já cá estou pa´....ena tudo tão limpinho....inda bem porque tenho residentes novos :)))

E a estrela da companhia é esta: Uma Carpa Azul-Bebé gentilmente oferecida por um amigo criador, "a ver se o bichinho pega" :))
Sendo assim, vamolá ver quem são estas criaturas tão adoradas por quem com elas convive...



No Japão as carpas KOI, um membro colorido e bonito da família das carpas, ocuparam uma posição entre o “hobby” e arte durante mais de dois séculos. É um “hobby” que gera obsessão. Ao longo dos anos, à medida que o conhecimento e a compreensão sobre estes magníficos peixes e do seu ambiente cresce, vai encontrar mais e mais para o absorver. E o envolvimento pessoal é também um crescendo.
A carpa comum preta (Cyprinus carpio) espalhada durante séculos pela Euroásia foi transportada há mais de 2000 anos para o Oriente profundo, passando pela China, Coreia e Japão, onde foi utilizada como uma fonte de alimento. Os agricultores japoneses mantinham as carpas nos seus tanques, para assim complementar a sua dieta de arroz e vegetais.
Quando qualquer espécie é mantida isolada, a sua reprodução, mais tarde ou mais cedo, vai originar mutações. No caso das carpas, ao longo de centenas de anos, as mutações deram origem a diferenças externas, como a alteração da sua coloração original.
Os peixes mutantes eram mantidos pelos agricultores como um motivo de interesse em vez de os utilizarem como alimento. Quando estas cores irregulares começaram a aparecer deu-se início à produção de carpas coloridas como um “Hobby”.
Este facto ocorreu entre 1840 e 1844 no Japão na região de Niigata.
Apesar de hoje se produzir KOI um pouco por todo o mundo, apenas as KOI nascidas e produzidas no Japão são as verdadeiras Nishikigoi. Niigata é considerada a melhor região do mundo para a produção de KOI. Talvez devido à qualidade da água em conjunto com a argila que possui montmorilionite, rica em vitaminas e minerais.

SIGNIFICADO KOI
KOI é a palavra japonesa que descreve a carpa, tanto a carpa selvagem como as recentes variedades coloridas. Contudo a palavra preferida no Japão para descrever as carpas coloridas é Nishikigoi. “ Nishiki” significa uma peça de roupa cara e multicolorida. Nishikigoi é reconhecido como um símbolo nacional do Japão.
Nos países orientais as Carpas Koi e as tatuagens com desenhos de Carpas Koi são consideradas por tradição como sinal de sorte. Devido ao significado da palavra Koi no Japão as Carpas são símbolos de amizade e amor. A designação Koi vem da designação Japonesa original Nishikigoi.
Não existe registo de qual foi a primeira mutação nas KOI, mas pensa-se que foi a carpa vermelha (Hookazuki) possivelmente a partir da mutante carpa preta. A partir desta mutante carpa vermelha foi produzida a primeira carpa branca. O cruzamento das carpas anteriores originou o aparecimento da primeira carpa branca e vermelha (Kohaku) que ainda hoje é a variedade de carpa colorida mais popular no Japão.
Para além das colorações com origem em mutações outras foram produzidas através de cruzamentos. A carpa preta (Magoi) foi produzida pelo cruzamento das linhagens da carpa selvagem, castanha/preta e azul/preta.
Como não podemos hoje reconstruir a evolução das linhagens existem várias teorias para o aparecimento das diferentes variedades.
Novas linhagens estão constantemente a ser produzidas no Japão com base nos conhecimentos actuais de genética e com programas de reprodução avançados. Para aperfeiçoar cada linhagem e garantir uma descendência consistente pode levar muitos anos. Só então é marcada como uma nova variedade.
Um bom exemplo é a Kohaku/Goshiki. Isto é um peixe com um padrão clássico de Kohaku (manchas vermelhas sobre um branco neve) durante cerca de 6 meses. Contudo gradualmente desenvolve cores de Goshiki (Koi com um padrão de 5 cores, vermelho, branco, preto, azul claro e azul escuro), as quais retêm durante 6 meses e posteriormente reverte outra vez para Kohaku.
As carpas podem atingir cerca de 120 cm quando adultas e com uma longevidade de cerca de 70 anos quando em condições ambientais ideais. Existem registos de carpas com cerca de 200 anos.
Em condições ideais algumas KOI podem alcançar os 50 cm em cerca de 2 anos
A alimentação das KOI é variada e podem ser consideradas omnívoras. O seu alimento pode incluir larvas de mosquito, artémias, dáfnias, pequenos peixes, plâncton, minhocas, outros invertebrados e matéria vegetal diversa. Em resumo, alimentam-se de qualquer tipo de alimento. A alimentação deve ser adaptada à altura do ano em qualidade e quantidade, onde o consumo de alimento é máximo no verão, devido ao aumento da temperatura. Nas épocas frias o consumo de alimento diminui e não se deve alimentar abaixo dos 8 ºC, pois deixam de ingerir alimento devido ao abaixamento do seu metabolismo. O alimento das carpas pode flutuar, para as incentivar a vir à superfície.
Também comem pão, alface, laranjas, entre outros.
Podem ser treinadas para vir comer à mão.

INFORMAÇÕES BASICAS SOBRE NISHIKIGOIS

KOIS NÃO DEVEM SER MANTIDOS EM AQUARIOS E/OU PEQUENOS RESERVATORIOS
Para um bom crescimento necessitam de espaço e boa oxigenação

KOIS NECESSITAM DE MEIO AMBIENTE LEVEMENTE ALCALINO
O PH ideal deve estar entre 7.2 e 7.4 - Toleravel entre 7 e 7.8 - Evite PH abaixo de 7 ou acima de 8, os quais colocam a vida do koi em risco

KOIS SÃO PEIXES DE AGUA FRIA NÃO NECESSITANDO DE AQUECIMENTO
Temperatura da agua ideal está entre 19 e 23ºC - suportam bem até os 27ºC - Evite temperatura da agua acima de 28ºC....acima disto procure baixa-la ou então aumentar muito o nivel de oxigenanação.
Resistem bem a temperaturas abaixo de 18ºC desde que esta dimunuição seja gradual.

KOIS SÃO DOCEIS E INTERAGEM COM SEUS TRATADORES
Afeiçoam-se aos seus tratadores, comendo na mão e aceitando caricias quando bem manejados, jamais brigam entre si, brincam entre si quando saudaveis.

KOIS TÊM VIDA LONGA
Podem viver tanto quanto o homem ou mais quando em um bom ambiente e bem tratados. Tratando-se de um dos animais de maior longevidade, no Japão existe relato oficial de um Koi com 226 anos. Extra oficialmente outras que superaram esta marca.

Informações úteis para deixar aos netos, portanto.

Comentários

Anónimo disse…
Eu prefiro corvina no prato..
Bom ano.

Abraço
intruso
Melancia disse…
Ate que enfim!
Tinha saudades!
Bom ano!!!
Anónimo disse…
:) ,,, para um bicho albino, até que é bonito ;)
oopg
Cristina disse…
intruso

Bom Ano para ti também! ha quanto tempo..:)))
Cristina disse…
oopg

não é nada albin!! :/ é azulinho e um bicho raro..

e simpático, ja vem ter comigo. desde que eu leve umas bolinhas saborosas, claro... :))
Cristina disse…
Melancia

saudades também! beijinhos e bom Ano.

Mensagens populares