-me lembra o trabalho feito com Margareth Thatcher que tinha uma pronuncia pouco aconselhada a um Primeiro Ministro de uma monarquia. Repare, por exemplo, como Gordon Brown inspira nos intervalos de cada frase ou na roupa de Sarkosy que parece ser sempre a mesma e no entanto foi eleito o homem mais bem vestido. Não se brinca em serviço...menos nós ah ah ah ah ah ah ah ah
Quanto ao cabelo colado com óleo a Cristina devia falar com George Clooney....nada como uma grande desculpa para falar com o dito cujo :))