Martin Luther King


teria feito 77 anos no domingo dia 15. O feriado de Martin Luther King, foi estabelecido em 1983, com a lei assinada pelo presidente Ronald Reagan e é o primeiro negro americano a ser homenageado com um feriado nacional. Na altura, houve resistência de políticos que alegavam que o líder negro não era sificientemente importante para ser homenageado, no entanto, a polémica mantem-se, uma pesquisa mostra principalmente uma grande divisão entre brancos e negros:
-96% dos negros ouvidos acham que o dia do aniversário de Martin Luther King deve mesmo ser feriado nacional. Entre os brancos, o apoio cai para 67%.
-60% dos negros pretendiam comemorar o feriado, entre os brancos apenas 15% tinham essa intenção.
- 78% brancos acha que houve um avanço nas últimas décadas em direção ao sonho de de igualdade racial.Entre os negros, só 66% tem a mesma opinião.

via BBCBrasil

Ao que parece, ainda há muito sonho por concretizar.

Comentários

Anónimo disse…
PrimeiroSSSSSS...

Viva a igualdade!
Sempre diferentes e sempre iguais. Gosto desta frase. Seremos eternamente diferentes,sempre se apregoou a igual, sempre se conseguiu que a hipócresia impera-se para se poder dizer que somos todos iguais mesmo na diferença!!!! Cada vez mais, se diz, se escreve, o que se sabe que agrada aos ouvidos e aos olhos de quem lê e ouve.
Somos um Povo (o ser humano) que nem aos que lhe estão mais proximo respeitam, como esse "povo" respeitar outro "povo"?

Bem, vou-me embora que não devo de estar a dizer nada que se aproveite!!

Até outro momento...
wind disse…
Pois há. Ele lutou pela igualdade, tornou-se incómodo e por isso o mataram. Mas eu admiro-o, não é por acaso que tenho a imagem dele no meu blog:) beijos
Mocho Falante disse…
muito sonho por concretizar e liberdade para se construir, ainda por cima vindo do país que diz ter por base a liberdade. Tá bem abelha
Anónimo disse…
Uma grande figura humana.

Eis aqui o convite para veres a 'Arte' que exponho no meu território.

Beijocas e inté.
Anónimo disse…
Houve um enorme avanço para a igualdade racial, que não é, felizmente, um sonho. Lembram-se de como era na África do Sul ainda há não muito tempo?! Sonho mau é como já foi. Nunca consegui perceber o racismo.
Beijinhos, Rickita.
Cristina disse…
Louco

se tudo isso fosse verdade, não precisavamos de o afirmar tantas vezes, não é??

não somos nada iguais nem nunca seremos, acho eu.e também não sabemos conviver com a diferença, lamentável.

beijocas
Cristina disse…
wind

quem pode não admirar??
beijinhos
Cristina disse…
mocho

tretas...liberdade há na Europa e não é sempre..o resto é paisagem.

beijocas
Cristina disse…
espectro

hei-de ir lá sim! obrigada pela visita:))

beijinho
Cristina disse…
pedro

o racismo é simples (looool)é sempre resultado de competição, neste caso por posição social, eu sou superior, tu inferior...eu mando tu fazes...
teoricamente avançou-se, na pratica ainda há muito por fazer :)

beijocas
Pêndulo disse…
E eu acho o racismo instintivo. Somos naturalmente racistas e xenófobos. Assim como privilegiamos a unidade família vamo-nos incluindo em grupos cada vez mais vastos, seja um clube de futebol, um país, uma raça.
O caso é mais agudo quando há aspecto físico diferente e uma cultura mais "primitiva".
Saliento que o lado racional tem de superar esses como outros instintos . Não há justificação para formas extremadas de tribalismo.
Unknown disse…
os americanos são extremamente racistas, disso não há dúvida! especialmente nos estados do sul... Apesar de a guerra civil americana ter terminado há mais de 130 anos, as cisões entre 'sulistas' e 'nortistas' em questões sensíveis continuam a existir.
aliás o povo americano é dos mais cruéis que existe à face da terra... assim de repente, so me lembro dos iraquinos que se rebentam diariamente a uma média impressionante... o mesmo poderia acontecer nos EUA, se a lei do oeste ainda prevalecesse... e há por lá uns quantos lobbys a desejar que isso seja uma realidade... por exemplo a NRA, a National Riffle Association, mas isto foge um pouco ao tema.

bjs e boa noite... faltou-me este pormenor logo a abrir esta pseudo intervenção!
Unknown disse…
"I have a dream, when all the richest guys in the world share all their billions with the poors, then my dream will become true!"

eu sei que não foi isto, mas actualmente, é o melhor sonho que qualquer ser humando que se preocupa com o próximo pode ter! Igualdade de direitos para todos. Saúde, alimentação, uma casa, um emprego remunerado e não explorado, conjuge, filhos, um animal de estimação, um jacuzzi, uma sauna, uma piscina com água aquecida - afinal o Karyaka diz que Portugal está 20 anos atrasado em relação à Rússia - e se me esqueci de alguma coisa, sintam-se à vontade para acrescentar... claro que a felicidade, amor, carinho, confiança, etc, está tudo subentendido...
Cristina disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Cristina disse…
pendulo

nao somos "naturalmente"racistas e xenófobos, se uma criança estiver em contacto dos individuos diferentes fisicamente, sem qualquer influencia, ela não o rejeita naturalmente...o problema começa com a competição por uma "lugar ao sol", una são superiores, outros inferiores, depois, inventam-se mil razões para a segregação, ou não, limitamo-nos a seguir comportamentos.

não nascemos naturalmente de mal com o mundo, lembras-te??

beijos
Cristina disse…
desi

pá, bem me parecia que desde ontem estás um bocado alucinado, caneco!!!
olha estava-me aqui a lembrar de áfrica e pensei que um animal de estimação para cada um dava um jeitaço, proteinas para anos..... e depois, aquilo são países secos, achas bem desperdiçar água com piscinas e jacuzzis????

e filhos???? mais???
desculpa lá...mas pronto, confesso que gosto de te ver assim :))))))

beijocas
Pêndulo disse…
E a competição não é natural ? Não competem os machos por fertilizar as fêmeas ? Passar os seus genes , selecção natural etc. etc. ?
Essa das crianças é engraçada para mim que uso óculos desde ainda antes de ir para a escola, "caixa d'óculos" "vidrão" e outros nomes simpáticos eram fruto de competição pelas boas notas ?
A criança pode não rejeitar mas é rejeitada ela pela maioria. Mesmo não sendo muito graves há sempre epítetos que ouve e, nesse aspecto, as crianças são muito cruéis.
Cristina disse…
pendulo

essas coisas aprendem-se entre eles...claro que são crueis, mas repara nos irmãos dos deficientes, aceitam-nos com naturalidade porque de facto para eles é normal...nao estão formatados :))

beijos
Unknown disse…
Riq,

nao te preocupes... isto com o quarto minguante da lua passa-me :)

tas preocupada com a água dos jaccuzis em áfrica?

e quem se preocupa com a água que se desperdiça nos campos de golfe... por exemplo do algarve, onde penso que existem cerca de 30, e para este ano já se prevê uma seca igual ou pior à do ano passado? estava no DN de hoje... esqueci-me de fazer um post sobre isso...
Anónimo disse…
em memória de um grande homem!
Cristina disse…
desi

acho que temos que começar a ir mas é buscar água ao mar :)) eles nem tem essa possibilidade.

é completamente irreal meu querido, lembra-te que na altura de votar, os países ricos elegem governantes que aumentem a sua riqueza e isso é inultrapassável :)

sejamos realistas ;)

não mudes não ;)
beijocas
Unknown disse…
claro que sim... mas esta fase do sonhador passa depressa, don't worry!

já mandei um cv para as PF, apenas propor-me a trabalhar para ele nas fases de lua cheia...
Cristina disse…
desi

isto deve ser do adiantado da hora...qu'é PF? nunca me dei bem com siglas :)
Unknown disse…
Produções Fictícias.

o post sobre a seca para 2006 já está no blog!

Não há nada que não faça para manter as leitoras desinformadas! :O)
Cristina disse…
desi

já vi...percorri pracima de um horror de kilometros, à chuva e tudo para encontrar um link...

mas pronto, com essa boa disposição tens desculpa :)))

até amanhã?? ou ainda não te chegou o sono?


bj
Unknown disse…
sono??? ainda estou a trabalhar! depois de mais um episódio do sexo e a cidade, acho que vou passar a noite a bater tecla.

desculpa os km, mas não pago despesas extras de deslocação... ordens da administração - malditos engravatados - uma pergunta tá a chover onde? pensei que tivesses ido ler um post sobre seca...
Unknown disse…
http://dn.sapo.pt/2006/01/18/desporto/benfica_falhado_mercado_avancados.html

um link com uma peça interessante... sobre o nosso glorioso... tu que de vez em quando nos brindas com umas análises brilhantes e certeias... lê, analisa, digere e posta sobre isto.

bjs, vou continuar a bater tecla
Cristina disse…
desi

ah! que susto! :))))))))))

aqui para os lados de sintra está aquela borraceira esquisita :)
fica por minha conta então, que é que eu não faço para te agradar??
e agora vou-me,
beijocas (estas definitivas lol)
Cristina disse…
bom, eu nem acredito!
agradar sim mas, meu amigo, essa fica para amanhã, estou morta de sono e amanhã tenho 24 horas pela frente ;)

e já não mando mais beijos senão enjoas ;)

abraços:)))
Anónimo disse…
Eu acho que o racismo é quase todo adquirido. O que nós pensamos ser instinto foi também adquirido em tenra idade. Observo muitas crianças educadas em ambientes de diversidade que se estão naturalmente nas tintas para a cor da pele e pormenores desses. Claro que, se apanharem a discriminação no ambiente, a interiorizam muito rapidamente - como fazem com todas as outras regras, adquiridas, de comportamento.
Não é que sejamos naturalmente "bons" ou "maus". Mas os nossos instintos podem ser socializados de diversas formas, e o racismo não tem de ser uma delas.
Beijos. Abraços.
Anónimo disse…
Mais uma vez, não nos deixas esquecer. Obrigado!
Houve, sem dúvida, evolução nas últimas décadas, em relação ao sonho, e não compreendo como é que 34% dos negros inquiridos não vê isso! Mas há muito, muito caminho a percorrer, por isso o sonho do Dr. Martin Luther King Jr. está longe de ser cumprido. São precisos outros como ele, com ideais, tenacidade e coragem para enfrentar os Hoovers deste mundo.
Beijos.
Cristina disse…
libellinha

olá!! bem vinda à minha casinha :)))

ensino pois ;)

beijocas :)))

Mensagens populares