B B King


B.B. King completou 80 anos ontem, é o maior bluesman vivo, mas ainda toca 300 dias por ano para ganhar a vida.
Nós, músicos de blues, não somos muito populares, não tocam nossas músicas como fazem com outros estilos. Aprendi cedo que eu tinha que ir pessoalmente levar minha música porque as pessoas não a recebem pelo ar. Por isso não me aposento, não posso me dar este luxo, disse ele numa entrevista à "Reuters".
Chegar aos 50 já parecia difícil para mim. Cresci no campo, não tínhamos remédios, médicos e hospitais como na cidade. Dirigi caminhão, tractor, colhi algodão, arei com mulas. Naquela época, se a gente não tivesse brancos que se importassem connosco, não haveria mais negros no Mississippi. Um branco podia matar um negro quando quisesse que nada lhe acontecia. Mas tinha muitos brancos que defendiam a gente. Tive sorte, contou.
O primeiro disco dele, pelo selo Bullet, de Nashville, tinha quatro músicas. Ainda lembro das faixas. Eu estava casado, então uma delas era 'Miss Martha King', depois 'How do you feel when your baby packs up to go', 'Take a swing with me' e 'I've got the blues.
Centenas de discos depois, seu 80º aniversário é comemorado com um CD duplo com alguns de seus primeiros sucessos pela gravadora Virgin, a Universal lança "B.B. King and friends - 80", ao lado de discípulos como Eric Clapton, Van Morrison, Mark Knopfler, Elton John e Sheryl Crow.

tradução: dirce.globo.br

Comentários

Anónimo disse…
Riquita

Uma vez em Toronto ia na rua e ouvi uma música fabulosa, vinda de um bar.
Entrei, esperei que eles terminassem e perguntei-lhe como era possível.
Respondeu-me que estava ali a tocar com aqueles dois amigos porque...adorava tocar.

Chamava-se Oscar Peterson.
Todavia hay classes
Cristina disse…
belo!
uma pianada, pelo 'Chopin do jazz moderno'? deve ter sido emocionante! :))
Anónimo disse…
Tenho outras "estórias" destas com grandes craques, que normalmente são as pessoas mais impressionantemente simples que se possa imaginar.

São muito bons em tudo.
Cristina disse…
quem de facto é superior, não sente necessidade de o mostrar, mas isso todos sabemos! :)
Anónimo disse…
então, se todos sabemos, peço desculpa pela redundância.

Embora eu não esteja nada convencido de que TODOS sabemos. Infelizmente, inclino-me para o contrário.
Cristina disse…
jc
talvez, digo, provavelmente tens razão, pensando bem...
Paulo Figueiredo disse…
O Rei, sim o Rei, não o Elvis, mas o BB King inseparável da sua Lucille.

Foi a 1 de Março de 1986 que o vi ao vivo no Coliseu de Lisboa, e recordo-me como se fosse hoje!!

Long live the King
José disse…
Parabens pelo blog, Riquita, acabo de chegar a esta estação, mais uma a acrescentar no meu mapa.
Parabens por recordar o rapaz dos blues King.
O mundo é feito de pessoas simples, as complicadas só o estragam.

Mensagens populares