Martin Luther King
teria feito 77 anos no domingo dia 15. O feriado de Martin Luther King, foi estabelecido em 1983, com a lei assinada pelo presidente Ronald Reagan e é o primeiro negro americano a ser homenageado com um feriado nacional. Na altura, houve resistência de políticos que alegavam que o líder negro não era sificientemente importante para ser homenageado, no entanto, a polémica mantem-se, uma pesquisa mostra principalmente uma grande divisão entre brancos e negros:
-96% dos negros ouvidos acham que o dia do aniversário de Martin Luther King deve mesmo ser feriado nacional. Entre os brancos, o apoio cai para 67%.
-60% dos negros pretendiam comemorar o feriado, entre os brancos apenas 15% tinham essa intenção.
- 78% brancos acha que houve um avanço nas últimas décadas em direção ao sonho de de igualdade racial.Entre os negros, só 66% tem a mesma opinião.
via BBCBrasil
Ao que parece, ainda há muito sonho por concretizar.
Comentários
Viva a igualdade!
Sempre diferentes e sempre iguais. Gosto desta frase. Seremos eternamente diferentes,sempre se apregoou a igual, sempre se conseguiu que a hipócresia impera-se para se poder dizer que somos todos iguais mesmo na diferença!!!! Cada vez mais, se diz, se escreve, o que se sabe que agrada aos ouvidos e aos olhos de quem lê e ouve.
Somos um Povo (o ser humano) que nem aos que lhe estão mais proximo respeitam, como esse "povo" respeitar outro "povo"?
Bem, vou-me embora que não devo de estar a dizer nada que se aproveite!!
Até outro momento...
Eis aqui o convite para veres a 'Arte' que exponho no meu território.
Beijocas e inté.
Beijinhos, Rickita.
se tudo isso fosse verdade, não precisavamos de o afirmar tantas vezes, não é??
não somos nada iguais nem nunca seremos, acho eu.e também não sabemos conviver com a diferença, lamentável.
beijocas
quem pode não admirar??
beijinhos
tretas...liberdade há na Europa e não é sempre..o resto é paisagem.
beijocas
hei-de ir lá sim! obrigada pela visita:))
beijinho
o racismo é simples (looool)é sempre resultado de competição, neste caso por posição social, eu sou superior, tu inferior...eu mando tu fazes...
teoricamente avançou-se, na pratica ainda há muito por fazer :)
beijocas
O caso é mais agudo quando há aspecto físico diferente e uma cultura mais "primitiva".
Saliento que o lado racional tem de superar esses como outros instintos . Não há justificação para formas extremadas de tribalismo.
aliás o povo americano é dos mais cruéis que existe à face da terra... assim de repente, so me lembro dos iraquinos que se rebentam diariamente a uma média impressionante... o mesmo poderia acontecer nos EUA, se a lei do oeste ainda prevalecesse... e há por lá uns quantos lobbys a desejar que isso seja uma realidade... por exemplo a NRA, a National Riffle Association, mas isto foge um pouco ao tema.
bjs e boa noite... faltou-me este pormenor logo a abrir esta pseudo intervenção!
eu sei que não foi isto, mas actualmente, é o melhor sonho que qualquer ser humando que se preocupa com o próximo pode ter! Igualdade de direitos para todos. Saúde, alimentação, uma casa, um emprego remunerado e não explorado, conjuge, filhos, um animal de estimação, um jacuzzi, uma sauna, uma piscina com água aquecida - afinal o Karyaka diz que Portugal está 20 anos atrasado em relação à Rússia - e se me esqueci de alguma coisa, sintam-se à vontade para acrescentar... claro que a felicidade, amor, carinho, confiança, etc, está tudo subentendido...
nao somos "naturalmente"racistas e xenófobos, se uma criança estiver em contacto dos individuos diferentes fisicamente, sem qualquer influencia, ela não o rejeita naturalmente...o problema começa com a competição por uma "lugar ao sol", una são superiores, outros inferiores, depois, inventam-se mil razões para a segregação, ou não, limitamo-nos a seguir comportamentos.
não nascemos naturalmente de mal com o mundo, lembras-te??
beijos
pá, bem me parecia que desde ontem estás um bocado alucinado, caneco!!!
olha estava-me aqui a lembrar de áfrica e pensei que um animal de estimação para cada um dava um jeitaço, proteinas para anos..... e depois, aquilo são países secos, achas bem desperdiçar água com piscinas e jacuzzis????
e filhos???? mais???
desculpa lá...mas pronto, confesso que gosto de te ver assim :))))))
beijocas
Essa das crianças é engraçada para mim que uso óculos desde ainda antes de ir para a escola, "caixa d'óculos" "vidrão" e outros nomes simpáticos eram fruto de competição pelas boas notas ?
A criança pode não rejeitar mas é rejeitada ela pela maioria. Mesmo não sendo muito graves há sempre epítetos que ouve e, nesse aspecto, as crianças são muito cruéis.
essas coisas aprendem-se entre eles...claro que são crueis, mas repara nos irmãos dos deficientes, aceitam-nos com naturalidade porque de facto para eles é normal...nao estão formatados :))
beijos
nao te preocupes... isto com o quarto minguante da lua passa-me :)
tas preocupada com a água dos jaccuzis em áfrica?
e quem se preocupa com a água que se desperdiça nos campos de golfe... por exemplo do algarve, onde penso que existem cerca de 30, e para este ano já se prevê uma seca igual ou pior à do ano passado? estava no DN de hoje... esqueci-me de fazer um post sobre isso...
acho que temos que começar a ir mas é buscar água ao mar :)) eles nem tem essa possibilidade.
é completamente irreal meu querido, lembra-te que na altura de votar, os países ricos elegem governantes que aumentem a sua riqueza e isso é inultrapassável :)
sejamos realistas ;)
não mudes não ;)
beijocas
já mandei um cv para as PF, apenas propor-me a trabalhar para ele nas fases de lua cheia...
isto deve ser do adiantado da hora...qu'é PF? nunca me dei bem com siglas :)
o post sobre a seca para 2006 já está no blog!
Não há nada que não faça para manter as leitoras desinformadas! :O)
já vi...percorri pracima de um horror de kilometros, à chuva e tudo para encontrar um link...
mas pronto, com essa boa disposição tens desculpa :)))
até amanhã?? ou ainda não te chegou o sono?
bj
desculpa os km, mas não pago despesas extras de deslocação... ordens da administração - malditos engravatados - uma pergunta tá a chover onde? pensei que tivesses ido ler um post sobre seca...
um link com uma peça interessante... sobre o nosso glorioso... tu que de vez em quando nos brindas com umas análises brilhantes e certeias... lê, analisa, digere e posta sobre isto.
bjs, vou continuar a bater tecla
ah! que susto! :))))))))))
aqui para os lados de sintra está aquela borraceira esquisita :)
fica por minha conta então, que é que eu não faço para te agradar??
e agora vou-me,
beijocas (estas definitivas lol)
agradar sim mas, meu amigo, essa fica para amanhã, estou morta de sono e amanhã tenho 24 horas pela frente ;)
e já não mando mais beijos senão enjoas ;)
abraços:)))
Não é que sejamos naturalmente "bons" ou "maus". Mas os nossos instintos podem ser socializados de diversas formas, e o racismo não tem de ser uma delas.
Beijos. Abraços.
Houve, sem dúvida, evolução nas últimas décadas, em relação ao sonho, e não compreendo como é que 34% dos negros inquiridos não vê isso! Mas há muito, muito caminho a percorrer, por isso o sonho do Dr. Martin Luther King Jr. está longe de ser cumprido. São precisos outros como ele, com ideais, tenacidade e coragem para enfrentar os Hoovers deste mundo.
Beijos.
olá!! bem vinda à minha casinha :)))
ensino pois ;)
beijocas :)))